quarta-feira, 20 de março de 2013

Revista Marcírio 25 anos



Revista Marcírio: Uma revista produzida em comemoração aos 25 anos da escola
 
       Para conhecer o processo de produção desta publicação comemorativa, leia o makin of  que constitui a última seção da revista.
 
ALGUNS DOS MUITOS PASSOS QUE FIZERAM PARTE DA REALIZAÇÃO DESTA REVISTA

Neste ano de 2012, quando nossa escola completa seus 25 anos, pensamos que algo novo deveria fazer parte desta comemoração. Do Jornal com Bah!, que já existia na escola há 10 anos, nasceu, por sugestão da professora Cláudia Uchôa, a ideia de uma revista temática em homenagem  a este marcante aniversário do Marcírio. Muitos foram os passos dados para que nossa caminhada  resultasse nessa revista que você, leitor, tem em mãos.
                Nossa primeira tarefa foi consultar as turmas envolvidas, C21, C22 e C23, sobre a mudança do tipo de publicação (de jornal para revista) e da intenção de homenagearmos a escola nos seus 25 anos.  A partir da adesão das turmas, fomos para a listagem dos assuntos que os alunos gostariam que fizessem parte da revista que registraria a história da escola durante o ano de 2012. Essa consulta resultou em uma lista de aproximadamente 40 temas que foram agrupados em 18 seções.
                Por estar o tema da revista relacionado ao conceito de memória, em maio foi oportunizada às turmas  uma visita de estudos ao Arquivo Histórico Moysés Vellinho, uma das instituições responsáveis pela preservação da memória de nossa cidade.  Com essa visita os alunos adquiriram maior clareza sobre a importância do registro e do cuidado com tudo que nos constitui seres que não só pertencem, mas que fazem  a história dos  lugares que ocupam. 
               De abril a setembro, nós professoras envolvidas, tivemos reuniões semanais destinadas a ajustes da pauta, exame de diferentes revistas para definição do formato da publicação, estudos teóricos sobre projeto gráfico, diagramação e produção da revista, planejamento do registro fotográfico, levantamento de orçamento para impressão, discussão e concepção do layout das páginas e montagem do boneco.
                Os meses de julho e de agosto foram destinados à coleta de informações para a escrita dos textos. Também fizeram parte desta etapa o trabalho de reescrita e de digitação dos textos.  Os textos digitados passaram por nova revisão e  foram organizados em arquivos devidamente identificados para serem encaminhados à editoração. Entre setembro e novembro foi realizada a maior parte do registro fotográfico e da seleção das imagens que fariam parte da revista. Também nesses meses tivemos o desenvolvimento do cuidadoso  trabalho de editoração realizado pela professora Cláudia.  Ainda em novembro tivemos a finalização da editoração, a revisão final e a impressão. A entrega do trabalho pronto, em forma de revista, ao público leitor.
               
              Ainda em novembro tivemos a finalização da editoração, a revisão final, a impressão e a entrega do trabalho pronto, em forma de revista, ao público leitor foi feita na primeira semana de dezembro.

                           Professoras Claudia Uchôa e Jane Mari de Souza

                Estas são a capa e a contracapa da revista:


 























       Veja algumas fotos do dia em que as turmas receberam a revista:















Nenhum comentário:

Postar um comentário