sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Adote um escritor 2013 - Rogério Andrade Barbosa


Lendo e aprendendo com o livro "O tesouro de Olinda".


        Entre 14 de outubro e e 8 de novembro a turma C21 dedicou-se à leitura do livro "O tesouro de Olinda", de Rogério Andrade Barbosa, o escritor com o qual a nossa escola foi contemplada pelo Projeto Adote um Escritor 2013.
        A partir da leitura e discussão do livro lido foi proposto à turma a produção de pequenas produções escritas que tratavam das seguintes temáticas: "O que aprendi sobre a cidade de Olinda e sobre a História do Brasil lendo este livro" e "Duas passagens do livro que eu gostei muito".
       Além da produção dos textos, os alunos fizeram desenhos dos ícones de abertura dos capítulos do livro para usá-los na confecção do painel contendo a produção da turma.

       Conheça os textos e desenhos que compuseram este painel e fotos que registraram o dia da visita de Rogério Andrade Barbosa à nossa escola.
                                                                                                                                                    
    

     Aprendi lendo o Tesouro de Olinda que, em 1630, os holandeses desembarcaram no litoral de Pernambuco com uma expedição Militar.

      
   Autor: Pedro Assmann – C21








      
     Eu vi que o carnaval é muito legal e que são muitos os blocos de carnaval.
     Há também os casarões decorados com azulejo, os bonecos (os mamulengos) que fazem parte do carnaval, os foliões que se fantasiam de várias coisas, tipo ursos, bois, palhaços e arlequins.

       Os foliões são pessoas que têm muita energia para pular, saltar, dançar, etc. Vi também  que os carnavais lá são muito bonitos e legais, com blocos lindos e coloridos.



       Autora: Ana Ester Duarte – C21






       Aprendi que o carnaval de Olinda é mais duradouro do que o nosso e mais divertido.

        Autora: Andrielly Batalha – C21


      Descobri que o carnaval de Olinda é muito bem aproveitado, pessoas do mundo todo vão para lá, pois a folia é garantida. Cidade onde há muito mistério pelo fato de ser um lugar de prédios antigos.


       Autora: Danielly Pereira – C21
 

     


    

     Aprendi que o Brasil é um país cheio de cultura. Aprendi com o livro que o carnaval de Olinda com os mamulengos e os blocos de carnaval são muito cheios de cultura e felicidade.



       Autor: Eduardo Maciel – C21










          Olinda: Aprendi que Olinda é uma cidade colonial que  tem  o primeiro museu brasileiro de mamulengos
      

       História do Brasil: Aprendi que em 1630 uma expedição militar holandesa desembarcou no litoral pernambucano.



       Autor: Ester Ceresa – C21







      Eu aprendi muitas coisas que eu nem sabia sobre Olinda, como, por exemplo, os pontos turísticos, costumes e a cultura do lugar. Lá é um lugar maravilhoso. No carnaval é melhor ainda, tem o Bloco do Bacalhau do Batata, que é muito famoso e despertou uma curiosidade em mim. Eu quero, quando crescer, visitar Olinda.


       Autora: Franciele Dutra – C21








          Eu aprendi que em Olinda têm pessoas que manipulam os turistas para conseguirem o que querem, que tem blocos de carnaval e também vários turistas turistas que vêm para o  carnaval pra conhecerem a nossa   cultura.                                               
                   Autora: Gabriela Moura – C21


Aprendi que na quarta-feira de cinzas o povo de Olinda participa do Bloco do Bacalhau do Batata e muitas coisas mais. O Bloco do Bacalhau do Batata é um feriado para os empregados que trabalham durante o carnaval poderem aproveitar a folia.
 

       Autor: João Pedro Borges – C21




      





       Eu aprendi que o carnaval de Olinda é muito bom e vão pessoas de vários lugares que admiram muito o carnaval e aproveitam muito a festa.



       Autora: Juliana Leal– C21



       Eu aprendi que Olinda tem muita cultura, um lugar de muitas festas, o carnaval para os moradores de Olinda é muito importante, é um lugar de muitos prédios antigos, então é um lugar cheio de mistérios.



       Autora: Kassiana  Rocha– C21



       
 É importante pesquisar a história cultural do lugar onde vivemos e aprender a investigar sobre o passado do lugar e das pessoas que nesse lugar viviam.



       Autor: Luan Alexsander Sousa – C21



      

       Eu aprendi que o carnaval faz parte do Brasil e é comemorado de várias formas. Aprendi também que o Brasil é um país cheio de cultura e diversidade.



       Autor: Lucas da Silva – C21





       Muitas coisas aprendi: como é o carnaval de Olinda e que nos albergues pode ficar qualquer tipo de pessoa, de qualquer idade ou de qualquer país, sem precisar pagar muito.



       Autora: Aline Machado -  C21





       Aprendi sobre a invasão dos holandeses em Olinda.



       Autora: Thayná Passos - C21





       Eu aprendi sobre o jeito do carnaval de Olinda e também a história da invasão holandesa nessa cidade. Eu aprendi no livro sobre como os cidadãos se vestem no carnaval, sobre o ''Galo da Madrugada'', um dos melhores blocos de carnaval do mundo, e também sobre os bonecos mamulengos.



       Autor: Thiago Veiga - C21







       Eu entendi que Olinda é a cidade do frevo e que tem um museu para os bonecos chamados mamulengos.
       Sobre o Brasil é  que o nosso país foi invadido pelos holandeses em 1630. O alvo principal era a valiosa indústria açucareira, além do pau-brasil, algodão, etc.



       Autora: Yasmin Schimitz - C21

             






        A seguir os textos que tratam da opinião dos alunos sobre as passagens do livro que mais gostaram:


     Eu gostei da parte que ele conheceu Briggite e depois conheceu o senhor holandês, porque depois que eles entraram na história ficou mais engraçado, tinha mais mistérios. Esses personagens que entraram foi o que alegrou a história, na minha opinião.



         Autora: Aline Machado - Turma C21













       Eu gostei do Parágrafo 8 da página 36.



     “Não deu certo. Quando dei por mim o táxi das punks já tinha saído, quando o ônibus parou o seu Hendrick Vermeer caiu para o lado. Quando olhei tentei ver se ele ainda tinha chance de viver de novo, mas não, ele estava morto”.



    Eu gostei dessa parte porque foi quando o velhinho morreu e também porque foi a que mais me deixou triste.



    Gostei também do parágrafo 3 da página 43.



“Fui ver o que era de tão curioso que eu estava. Destampei o tubinho e vi um rolo de papel. Então tirei ele de dentro do tubinho num plástico (...)



       Eu gostei porque foi quando ele achou o mapa que o velhinho deixou antes de falecer.



      Autora: Ana Ester Duarte – Turma C21





     A história é um rolo em que Thiago foi passar o carnaval em Olinda e indo pra lá conhece um velho que sabe sobre um tesouro em Olinda e o velho é morto no ônibus de viagem.

Chegando em Olinda, ele conhece uma menina e vão atrás do tesouro os dois juntos. Ainda no ônibus ele tinha conhecido umas punks que, no caso, eram homens disfarçados de mulheres indo atrás do tal tesouro.

     Achei interessante, pois aparecem cada vez mais coisas novas e vai dando cada vez mais vontade de ler. É bem legal, porque a gente vai conhecendo a história da cidade.



      Autora: Andrielly Batalha - Turma C 21









    Gostei muito da parte em que eles se perderam no túnel, pois deu um ar de filme de terror, de susto. Gostei da parte que fala sobre o carnaval, uma loucura, gente de tudo quanto é canto do mundo, movimento intenso. Grande folia e confusão.


    Autora: Danielly Pereira - Turma C21






        Gostei da parte em que elas acham a passagem secreta na igreja porque achei surpreendente.

Também gostei da parte em que os travestis roubam e matam o velho. Achei interessante porque o velho já sabia que eles fariam isso.


       Autor: Eduardo Maciel – Turma C21







    Um carioca chamado Thiago ganhou dos seus pais uma viagem por ter passado no vestibular, para Olinda, no estado de Pernambuco. No ônibus, ele conheceu um senhor holandês que no decorrer da viagem foi assassinado. As duas principais suspeitas do assassinato e do roubo da pasta do senhor holandês são duas punks que também estavam no ônibus.

Depois que descobriram que o senhor holandês estava morto foram todos á delegacia prestar depoimento. Depois de ter prestado depoimento na delegacia, Thiago pegou o ônibus para Olinda e foi curtir a noite de carnaval. Na manhã seguinte,         Thiago descobriu um mapa do tesouro no meio das suas coisas. Também na mesma manhã Thiago conheceu uma alemã chamada Briggite. Juntos e com a ajuda do mapa os dois irão procurar encontrar o baú.

        Na minha opinião o livro “O Tesouro de Olinda” é um livro bastante interessante. Nele encontramos realidade misturada com ficção e um pouco da cultura nordestina, tudo misturado em um livro só. Então, numa visão geral do livro, gostei bastante.


        Autora: Ester Ceresa - Turma C21


       O primeiro capítulo que eu gostei foi o “Bom Demais” porque aparece o Bloco do Bacalhau do Batata e o Thiago e a Briggite foram curtir o carnaval. Gostei também do “A fuga no Subterrâneo”, quando eles encontram os bandidos, dá mais adrenalina, fica mais emocionante a história. E quando eles ouvem um barulho e desaba a construção, que era muito antiga, e mata um dos bandidos punks, eles ficam trancados e eu acho que são muito boas essas duas passagens do livro. Essas foram as partes que eu mais me interessei. 



