segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O que vejo de minha janela - Turma C21

     Os textos a seguir são descrições que tematizam a paisagem que seus autores enxergam de uma das janelas de suas casas. Em suas produções os alunos aliaram a descrição da paisagem a uma reflexão sobre o que veem todos os dias do lugar onde moram.
     A leitura da crônica "A arte de ser feliz", de Cecília Meireles, foi o que inspirou a produção dos textos sobre a paisagem de cada um.



Minha janela

Foto de Franciele Moura
            Da minha janela, vejo muitas coisas, mas a coisa que mais gosto de ver é o Presídio Central de Porto Alegre, porque quando olho pra ele percebo que talvez tenham pessoas morrendo lá e eu ali sentada no sofá, olhando para aquele lugar. Será que eles sabem que eu posso não morar lá e me importar com esses “presidiários” como dizem que já fizeram muitas besteiras na vida?
            Mas vou falar de outro lugar que eu gosto e vejo da minha janela; O Carrefour, um grande supermercado que tem de tudo para comprar, muito bom, amo esse lugar e mais ainda a ala dos doces e ursinhos.
            Eu escolhi esses dois lugares, porque são os lugares que eu vejo da minha janela e se fosse para escolher mais coisas seria difícil, porque, na verdade, eu escolhi esses lugares porque são a realidade e a ilusão. Vou me explicar: O presídio é a pura realidade,            o que acontece mesmo. Já o Carrefour é um mercado cheio de besteiras que usamos no dia a dia para esconder a verdade.

            Autora: Aline Machado – Turma C21




A janela da minha mãe
           

Desenho de Ana Duarte.
            Da janela da minha mãe dá para ver a cidade todinha, é muito lindo de noite a cidade todinha iluminada, dá para ver também o Morro da Cruz o colégio Judite e outras coisas, adoro me sentar na cama da minha mãe de noite e desligar a luz olhando pela janela e ficar escutando música. Às vezes me sento na janela mesmo e fico ali horas às vezes escutando música ou mexendo no Facebook, ou lendo livro, ou falando no celular, ou trocando mensagem, sei lá, o que me der vontade de fazer eu faço.
            Tem dias que não dá para sentar na janela porque ou minha vizinha está em casa ou está chovendo ou minha mãe não deixa, daí é muito chato, só ficar deitada olhando televisão ou brincando com a minha sobrinha. Quando dá para mim sentar na janela eu fico muito feliz. Desligo a luz me sento lá, olho a lua, as estrelas, os prédios e a cidade toda iluminada.

            Autora: Ana Duarte – Turma C21

Minha janela
           
Foto de Franciele Moura
            Da janela da sala, eu vejo os carros, as árvores, a casa do meu primo, as pessoas subindo a lomba, e o carro do meu pai e do meu primo, que ficam na frente de casa. Às vezes a lua está linda, vejo os meninos andando de bicicleta, jogando futebol, taco e vôlei.
            Eu gosto quando a lua está bonita, eu fico horas e horas olhando para ela, tem dias que boto os fones no ouvido, escuto umas músicas e nem vejo a hora passar, só olhando pra rua.

          Autora: Andrielly Batalha - Turma C21  


O que eu vejo da janela do meu quarto

Foto de Carolina Gomes
Eu vejo muitas coisas tipo prédios do centro, árvores e casas, eu fico imaginando o que eles devem estar fazendo nos prédios fico imaginando se eles estão trabalhando ou se estão em casa conversando ou fazendo outras coisas.
Nas casas tento ver o que eles estão fazendo, mas não consigo, então fico imaginando se eles estão em casa e o que eles devem estar fazendo. Gostaria muito de saber o que eles fazem.
Foto de Carolina Gomes
Eu gosto muita da minha vista, acho ela muito bonita. A noite fica mais bonita ainda porque as luzes ficam todas acesas e é muito lindo. Às vezes fico na minha janela só olhando a paisagem. Coisa mais linda.

