sábado, 30 de novembro de 2013

Comentários sobre encontro com Rogério A. Barbosa - Turma C21

     No dia 12 de novembro as turmas B31, B32, B33, C11, C21, C22 e C23 tiveram a oportunidade de conversar com o escritor Rogério Andrade Barbosa na sala de multimeios de nossa escola. O escritor contou para as turmas parte de sua trajetória profissional e tratou sobre a importância da leitura e da escrita na vida de todos nós. O escritor também contou histórias africanas e cantou canções que animaram nosso público leitor. No final do encontro do primeiro bloco tivemos uma tranquila sessão de autógrafos. Conheça os comentários da turma C21 sobre esse dia.


A Visita

      Nós gostamos muito da visita do Rogério Andrade Barbosa, porque ele foi bem claro, bem explicativo para nós e respondeu as perguntas com bastante clareza.
     Ele nos contou uma pequena história dos Três Irmãos que foi muito legal. Entendemos que a inteligência de uma pessoa tem que ser bem utilizada. Ele nos contou que em algumas histórias ele utilizou nomes de amigos ou até mesmo se baseou em fatos que já ocorreram com ele ou com seus amigos.

Autoras: Aline da Silva, Pamela Neto e Thayná Passos - Turma C21



Nossa opinião sobre o autor
           
            A palestra do autor do livro ''O tesouro de Olinda'', Rogério Andrade Barbosa, foi muito interessante. Ele contou sobre como virou escritor, sobre a semelhança que o Brasil tem com a África.  Ele também contou uma história sobre a vela e que aproximadamente há 20 anos atrás ele era professor e largou a profissão para seguir carreira de escritor.
            Ele passou a ser escritor porque na sua infância  ele gostava muito de ler e ficava imaginando as histórias que lia

            Autoras: Ester Ceresa, Kassiana Leite e Yasmin Schimitz -   Turma C21


            Eu gostei muito de ter recebido o Rogério Andrade Barbosa em nossa escola. Ele contou a história dele, falou sobre suas viagens, sobre seus livros e suas inspirações.      Foi divertida e bem interessante a visita dele, pois tirou nossas dúvidas e ele até brincou um pouco com os alunos, ele é uma ótima pessoa e um escritor incrível, eu amei toda a palestra e também me interessei pelos outros livros dele. Eu ainda pretendo conhecer e ler o livro “Em Angola tem? No Brasil também!”.

         Autora: Franciele Moura – Turma C21   


A vinda de Rogério A. Barbosa

Professores conversando sobre leitura com o escritor.
            Nós gostamo porque ele é simpático e divertido, ele faz brincadeiras como se fosse realidade. O que nós mais gostamos na apresentação foi a piada/conto dos três irmãos, que tinham que comprar alguma coisa para encher o quarto do pai. Todos acharam muito bom esse conto.
            Ao todo a palestra foi muito boa, houve alguns alunos que não se interessaram e outros que até gostaram, se interessaram e se divertiram aos poucos. Os livros que ele mostrou, nós não lemos todos, nós só lemos o ''Tesouro de Olinda'' que nós gostamos muito.

            Autores: Gabriela Moura, Thalia Lopes e Thiago Veiga - Turma C21         

                                                          
Rogério A. Barbosa

Turma C11 no encontro com o autor.
            Achamos que a visita do Rogério A. Barbosa foi muito interessante. Achamos legal o fato dele já ter sido professor e saber lidar com os alunos.
            Achamos muito curioso o jeito dele fazer suas histórias com muita pesquisa e também o fato dele ter morado na África e ter feito uma história sobre isso.

            Autores: João Pedro, Lucas Rafael, Eduardo Maciel – Turma C21





Rogério A. Barbosa
           
            Em sua visita à escola Rogério comentou que havia sido professor, contou histórias e nos fez entender que ler faz bem.
            A história da vela é muito interessante e criativa, o menino mais novo foi mais esperto e criativo que seus outros dois irmãos mais velhos.

            Autor: Luan Sousa – Turma C21

         Nós achamos legal a ideia do Rógerio Andrade Barbosa. Ele falou muitas coisas que nem todo professor fala e interagiu com o andamento da turma e trouxe novas ideias. 
       E foi interessante a palestra para os alunos que gostam de ler que têm vontade de escrever. A visita dele foi boa porque mudou o pensamento de alguns alunos sobre a leitura.                                                                                                                                                                      
         Autores: Sérgio Leandro Padilha da Silva Filho, Juliana Leal e Denys Oliveira Macedo - Turma C21

         
A visita do autor

            Gostamos quando ele contou uma história do pai e seus 3 filhos e também gostamos bastante da palestra sobre os livros dele, mas a parte que não gostamos muito foi na parte dos autógrafos, pois ele errou o nome da Thayná e colocou Renata, mas depois ele corrigiu e ficou tudo uma beleza.
            Ele nos contou que era professor mas decidiu virar escritor. Ele contou que viajou para varios países e que nesses países ele observava bastante as coisas para depois criar  os seus livros.


