terça-feira, 25 de novembro de 2014

Nós e os protagonistas do livro "Fica ficando", de Jane Tutikian.





     
       Um dos livros da escritora Jane Tutikian lidos pelas turmas de C20 neste trimestre foi o "Fica ficando", uma novela infantojuvenil que encantou alunos e alunas pelas semelhanças existentes entre eles e os personagens B.G., Helena e suas turmas de amigos.
      Após a leitura e conversas sobre o livro, foi proposto aos alunos que escolhessem um dos personagens principais que tivesse mais pontos em comum com eles e escrevessem sobre as semelhanças e também as diferenças que perceberam existir entre eles, adolescentes reais, e os adolescentes da ficção criados por Jane Tutikian. 
       A seguir alguns dos textos que resultaram desta proposta.





Momento de reflexão

            O personagem que eu mais gostei foi a Helena, porque a história dela é bem sobre o que acontece com os adolescentes dessa idade.
            A Helena demonstra muita insegurança, porque ela se acha feia. Eu gostei muito dela, porque apesar de tudo que aconteceu ela não desistiu. Isso muito legal porque na minha opinião nunca devemos desistir dos nossos objetivos, não importa quantos nãos vamos receber na vida, nós devemos persistir até ganharmos um sim por mais que demore, afinal tudo que “ganhamos” com muita persistência dá mais orgulho de ter “recebido” (na minha opinião).
            A Helena no começo do livro fala que queria ser como a Maribel. Em outras palavras, a escritora me chamou atenção para um sentimento: a inveja. Praticamente era “inveja” o que a Helena tinha da Maribel. E a escritora mostrou no livro que a inveja não leva a nada, porque a partir do momento que ela parou de pensar na Maribel, as coisas começaram a dar “certo”.

Autora: Carolina Oliveira Selau – Turma C23


COMO EU ME PAREÇO COM O B.G

            Eu me pareço muito com o B.G. Por quê? Eu tenho amigos, jogo futebol e quase sempre perco, mas não desisto.
            Minha vida quase nunca é assim, mas eu jogo bola faz tempo já, mas ainda vivo normalmente. Sim, eu gosto de rock, skate, basquete, mas o B.G vive uma vida normal de um menino comum em uma cidade normal e tudo, é quase que nem eu em minha cidade E assim eu falo da minha vida como se eu tivesse uma vida diferente das outras, mas eu não tenho, só curto um estilo de musica diferente, que é o rock.
 
Autor: Douglas Ferreira Soares – Turma C23


Eu e Helena somos parecidas

            Gostei na Helena porque ela é uma pessoa que gosta de cachorros, de poesia e gosta de ler. Tem um blog onde já até postou uma lista do que faria se fosse livre, gostei das ideias dela. Ela é uma pessoa bem sensível, uma pessoa bem engraçada e tímida para a maioria das coisas.
            Não gostei na Helena que ela é uma pessoa que fica se chamando de feia, gorda, chata e muito sem graça, ela fica se comparando com a Maribel quando era  só ser ela mesma. Ela fica se diminuindo comparada às outras meninas. Fica se chamando de burra e diz que nunca entende nada de nenhuma matéria.
         Acho que tenho algumas coisas em comum com Helena: gosto de cachorros, e também sou tímida para algumas coisas, eu odeio ir ao shopping com minha mãe, não gosto de ficar me maquiando para sair nem usar vestidos ou saias, pois não sei me comportar muito bem com esses tipos de roupa.

Autora: Gieniffer Ribeiro – Turma C23



As atitudes de Helena

            O que eu mais gostei na Helena foi a atitude dela na festa da escola. Quando ela viu

que o BG estava olhando para ela, teve a coragem de ir lá falar com ele. Ela perdeu o medo que tinha. A Helena não precisou de um anjo, cupido ou um pombo-correio para ir falar com ele.
            Eu não gostei das coisas que ela colocou na lista de liberdade, porque estava tendo uma atitude de relaxada quando ela diz que só usaria camisetas largas, macacão e tênis velho. Quando ela fala que nunca mais iria arrumar seu quarto, faltar aula quando tiver vontade. Isso é uma coisa idiota de se fazer, se ela fizesse isso nunca seria alguém na vida.
            Meus pontos em comum com a Helena são quando ela fala que não gosta de ir ao shopping com a mãe dela. Eu também detesto ir no shopping com a minha mãe. Ela tem um péssimo gosto. Eu acho que é isso que eu e a Helena temos em comum.


            Autora: Hérica Fróes – Turma C23

Coisas em comum com o B.G.

            Eu achei o B.G. Bem legal, eu gosto de algumas coisas que ele gosta e também
acontecem comigo algumas coisas que acontecem com ele.
            O que eu mais gostei no B.G. é que me identifico um pouco com ele, eu também gostei um pouco da profissão que ele escolheu para quando ele crescer: ser músico.
            Eu acho que não tem nada que eu não tenha gostado no B.G. Eu achei ele bem legal e me identifico bastante com ele.
            Por exemplo, eu também gosto de andar de SKATE, também não gosto de acordar cedo, também gosto de jogar basquete.
            E eu acho que foi por isso que eu escolhi o B.G., porque eu me identifico bastante com ele.

            Autor: Leonardo A. Rodrigues – Turma C23


Eu e personagem B.G.

           O personagem que eu mais gostei foi o B.G, porque ele descreve bem como os adolescentes dessa idade são, do que eles gostam, dos esportes que os meninos gostam, do que eles não gostam
            O B.G. é um personagem bem interessante porque não foge do que acontece no dia a dia, de um adolescente, como nós que também somos envergonhados quando trata de falar com meninas. Eu gostei porque ele é bem sincero e não tem medo de falar com seus pais de algo delicado ou algo parecido Ele também acha que é um homem como alguns adolescentes. Eu acho legal todos os amigos dele terem apelidos, e ele se mostra bem seguro nas coisas que vai fazer.
Alguns adolescentes são bem inseguros quando vão fazer certas coisas, quando vão falar com os pais ou chegar em alguma menina. Meus pontos em comum com o B.G. são: eu também sou bem sincero, também tenho um pouco de vergonha quando a questão é chegar em alguma menina.
     Eu não gostei que ele não teve a iniciativa de chegar na Helena, a menina que teve a iniciativa. Eu também achei interessante que os pais do B.G. também não estudaram como muitos de nossos pais. Foi isso que eu gostei no B.G.

      Autor: Matheus Marques de Miranda – Turma C23


Momento comparação

    
        O que eu mais gostei na Helena foi que mesmo tendo os seus problemas ela dá o máximo de si para ajudar as pessoas a solucionar os seus conflitos.  Mas aí é que está a complicação: ela consegue resolver os dos outros, mas não os dela. A mesma coisa acontece comigo: eu sempre consigo ajudar as pessoas, mas não consigo me ajudar.
      O que eu menos gostei foi que apesar de tudo ela deveria ter sido confiante, sabe, acreditar em si mesma (olha quem falando, a garota que tem medo de dizer não para os pais). Bom, essa é a minha opinião.

            Autora: Rainara Duarte – Turma C23


B.G.

            Bom...
            Eu gostei muito do personagem do B.G. porque achei um pouco diferente um menino ser do jeito que ele é. Um menino sensível, meigo, inteligente e extrovertido.
            Mas como tudo tem seu lado ruim, eu também vi alguém muito preguiçoso no momento em que seu pai o chama para acordar, mas ele insiste em ficar deitado. Também achei ele desorganizado porque em um momento do livro a mãe de B.G. pede para ele tirar suas coisas do meio da sala. Sei que todo adolescente é desorganizado, mas ele era demais.
            B.G. tem um sonho, ele quer ser médico ou músico. Eu também tenho um sonho como todo adolescente. Eu quero trabalhar como enfermeira em uma maternidade. Cuidar de recém nascidos. Eu quero também poder cuidar de crianças especiais. Isso é porque eu tenho um primo especial e eu convivo muito bem com ele.
            Se eu pudesse dar uma nota para o B.G., eu daria 8 por ele ser como ele é... assim...

            Autora: Stéfany Rodrigues Pretto – Turma C23


  Eu e B.G.

O que eu mais gostei no personagem B.G

            Eu gostei muito do B.G porque me identifiquei muito, somos muito iguais porque ele
gosta de skate e eu também, me dou bem com o meu pai e ele também, e quando minha mãe grita, eu também falo só mais 5 minutos até ela vir e tirar o cobertor de mim ou abrir a janela, me dá uma raiva.

O que menos gostei no B.G
           
            Eu não gostei no B.G foi ele não ter atitude de chegar na Helena e pedir para dançar com ela. Se sou eu, já chego pedindo ou puxando ela para dançar, mas também ele poderia oferecer uma bebida para ela e depois convidar para dançar.

Meus pontos em comum com B.G

            O B.G queria ser médico e eu também quero ser médica, minha família não terminou os estudos e a dele também não. Ele não tem coragem de falar com os pais sobre assuntos delicados, e eu também não. É muito difícil falar com minha família.

Autora: Tawane Oliveira – Turma C23


     Minha ideia sobre o livro ¨Fica ficando”


            O que eu mais gostei no B.G. é que ele curte bandas de rock como o Rolling Stones e até mesmo tem sua própria banda, a Wild Horses, que é uma referência a um álbum dos Rolling Stones.
            O que menos gostei no personagem é que assim como eu ele é nervoso e inseguro. Tem medo de fazer o que pensa, como puxar assunto com Helena. Isso faz com que a gente perca muitas coisas.
            Os meus pontos em comum com o personagem são: também curto banda de rock como os Rolling Stones, sou tímido para puxar assunto, pois tenho medo de tentar conversar e ficar falando sozinho. Assim como a família do B.G. passou por dificuldades, a minha também passou, não tiveram muita oportunidade de estudar, tendo que trabalhar desde cedo. Quero estudar, ter uma profissão para que meus pais também tenham orgulho de mim.

            Autor: Thiago Goulart – Turma C23
       






Nenhum comentário:

Postar um comentário