            Autora: Carolina Gomes – Turma C21
                       






Pôr-do-sol

Foto de Carolina Gomes
Da minha janela eu vejo o Morro da polícia, vejo as árvores, vejo um rio sujo, vejo os carros passando, crianças brincando, logo mais para cima vejo o colégio nitidamente.
           De outra janela vejo prédios, apartamentos, vejo ônibus passando toda hora... Da janela do meu quarto vejo o pátio da casa dos meus primos e tio. Lá pelas 6 horas vejo uma imagem muito bonita, pois o sol está indo embora...


            Autora: Danielly Pereira – Turma C21  


Paisagem de minha janela

Foto de Franciele Moura
            Eu, quando abro minha janela que é muito grande, vejo crianças correndo atrás de bola, vejo vizinhos discutindo. Isso me dá um prazer em ver aquelas crianças felizes. 
            Penso assim porque sei que já fui uma daquelas crianças brincando. Eu vejo aquilo me dá sensação de bobeira.
            Também vejo aqueles vizinhos que estão sempre discutindo por bobagem. Isso me dá outra sensação muito diferente daquela sensação das crianças. Essa sensação de angústia porque tenho vontade de falar: “Parem com isso, vocês estão perdendo tempo com essa bobagem!!!”
             Apesar de tudo isso que acontece na minha vizinhança, gosto demais dela, porque nasci, cresci e vivi nessa linda paisagem. Meu sentimento lá do fundo do coração é de orgulho.                                                                                                     

            Autor: Denys Oliveira -  Turma C21


Foto de Carolina Gomes
Da minha janela vejo todo o Morro da Polícia, vejo o telhado das casas um pouco abaixo da minha janela, os telhados das casas estão sempre cheios de gatos brigando e miando alto.
Ao lado da minha casa tem um vizinho chato que as 7 horas da manhã faz questão de colocar o som o mais alto possível, e o cachorro desse vizinho late a noite inteira, acho que por causa dos gatos do telhado.
            Vejo ruas onde carros passam e crianças brincam. E o resto das coisas que vejo são apenas vizinhos quietos e pacíficos.

         Autor: Eduardo Maciel – Turma C21


Minha janela
                                  
Foto de Franciele Moura
          Quando olho para minha janela, consigo ver: um muro algumas casas, alguns cachorros, roupas estendidas nos varais e algumas antenas de TV a cabo. Na maior parte do dia só vejo esta paisagem. De vez em quando, quando estou deitada na cama, escuto barulho de algumas crianças gritando, outras rindo e até algumas chorando.
          Quando o fim da tarde está chegando é possível ver, em alguns dias e em determinados momentos, o sol se pondo. É uma visão até que bem bonita para se ficar admirando. À noite, quando a lua está na fase cheia, o céu fica encantador, todo iluminado pela luz da lua e das estrelas que a cercam.
    Todas essas paisagens eu vejo quase que diariamente. São paisagens que em determinados momentos gosto de ficar olhando porque com elas, às vezes, consigo pensar em coisas que aconteceram durante o meu dia.

            Autora: Ester Ceresa – Turma C21


O que eu vejo

Foto de Franciele Moura
            Eu escolhi a janela do meu quarto porque tem uma vista muito linda do morro, das antenas, das casas e estabelecimentos. Eu fico olhando na janela e vejo um salão de festas e quando tem festa lá no salão, eu fico olhando e imaginando o que eles estão fazendo.                                  
            Quando chega a noite e as luzes das casas ficam acesas é muito lindo e eu fico, imaginando o que as pessoas estão fazendo quando elas caminham na rua, eu queria saber pra onde elas estão indo. Quando o sol se põe, dá pra ver uma vista maravilhosa: o céu ficando meio laranja, o sol se indo e as antenas com as luzinhas piscando nossa! É muito lindo de ver.            
Foto de Franciele Moura
            Às vezes o céu fica meio rosa com laranja e eu imagino como deve ser lindo estar lá nas antenas num encontro olhando o pôr-do-sol, deve ser lindo. Eu adoro a vista da minha janela, é muito linda e dá pra usar a minha imaginação do jeito que eu quis.

         Autora: Franciele Moura – Turma C21






A minha janela

Foto de Franciele Moura
Na minha janela eu enxergo a casa dos meus vizinhos, um pedaço da rua Luis Moschetti e o Morro da Cruz. A única coisa que eu não gosto é quando tem algum vizinho xeretando a minha vida.
Também tem a vista do pôr-do-sol de tardezinha que eu vejo da minha área, que eu acho muito lindo. E o arco-íris que tem quando tem chuva, que eu acho maravilhoso. E quando está chovendo a água fica escorrendo pelo chão e isso é muito legal.
Eu também vejo os meus bichos na área, de tarde, no fim de semana tomando sol e a minha cadela que fica na cadeira o dia todo, mas o mais lindo que eu acho que aparece no céu é quando fica todo azul sem nenhuma nuvem com um pouco de cor-de-rosa lá longe. Eu acho muito lindo.                       
                                                                            
            Autora: Gabriela Moura – Turma C21


Minha janela
            
Foto de Carolina Gomes
          Da minha janela eu vejo a frente da minha casa, de noite quando eu entro eu fico olhando as gurias e os guri que descem pra ir pro baile, é e meio ruim por que de manhã eu quando eu estou dormindo dá muito barulho.
E também dá pra enxergar o Morro da Embratel onde os meus amigos fazem trilhas de motocross no meio do mato.
E se eu olhar na outra janela do meu quarto, eu enxergo a casa e o pátio do meu irmão.

       Autora: Juliana Leal - Turma C21


Da minha janela

Foto de Franciele Moura
Da minha janela tenho uma ampla visão do morro. É muito lindo ver as árvores e aquelas enormes pedras. Antigamente o nome desse morro era Morro do Turista e agora é chamado de Morro da Polícia.
            Quando acordo às 6 horas da manhã, tenho o privilégio de presenciar uma bela vista e um lindo nascer do sol. As pessoas que lá vivem são educadas, e é por isso que quase todos se dão bem uns com os outros.
            Da minha janela vejo crianças brincando, vizinhos tomando chimarrão cedo da manhã, às vezes algumas discordâncias de vizinho, mas nada que não se resolva depois.
            Da minha janela ouço funk no rádio dos vizinhos. Gosto de funk porque é legal e tem uma batida rítmica muito intensa também. Eu me sinto feliz pelo fato de ter uma janela que me proporciona toda essa visão de onde moro.

Autor: Luan Alexsander – Turma C21


Foto de Carolina Gomes
          Da minha janela vejo a Rua da Represa feia e esburacada. Quando chove se transforma em barro puro, quando tem sol pura poeira. Isso irrita a maior parte dos moradores.
            Pelo que me contam nem sempre foi assim antes essa rua era só mato e lama com poucos moradores. Com o passar dos anos muitas coisas mudaram entre elas a proposta de asfaltar a rua mas nada foi feito.
            Ao ver esse lugar me sinto triste porque essa rua poderia ser bem melhor ela é um caso de descaso e abandono.

            Autor: Lucas Rafael Souza Brasil da Silva – Turma C21


Minha janela

Foto de Franciele Moura
         Da minha janela dá só pra ver uma parede de tijolos e um pedaço da casa do vizinho. Eu tinha vontade de ter uma visão melhor, até porque acordar todos os dias e olhar pela janela e ver e ver uma parede é chato. Se tivesse uma visão melhor como ver o céu bem azulada, as nuvens branquinhas como se fossem uns algodões e vindo aquele ventinho maravilhoso iria ser melhor e mais agradável.
         Para tomar um ar ou fazer outras coisas tem que ir para a rua, porque ali da minha janela não dá pra fazer nada, nem olhar as crianças brincando na vizinhança.
         Queria que fosse uma janela de frente para vizinhança, que desse para ver tudo que eu queria, queria ver o céu, as crianças, tomar um ar e olhar para as nuvens.          
                          