         Autoras: Thayná Pires e Ana Duarte – Turma C21



   Fotos da sessão de autógrafos das turmas:
Autógrafo em nome de Aline Silva - Turma C21


 







Autógrafo dado em nome da aluna Bruna -C11



Stéfany Rodrigues recebendo seu autógrafo.














Autógrafo dado em none de Vitor Hugo - Turma C22







sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Comentários sobre encontro com Rogério A. Barbosa - Turma C23

      No dia 12 de novembro as turmas B31, B32, B33, C11, C21, C22 e C23 tiveram a oportunidade de conversar com o escritor Rogério Andrade Barbosa na sala de multimeios de nossa escola. O escritor contou para as turmas parte de sua trajetória profissional e tratou sobre a importância da leitura e da escrita na vida de todos nós. 
      O escritor também contou histórias africanas e cantou canções que animaram nosso público leitor. No final do encontro do primeiro bloco tivemos uma tranquila sessão de autógrafos. Conheça os comentários da turma C23 sobre esse dia.



 O encontro com o escritor

         Sobre o encontro com o escritor, achei muito bacana a palestra mesmo. A parte que eu mais gostei foi a história que ele contou o jeito que ele narrava. Foi muito bom, parecia um poeta. Na hora todos pararam para ouvir ele. Pensei que a palestra ia ser muito entediada, mas foi ótima.
        A história era um conto da África que falava sobre três filhos e um homem o pai deles, que pediu para os três comprarem uma coisa que enchesse o quarto, pois quem encheu o quarto foi o filho mais novo com a luz da vela.
       Ele também falou sobre os nomes que ele colocava nos livros, também falou dos tipos, estilos que gosta de escolher para o livro.

         Autora: Alexya Sant'Anna – Turma C23

Encontro com Rogério Andrade Barbosa

            O escritor Rogério veio para a nossa escola e nos falou muitas coisas sobre os seus livros e a sua profissão, e ele também contou uma história para os alunos.
            O escritor é bem brincalhão, ele nos falou que não tem nenhum livro que ele gostou mais de fazer, ele gostou de fazer todos os seus livros. Ele se diverte muito escrevendo, demora bastante tempo para escrever um livro.
            Ele nos contou uma história bem legal. Ele gosta de conversar com os alunos e disse que tinha 10.000 anos quando perguntaram sua idade, mas, na verdade, a professora descobriu que ele tem 66 anos. Ele viveu na África por dois anos.

            Autor: Andrew dos Santos Garcia – Turma C23


Encontro com o escritor Rogério Andrade Barbosa

            O encontro do escritor Rogério Andrade Barbosa com os alunos do Marcírio foi muito interessante, na minha opinião, o mais legal foi a história que ele contou sobre um homem que previu que iria morrer e fez um teste com seus três filhos, entre outras que le contou sobre as viagens que fez, mais ou menos quanto tempo levou para fazer algumas de suas obras e também como ele fazia ele contou que tinha que fazer pesquisas e escrever e corrigir, cada página de seus livros.
            Sobre o escritor, eu achei muito legal o estilo dele, inclusive os cabelinhos cacheados e, sinceramente, ele é muito simpático.
            Não tenho muito como julgar suas obras porque minha turma só trabalho com o livro ''Em Angola tem? No Brasil também! '', mas agora que conheci esse livro e adorei, com certeza eu vou pagar outra obra do escritor Rogério na biblioteca da escola para ler, a única coisa ruim é que eu sei que ele não vai mais voltar aqui na escola Marcírio, mas vou levar na minha memória esse momento que estivemos com esse grande escritor que escreveu mais de 90 livros em mais de 20 anos.

            Autora: Ayane Maldonado – Turma C23


Encontro com o escritor

            Eu amei a palestra que o Rogério Andrade Barbosa apresentou para nós alunos, vai ficar marcado na minha memória. Não sei se vou ter outra oportunidade de encontrar com ele de novo, mas mesmo assim já estou satisfeita.
            O Rogério falou várias coisas que eu nem sabia que tinha nem ideia que precisava para escrever um livro, também tirou várias dúvidas de todos que estavam ali na sala. Eu gostei muito da ideia dele anotar tudo que via por onde passava.
            A parte mais legal foi a hora que ele contou uma pequena história, modo que ele contou foi muito mais interessante e deu mais vontade de descobrir o que iria acontecer no final.
                                                                                 
            Autora: Giovana Silva da Cunha -Turma C23


            Encontro com o Escritor
                       
            Nosso encontro com o escritor Rogério Andrade Barbosa foi legal porque nós rimos e brincamos. Foi interessante também porque nós ficamos sabendo de várias coisas que não sabíamos. O escritor demonstrou ser uma pessoa simpática, mas também bastante misterioso. 
            O que chamou bastante atenção foi o fato de ele ter feito mais de 92 livros. Também achei legal e chamou bastante atenção o jeito como ele escreve os livros, pois antes de começar a escrever ele pesquisa bastante, conhece o determinado lugar, assunto, e depois começa a escrever. Foi importante também o fato de ele morar no Rio de Janeiro e vir até aqui em Porto Alegre para dar essa palestra. Gostei que nós não falamos apenas dos livros que estávamos trabalhando, mas sim dos outros livros dele. E chamou bastante atenção o fato de ele ter viajado quase o mundo todo. Enfim, foi muito marcante esse dia com o escritor.

            Autora: Millena Benites - Turma C23


Encontro com o escritor Rogério Andrade Barbosa
           
            O encontro com o escritor Rogério Barbosa foi muito interessante, gostei de saber que ele viaja para muitos lugares e fala muitos idiomas.
            Também adorei saber que quando ele escreve um livro ele usa nomes de pessoas que ele já deu autógrafo e ele também tem um diário que ele faz anotações sobre todos os lugares por onde ele passa.
            No meio da palestra ele contou uma história para nós que eu gostei muito, parecia que estava acontecendo naquele exato momento. Eu adorei quando ele autografou os livros da escola com os nomes dos alunos da escola.

            Autora: Naiara Andréa Dutra - Turma C23


O encontro com o escritor Rogério Andrade Barbosa
           
            O escritor Rogério Andrade Barbosa, veio na escola Marcírio para dar uma palestra, ele falou mais sobre o livro ''Em Angola tem? No Brasil também!”. Também falou sobre os outros livros que ele escreveu, e as viagens que já fez.
            Gostei muito de tudo que ele falou, e de conhecer ele. Eu gostei dos livros deles, achei muito criativo e legal, e pra mim ele é um dos melhores escritores.

Autora: Natany Weber – Turma C23


Encontro com o Rogério
           
            O encontro com o Rogério foi muito bom, porque nos mostra uma coisa muito legal quando ele falou que quando era pequeno lia um livro e se imaginava na história.
            O que eu achei legal foi quando ele contou uma história de uma família.
            Achei que o filho mais novo teve um raciocínio legal, porque ele se em porto mais aquilo que seu pai pediu e fez com carinho, porque comprou uma vela e acendeu e preencheu todo o quarto como seu pai queria.

            Autor: Nícolas Fagundes – Turma C23


Texto sobre a apresentação do Rogério Andrade

            A apresentação com o Rogério foi legal porque ele foi simpático, ele brincou com a idade dele dizendo que nasceu a 10 mil anos atrás, ele também trouxe muitas informações como que ele viajava ele anota o caminho que ele faz, ele interpreta cada personagem que que ele cria. A parte mais interessante foi quando ele contou a história de um velho que iria morrer e por isso ele fez um desafio para seus filhos, para ele saber para quem ele iria deixar suas heranças.
            O desafio era que eles tinham que encher a casa a cada com alguma coisa, o mais velho trouxe grama, o do meio trouxe pena, mas nenhum deles conseguiu, mas quando foi a vez do caçula ele pegou uma vela e ascendeu e iluminou a casa com luz. Depois ele perguntou para os alunos como eles encheriam a casa. Alguns disseram com peido, água perfume. Mas a única coisa certa é que tem que pegar um martelo e quebrar as telhas fazendo a casa se encher de luz tanto da lua quanto do sol.

            Autor: Nicolas Pereira Pinheiro – Turma C23


O Escritor

            Eu adorei a vinda do escritor Rogério Andrade Barbosa na escola. Amei ouvir ele falar sobre a África, ele disse que morou dois anos na África e por isso que ele escreve tanto sobre ela. Ele também comentou sobre as culturas de lá que nem todas são iguais, que eles falam muitas línguas em cada país.
            No final fizemos uma brincadeira com ele e ele gostou.
           
            Autora: Yasmin Moura Piassini- Turma C23


A palestra

            A palestra do Rogério Andrade Barbosa foi muito boa, achei ele bem brincalhão. Ele contou muitas coisas que eu não sabia. Falou também muito sobre a profissão dele e sobre os livros que escreveu.
            Contou que escreveu mais de 90 livros, falou que morou por 2 anos na África. Ele tá nessa profissão a mais de 20 anos.
            Ele contou uma história muito boa, falou brincando que tinha 10.000, mas ele tem 66 anos. Contou que viajou para muitos lugares.
            Eu li só um livro dele e já gostei. Depois da palestra, deu vontade de ler todos os livros, pois ele realmente é um bom escritor.

            Autor: Wellington Bruno – Turma C23