          Autora: Franciele Dutra - Turma C21





     Gostei da hora em que o grandão entrou no buraco estreito e morreu. Ele era muito pesado, por isso devem ter cedido as madeiras em cima dele. Eu gostei dessa parte porque ele quis dar uma de bonzão e morreu.

    Gostei da parte que eles acham a passagem secreta embaixo da igreja e continuaram sua caça ao tesouro. Eu gostei dessa parte porque essas histórias são as que mais me chamam a atenção.



      Autor: João Pedro dos Santos Borges – Turma C21





      A história que o livro “Tesouro de Olinda” conta sobre um aluno que passou no vestibular, o Thiago, que mora no Rio de Janeiro, e que ganha uma viagem para Olinda. Durante a viagem ele conhece um senhor chamado Hendrick Vermeer, que é assassinado e roubado. E as suspeitas de Thiago são as duas punks estranhas.

     Quando chegou à Olinda, o carioca descobriu que Hendrick Vermeer carregava escondido em sua mala um mapa do tesouro. Em Olinda ele conhece uma linda alemã que se chama Briggite. Thiago se encantou por ela. Briggite e Thiago seguiram em uma grande aventura atrás de uma grande fortuna escondida desde a invasão holandesa.

     Achei o livro muito legal, gostei mesmo, tem muitos mistérios, o jeito que os nordestinos falam é diferente, é engraçado e legal. O livro mostra que Olinda é uma cidade linda, com moradores alegres, com o carnaval e tal.



     Autora: Kassiana Rocha - Turma C21







      As duas passagens que mais gostei foram “Rumo à Olinda” e “Caça ao Tesouro”.

    “Rumo à Olinda”: Gostei porque é quando o personagem está viajando para Olinda. Ele não fazia ideia do que o esperava e das aventuras que ele iria viver.

   “Caça ao Tesouro”: Eu gostei mais deste capítulo porque é interessante ver o quanto algumas partes daqueles prédios históricos estava bem conservadas e como ele descobria coisas novas a cada parte daquela antiga igreja que ia percorrendo.



      Autor: Luan Sousa – Turma C21






       Eu gosto da parte que ele é enganado pelos punks porque achei engraçado e também gostei da parte que reaperecem as tais punks sem maquiagem, pois na realidade eram homens. Gostei porque achei legal que as suspeitas de Thiago se confirmaram.



Autor: Lucas Souza Brasil da Silva – Turma C21














      Gostei do capítulo “Bom de Mais” porque é ali que os dois começam a curtir mais o feriadão de carnaval. E gostei da parte que eles estão indo para a festa depois do almoço, estavam vendo o desfile do Bloco do Bacalhau do Batata.


       
Autor: Pedro Assmann - Turma C21











       Eu gostei da parte em que ele sonha que ele e Briggite eram perseguidos. Eu gostei porque no final do sonho um velho de barba branca agarrou-o pelo pescoço para pedir uma missa para sua alma.

     Gostei também da parte em que Thiago contou a história do velhinho para Briggite. Eu gostei porque apesar de ele mal conhecer a moça confiou nela o bastante a ponto de contar o que havia ocorrido.



       Autora: Thayná Passos - Turma C21








 
        A parte que mais gostei foi a morte na estrada que eu achei bem interessante, mas fiquei bastante curiosa para saber quem eram os punks que mataramo Hendrick Vermeer. Nossa! Foi a melhor página, a que eu mais gostei porque teve bastante ação e tudo mais. Bem legal este livro, adorei.



           Autora: Thainá Feijó – Turma C21









       Thiago ganhou de seus pais uma passagem de ônibus até Olinda, onde ele encontra Hendrick Vermeer, um holandês que foi morto por duas punks que roubaram a maleta dele que tinha um mapa para encontrar um tesouro perdido em 1630. Depois dessa experiência com o holandês, Thiago encontra Briggite, uma alemã que ajuda ele a achar o tesouro que o holandês tinha num mapa. Eu gostei desse livro porque há ação, aventura e mistério e eu gosto desse tipo de livro.



      Autor: Thiago Veiga - Turma C21










        O livro “O Tesouro de Olinda” fala sobre um garoto de 18 anos que passou no vestibular e de presente seus país dão para ele uma passagem para passar o carnaval em Olinda. A caminho de Olinda, ele conhece um senhor holandês, que no decorrer da viagem é assassinado. Todos suspeitam das duas punks que também estavam no ônibus.

      Ao chegar ao albergue, ele descobre que o senhor guardou em sua mochila um mapa do tesouro, porém estava em holandês. Nesse mesmo dia ela conhece uma alemã que se chamava Briggite que o ajuda a decifrar o mapa.

      Achei o livro “O Tesouro De Olinda” muito interessante, adorei, pois tem muito romance e ficção misturado com realidade. Com esse livro consigo conhecer mais a história do Brasil. O livro conta as melhores coisas de Olinda.



    Autora: Yasmin Schmitz – Turma C21 

Nenhum comentário:

Postar um comentário