quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O que vejo de minha janela - C23

    Os textos a seguir são descrições que tematizam a paisagem que seus autores enxergam de uma das janelas de suas casas. Em suas produções os alunos aliaram a descrição da paisagem a uma reflexão sobre o que veem todos os dias do lugar onde moram. 
    A leitura da crônica "A arte de ser feliz", de Cecília Meireles, foi o que inspirou a produção dos textos sobre a paisagem de cada um.

Reflexão sobre a paisagem

           Ao olhar pela janela da minha casa vejo muitas coisas, mas o que me chamou a minha atenção foram as casas, carros, iluminação, pessoas e o morro.
          Achei a vista bonita, pela janela posso ver árvores, mas legal mesmo é ver o sol quase desaparecendo de leve, suavemente. Pela noite a iluminação é bem importante e bonita. Posso ver estrelas, o céu o que é bem escuro, quando tem nuvens à noite é lindo! Eu acho que todos lugares, bairros e tal tem um lado bonito de ser, algo importante, bacana e divertido.
          Também acho que se cada pessoa se ajudasse iria ser bem melhor. Tornaria o lugar amigável e até um pouco calmo. Quando olho pela a minha janela penso na vida e na perfeição das coisas. Quando eu não tenho nada para fazer eu fico refletindo sobre a paisagem. Existem também pontos negativos, mas não quero falar sobre esses pontos negativos.      

               Autora: Alexya Sant' Anna - Turma C23


Minha janela

Desenho de Andrew Garcia.
         Um dia fui prestar atenção na vista da janela de minha casa e percebi como o morro tem uma bela vista, de dia e de noite. Eu me sinto bem feliz, bem alegre de ter uma bela vista em minha janela.
         No início do dia, quando o sol nasce, é tudo muito bonito. Da minha janela eu enxergo o morro. O morro de dia é muito bonito, aquelas casas, aquelas árvores verdinhas. De noite a vista também é muito legal, as luzes todas acesas, muito legal e bonito.
      Da minha janela também vejo os carros e as pessoas que passam, passam pessoas de vários tipos, alguns gritando, alguns brigando, alguns escutando música e é legal cuidar o movimento que dá para ver da janela.

            Autor: Andrew dos Santos Garcia – Turma C23


O que eu vejo da minha janela

Desenho de Andrey Ribeiro.
            Da minha janela eu vejo muitas coisas. Em dias quentes vejo pessoas correndo para a sombra e nos dias frios vejo pessoas correndo para o sol. Quando está chovendo vejo pessoas com guarda-chuva. Mas o que eu gosto de ver é as crianças brincando, cachorros correndo e pessoas sorrindo.
            Nesse texto eu só falei coisas boas, mas eu também vejo coisas ruins na minha rua.

         Autor: Andrey Baraci Ribeiro – Turma C23


O que vejo da minha janela

            Da janela da minha sala posso ver durante o dia as crianças correndo, gritando, jogando futebol e brincando, todas alegres. Tem também um bazar e uma minimercado na rua onde eu moro.
            O que eu mais gosto é acordar de manhã, abrir a janela e ver o nascer do sol em um dia lindo e nos dias de chuva é legal ver as árvores molhadas e os vidros das janelas com gotas de água, sem contar aquele cheirinho de terra molhada.
            Eu consigo ver também uma parte do morro cheio de casas e de carros passando nas ruas. Já durante a noite o morro é mais calmo e é legal ver todas aquelas janelas com as luzes acesas parecendo uma multidão de vaga-lumes. É muito lindo quando a lua está cheia, ela fica grande e iluminada. É como se fosse uma luminária natural. Também é muito legal ver os pássaros voando num lindo céu azul.
         Muitas vezes os passarinhos pousam na roseira que tem no meu pátio e ficam cantando. Essas são as melhores coisas que eu vejo da minha janela.

            Autora: Ayane Maldonado – Turma C23
                                      

Minha Janela

Desenho de Christian Silva.
            O que vejo na minha janela? Vejo desgraças através de uma janela, pessoas brigando, discutindo e se matando, mas também existem pessoas boas que ajudam uns aos outros. Também vejo crianças sorrindo, brincando, correndo e jogando.
            E o vejo que eu através da porta? Vejo árvores, plantas, animais e minha família, Veja animais se perdendo, plantas morrendo e uma família bem estruturada, unida, sem brigas, todos se ajudando se divertindo.
            Pela minha janela eu também vejo que eu tenho grandes amigos que estão quase sempre do meu lado, mas às vezes discutimos e ficamos sem falar por um dia, mas eu não tenho mágoa de ninguém.

            Autor: Christian Welington da Silva Souza – Turma C23


O que vejo ao olhar pela janela

Desenho de Giovana Cunha.
            Quando eu olho pela janela da minha casa, eu vejo uma paisagem um pouco natural, porque eu moro no morro e para subir para a minha casa eu tenho que subir umas escadas, e em volta das escadas tem umas árvores. Se olhar você vê muito mato, mas se reparar bem, tem vários pontos positivos, tem umas árvores que dão frutas,  tem limão, maracujá, amora, pitanga, etc.
            Infelizmente as pessoas não cuidam e não dão valor do que tem ao seu redor. Muitos moradores jogam lixo na rua, eixando aquele espaço verde poluído e feio.
            Ao olhar pela janela de noite, vejo várias casas com as luzes acesas, umas luzes são mais fracas outras mais fortes, deixando aquela paisagem mais nítida. Eu gosto de sentar no sofá e ficar olhando aquela paisagem tão linda de se ver e refletir sobre a vida.
                                                                                 
            Autora: Giovana Silva da Cunha – Turma C23

                                              
O que vejo de minha janela

            Em minha rua existe bem pouca paisagem. A minha rua é meio morta em termos de paisagem e do meu quarto enxergo uns 10% da paisagem da minha rua.
            Eu também enxergo uma lancheria que abre a partir das 19h, tem uma casa em cima da lancheria, umas árvores, umas crianças brincando, umas pessoas caminhando e alguns carros, uma árvore em meu pátio que minha tia plantou.        
            Eu fico triste em ver uma paisagem não muito agradável na minha rua. Eu gostaria de acordar de manhã e ver mais árvores na minha rua.