         Autor: Sérgio Leandro Silva – Turma C21


A minha visão pela minha janela!
           
Foto de Franciele Moura
          Da minha casa eu vejo pela janela, os carros passando, um riacho, bastante plantações, as casas dos meus vizinhos, cachorros abandonado e vizinhos xeretando a minha casa. E da casa da minha mãe eu vejo coisas diferentes tipo dá para ver o Morro da Cruz, e tem um galinheiro e várias coisas.
            Quando eu vejo pela janela da cozinha eu vejo a casa do meu vizinho, e ele é nojento mas a filha dele é lindinha. Quando eu vou na janela da sala eu vejo o trailer do meu pai.
            Eu prefiro no apartamento da praia, porque dá para ver o mar, uma pracinha e várias árvores, lá tem gente andando de skate. E minha prima e eu sempre olhamos pela janela, o centro que tem lá é bem pequeno, lá no prédio tem bastante cachorro e a gente vê eles correndo. Lá embaixo, tem bastante grama e muitos carro, pessoas fazendo corrida e fazendo exercícios. Na beira do mar tem tudo isso a gente vê da janela do prédio!!

            Autora: Thalia Lopes – Turma C21


Minha janela

Desenho de Thayná Passos e Pamella.
       Eu vejo da minha janela uma árvore linda, que mesmo no inverno ou verão está sempre linda. Atrás da árvore fica um céu lindo e muito azul. Na primavera ela enche de flores bem rosinhas.
     Essa paisagem me traz muita tranquilidade e muita paz, eu fico com o olhar brilhando só de ver essa árvore balançar com o ventinho que corre por lá nos fins de tarde.
            Mas agora meu vizinho construiu um telhado em cima da laje da casa dele e não dá mais para ver a árvore que eu gostava tanto. Estou com muito nojo por ele ter feito isso. Mas quem sabe um dia eu veja essa árvore perfeita como antes, sem esse maldito telhado para atrapalhar.
           
            Autora: Thayná Passos – Turma C21


Minha janela


Desenho de Thayná Feijó.
            Da minha janela eu enxergo a melhor vista do mundo eu enxergo o morro das antenas também enxergo muitas casas lindas, o mais legal e que enxergo o centro
            Quando falta luz fica tudo escuro e só as antenas ficam piscando, é muito lindo.
Da minha janela agora tá tudo diferente, porque meu pai plantou um pé de pitangueira, então todo dia de manhã eu acordo e abro a janela de manhã e a primeira coisa que eu enxergo é um monte de bolinhas vermelhas eu acho isto muito lindo.

            Autora: Thayná Pires Feijó – Turma C21


As janelas da minha casa

Foto de Franciele Moura
            Na janela do meu quarto eu vejo a paredes da casa da minha tia. No meu quarto pega ar e luz do sol, mas é bem fraca. Eu não gosto dessa parede, pois ela tira todo o brilho do sol. Se eu for para a janela da sala, eu posso ver a rua, as calçadas, os carros, as pessoas e as casas subindo o morro. Se eu for para a janela da cozinha eu posso ver mais casas, mais árvores e mais a frente posso ver o centro.
            Fico imaginando o que acontece dentro dos prédios, como as pessoas estão trabalhando, etc. Eu gosto dessa janela (da cozinha), porque ela é grande e dá para ver bastante coisas. Caminhando mais a frente, eu vou para o quarto dos meus pais, vejo a mesma coisa que da janela da cozinha, mas nessa janela dá para ter um pouco de luz do sol, já na janela da cozinha sol é o que não falta.
            Voltando para o meu quarto, eu só queria que a minha casa não tivesse o segundo andar.

             Autor: Thiago Veiga – Turma C21       
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário