segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Produzindo um guia turístico do lugar onde vivemos

     Uma das atividades que as turmas de Cês 20 estão desenvolvendo durante o terceiro trimestre é a produção de um guia turístico da região onde a escola está localizada. As primeiras atividades  direcionadas para a realização deste trabalho pelas turmas C21, C22, C23 e C24 e pelo grupo de professores  foram: palestra com a web design Clara Ungaretti sobre como produzir um guia turístico, painel organizado por  professores e professoras das turmas sobre o papel dos guias turísticos nas suas viagens e palestra com o Deputado José Oliboni sobre a Procissão do Morro da Cruz.  Conheça a seguir o registro de alguns momentos dessas atividades.


                                                             A palestra com Clara Ungaretti
                                         
           A palestra da Clara, filha da professora Imara, nos ajudou muito para fazermos nosso guia turístico. Ela explicou muitas coisas e disse que é muito difícil fazer um guia.
     Ela deu muitos exemplos, como criar um mapa, usar ícones sobre os lugares no mapa, informar onde ficam as principais atrações, restaurantes e outros pontos daqui. Ela mostrou vídeos de lugares que ela conheceu, como a Itália, a Alemanha e França. Lá tinham carnavais bem legais.

              Andrew Garcia e Wellington Araújo - Turma C23



          Eu aprendi muito na palestra da Clara sobre o que tinha que ter em um guia turístico: a escala das ruas dos bairros e os desenhos obrigatórios de um guia.

                           Iago Ramos - Turma C23

        

         Eu achei muito interessante a palestra da Clara porque ela nos ajudou muito para começar o guia turístico. Gostei muito da paciência dela e da preocupação para que nós aprendêssemos algo interessante.
    Adorei os pequenos vídeos que ela nos mostrou, principalmente daquela japonesa que apareceu em todos os vídeos bem alegre. 

                            Yasmin  Piassini - Turma C23

            Esta palestra sobre o guia turístico foi muito formativa e interessante porque a filha da professora Imara, a Clara Ungaretti, explicou sobre quis informações se poderia colocar em um guia: lugares interessantes, restaurantes, hotéis e paradas de ônibus.
      Foi muito interessante porque ela mostrou vídeos dela com sua mãe em lugares importantes e famosos que elas visitaram: New York, onde conheceu Nicholas Cage e o famoso ator e músico de jazz, Woody Allen, Alemanha, França, etc.

                         Nicolas Pinheiro e Christian Souza - Turma C23



       Os professores falam sobre o papel do guia turístico em  suas viagens


         No dia 16 de outubro,  os professores Benjamin (História), Débora (História), Imara Ungaretti (Artes), Renato Vieira (Educação Física) e Rosane Salomoni (Português) apresentaram um painel sobre o papel do guia turístico em suas viagens.


         O professor Benjamin falou sobre suas viagens  de caráter profissional pelo interior do Rio Grande do Sul e sobre sua participação na construção do primeiro mapa de nosso bairro, em 1984, quando trabalhava para o IBGE.
         

      



       A professora Débora falou sobre a utilidade do uso do guia durante uma viagem: ele traz informações importantes sobre a geografia, a história e a cultura do lugar que estamos conhecendo. Sua fala foi norteada pelas seguintes perguntas: Por que viajamos? e Para onde viajamos?
       Além de organizar esta conversa sobre suas viagens, a professora Débora também escreveu um texto sobre o tema para mostrar aos alunos que, assim como eles, também encara o desafio de escrever para ser lida.







Professor gosta de viajar
Professor gosta de viajar. Não deve ser uma verdade sem exceções, mas é difícil conhecer professor que não goste e que não viaje sempre que pode. Por que será? Talvez seja porque professor lê muito, e conhece muitos lugares com essas leituras. Logo, não é de se espantar que queira conhecê-los pessoalmente. Lemos sobre a história, a geografia, a língua, a cultura, os números, a arte, o esporte, a flora e a fauna. Toda essa leitura já nos deixa mais próximos do lugar que queremos ir, mesmo que ainda nem saibamos que para lá queremos ir. Nossa viagem, na verdade, começa aí. E, mesmo que às vezes não possamos ir até o lugar sobre onde lemos, já temos um pedacinho dele na nossa vida.
Para um professor, cada assunto leva a algum lugar e podemos fazer um roteiro turístico a cada nova aula. Das de História, por exemplo. Comecemos com o início da história da humanidade, na África, com seus desertos, sua savana, e seus animais de várias espécies. Passemos para o Egito, com o incansável rio Nilo, suas pirâmides e múmias. Vamos para a Grécia, onde falamos sobre o início da filosofia visitando o Partenon e os lugares das antigas Olimpíadas. Chegamos em Roma, onde vemos o Coliseu, o Panteon e o Vaticano. Já na Idade Média, podemos passar pela França com seus muitos castelos e igrejas do período. Na Idade Moderna visitamos Portugal para conhecer um pouco da vida dos reis que mandaram no Brasil. E poderíamos ir muito adiante, passando pela Espanha, China, Japão, Rússia, Alemanha...
Eu, professora, adoro viajar. E viajo sempre que posso. Conheço bastante, se comparado com o que conhecem a maioria das pessoas. Mas, muito pouco, se lembrarmos do tamanho do nosso planeta e da quantidade de lugares que existem por esse mundo afora.
Viajar é bom. Através dos livros e pessoalmente. O ideal é que um complemente o outro. O importante, mesmo, é viajar.

Débora Dinnebier

Professora Débora em Cancún, no México.


                 
     A professora Rosane contou sobre sua visita a castelos da Alemanha e a sua participação na meia maratona de Lisboa, atividades que foram possíveis graças ao uso do guia turístico.
  



Professora Rosane visitando castelos alemães.

     A professora Imara disse que usa o guia para facilitar a busca de informações sobre os lugares que quer visitar e assim aproveitar melhor o seu tempo de viagem. Em sua fala, contou sobre suas viagens à Europa e aos Estados Unidos.



      O professor Renato disse que não gosta de usar guia. Prefere viajar sem ser pautado por uma programação prévia. Gosta do elemento surpresa. Em sua exposição, falou sobre suas viagens à Amazônia, à Espanha e à França.

                                                       










                 
                  Os alunos escrevem sobre a fala dos professores














  Viagens

      Eu acho que aprendi bastante com a palestra dos professores sobre as viagens e sobre o que cada um gostava ou não de usar em suas viagens.
     Aprendi também que os mapas são muito importantes para uma viagem, mas para viajar antes você tem que se conhecer.

       Matheus Dias - Turma C22


     Eu achei muito importante a palestra que os professores fizeram sobre o uso do guia turístico porque a gente vai levar isso para a vida toda, porque é óbvio que a gente vai viajar para algum lugar e vamos precisar de um guia.
     Na minha opinião, cada professor fez uma palestra legal, mas eu gostei especialmente de uma palestra, que foi a da professora Débora. Eu gostei muito da palestra dela porque  ela só teve oito minutos e falou tudo. Eu também gostei da palestra dela porque ela viaja para explorar os lugares e não só para conhecer. É claro que ela vai também para conhecer, mas vai mais para explorar. Eu gostei em particular da foto que ela tirou com um golfinho. 

      Patrick  dos Santos - Turma C22


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