            Autor: Iago Ramos Klohs - Turma C23


O que vejo da minha janela

Desenho de Felipe Cunha.
            Da minha janela da pra eu ver os morros e as árvores e também a rua e na rua da para min ver os vizinhos indo trabalhar e os carros passando na faixa.
            Eu também posso ver os mercados, os pássaros na rua cantando e também dá pra ver o sol nascendo e também dá para eu ver os cachorros brigando
            Dá para eu ver os galos do meu vizinho brigando, as estrelas, nuvens e a lua, nascendo e áa pra eu ver os vizinhos cantando e dançando, dá para eu ver os garotos jogando bola.
           
         Autor: Ivan Saldanha – Turma C23


O que eu vejo de onde eu moro

            Eu vejo da minha janela a rua onde eu moro, o movimento das pessoas, para  lá e para cá. Por causa do mercado que tem na minha rua, passam todo tipo de pessoas por lá, passam maloqueiros gritando, xingando. Também pessoas com crianças tão malcriadas e mimadas. Passam muitos carros por lá alguns bem bonitos, outros uns cacos velhos, tem também uns doidos que sobem alomba empurrando o carro que já não sobe mais. As crianças que jogam bola todo domingo. Vejo até brigas de marido e mulher,  saem querendo dar tijoladas uns nos outros. Teve uma mulher de trinta anos que saiu querendo bater em três adolescentes que queriam assaltar ela, por coincidência era minha tia.
            Com essas coisas que acontecem no dia a dia, tenho várias reações, mas a maioria das vezes me mato de rir. Também não descontar todas as vezes que fiquei com medo que acontecesse uma tragédia, isso me deixa muito confuso.

            Autor: Jackson Souza - Turma C23


            Quando eu abro a minha janela da sala, eu vejo a casa da minha vizinha, enxergo um monte de árvores, porque eu moro no meio do mato.
            E com a janela aberta eu vejo os buraquinhos da casa de madeira da minha vizinha e fico me distraindo com aqueles buraquinhos.
            Mas de noite eu enxergo toda as luzes das casas acesas. A paisagem é muito bonita da minha janela.
            No Natal eu enxergo todos os fogos que tocam para cima. Minha casa tem a janela que toda casa queria ter.

            Autor: Juliana Muraro - Turma C23


O que vejo de minha janela

Desenho de Emyllin da Costa.
            Da minha janela vejo árvores, casas e vejo o outro morro da escola vejo outros pontos pequenos, são as luzes das outras casas. É lindo ver o pôr do sol acontecendo.
            Do morro onde moro é bom ver a chuva caindo gota por gota e sentir o cheiro da terra molhada é um silêncio total. Abre o sol e dá pra ouvir as crianças brincando na rua, e dá para ver os carros pequenos passando no morro da escola.

            Autora: Juliana Machado – Turma C23



O que eu vejo da minha janela

            O que eu vejo da minha janela não é uma visão boa e sim ruim. Eu só vejo lixo por que a minha janela do meu quarto é virada pra frente da casa da minha vizinha.
             Quando eu olho para minha janela queria ver tudo limpinho e que tivesse um cheiro bom. Queria ver árvores, pássaros queria ver uma visão boa e limpa.
            Mas agora eu não vejo nada disso, mas quem sabe mais além eu possa ver.

            Autora: Natany Weber -  Turma C23


O que eu vejo da minha janela

            O que eu vejo da minha janela é uma árvore que tapa 60% do que dá para ver da minha janela, mas mesmo assim ela é muito bonita. O barulho que ela faz quando o vento passa por ela é realmente confortante, o jeito que as folhas se movem, isso me deixa realmente feliz.
            Da minha janela eu vejo um poste e em cima do poste eu vejo um ninho de João-de-barro. No ninho eu vejo uma família, o pai indo buscar a comida para alimentar o filhote, a mãe alimentando o filhote, o filhote sendo alimentado. E isso me deixa completamente feliz.

            Autor: Nicolas Pereira Pinheiro – Turma C23






O que vejo da minha janela

            Vejo de minha janela o pátio, a rua os cachorros latindo, as pessoas passando, os vizinhos de manhã indo trabalhar os alunos da manhã indo para aula
            Às vezes vejo algumas pessoas loucas gritando e vejo o mercado.
            O meu sentimento é de muita alegria quando vejo o sol nascendo.          

            Autor: Rafael Nunes Souza - Turma C23


Minha janela

Desenho de Wellington Araújo.
            Da minha janela eu vejo todo o Morro da Cruz, e outras ruas. Além do morro, vejo a reciclagem de lixo, o minimercado que tem na minha rua, passam vários carros e motos  por ela.
            Olho também meus amigos jogando bola e andando de bicicleta.
            Eu, olhando da minha janela, tenho um pouco de desgosto porque vejo meus amigos fumando e traficando.
           
            Autor: Thalles Rosa Oliveira – Turma: C23
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário