terça-feira, 19 de março de 2013

Jornal com Bah!




     Jornal com Bah!: uma publicação que fez história em nossa escola!

      O Jornal com Bah! foi uma publicação que nasceu do desejo de alunos de terem um jornal em nossa escola. Um jornal que tratasse do cotidiano  escolar e que registrasse um pouco das vivências dos alunos, professores, funcionários e pais que constituem o Marcírio.  
      De 2001 a 2011 pelas páginas do Bah! passaram falas, fotos, conhecimento, alegrias, descobertas,  tudo isso transformado em textos escritos pelas vinte e uma turmas que fizeram parte da sua história durante os dez anos de sua existência.
      Este projeto foi coordenado durante esses dez anos  pelas professora Débora Conforto e Jane de Souza, uma feliz parceria que uniu a Língua Portuguesa à Informática Educativa e que rendeu vinte números de um jornal repleto de histórias vividas e documentadas via produção escrita das turmas envolvidas.
      Conheça a seguir uma síntese do projeto desenvolvido entre 2001 e 2011.



 I.            DADOS DE IDENTIFICAÇÃO



  • Título do projeto: Jornal com Bah!, abrindo espaço para contrapor:  sucesso individual x promoção coletiva  e tempo/espaço do território-disciplinar x tempo/espaço das possibilidades.
  • Instituição: Escola de Ensino Fundamental Deputado Marcírio Goulart Loureiro
  • Sujeitos envolvidos: Alunos do III Ciclo (turmas de segundo ou terceiro ano)
  • Equipe responsável: Débora Conforto e Jane Mari de Souza.

  • Período de execução: 2001 – 2011


II – JUSTIFICATIVA


            A existência do Jornal com Bah! justifica-se por ser um projeto que desenvolve nas turmas envolvidas as habilidades de leitura e de escrita com autoria,  vinculadas  à interface das Tecnologias de Informação e de Comunicação.

            Este projeto foi o pioneiro em nossa escola em associar a temática Letramento à interface das Tecnologias de Informação e de Comunicação. O projeto iniciado em 2001, nasceu do interesse dos alunos em produzirem uma publicação periódica que tratasse dos temas associados à vida de nossa comunidade escolar e foi incentivado e implementado pelas professoras coordenadoras do projeto por perceberem nele a possibilidade de uma construção mais efetiva de alunos leitores e alunos autores.



III – OBJETIVOS

Objetivo geral:

  • Impulsionar o processo de letramento por meio da leitura e da produção de textos de cunho jornalístico, associado às Tecnologias de Informação e de Comunicação, em alunos do III Ciclo do Ensino Fundamental.

Objetivos específicos:

  • Incentivar, por meio de uma publicação periódica, o interesse pelas práticas de leitura e de escrita.
  • Garantir uma interlocução verdadeira, ou seja, leitores reais (professores, colegas, familiares, vizinhos...) para os textos dos alunos através da publicação do jornal que circula na escola e na comunidade.
  • Produzir matérias e notícias a serem publicadas no jornal utilizando os recursos proporcionados pela interface das tecnologias educacionais.
  • Desenvolver nos alunos as práticas de escrita e de reescrita de seus textos no intuito de torná-los publicáveis e passíveis de serem lidos por nossa comunidade escolar e por todos os demais leitores que tiverem.
  • Promover e valorizar práticas coletivas e éticas de trabalho entre as diferentes turmas que integram o projeto, implementando estratégias de construção de identidades individuais e coletivas que minimizem o processo de segregação que muitas vezes ocorre entre diferentes turmas dentro de uma escola.
  • Registrar a História e as histórias dos quatro segmentos que compõem nossa escola (alunos, professores, funcionários e pais) e que fazem a vida diária do Marcírio.
  • Incentivar o gosto pela leitura e a possível formação de leitores na comunidade onde está inserida a escola, através da distribuição do jornal para todas as famílias de nossos alunos.


IV – METODOLOGIA

O Jornal com Bah!, que envolve produção e a publicação de textos  pelas turmas autoras responsáveis pelo projeto, passa por uma sequência de etapas para chegar ao seu produto final:



1  Constituição da pauta (os temas para o jornal são sugeridos pelos alunos responsáveis e por sugestões advindas da escola como um todo) 

2.  Formação dos grupos de trabalho e distribuição dos temas.

3.    Planejamento do modo como se dará a coleta de informações para viabilizar a matéria a ser escrita (entrevista, observações, pesquisa...)

4.    Planejamento das fotografias e ilustrações que farão parte da matéria.

5.    Realização de entrevistas, observações ou pesquisas.

6.    Escrita e reescrita dos textos.

7.    Digitação dos textos, editoração e criação dos arquivos.

8.    Montagem do boneco.

9.    Diagramação.

10.  Revisão final.

11.   Envio para impressão 

12.   Distribuição do jornal na escola 



         Para conhecer os jornais produzidos entre 2001 e 2011, acesse os links abaixo:

Clique aqui para ler o número 1.

Clique aqui para ler o número 2.


Clique aqui para ler o número 3.

Clique aqui para ler o número 4.

Clique aqui para ler o número 5.

Clique aqui para ler o número 6.

Clique aqui para ler o número 7.

Clique aqui para ler o número 8.

Clique aqui para ler o número 9

Clique aqui para ler o número 10.

Clique aqui para ler o número 11.

Clique aqui para ler o número 12.

Clique aqui para ler o número 13.

Clique aqui para ler o número 14.

Clique aqui para ler o número 15.

Clique aqui para ler o número 16.

Clique aqui para ler o número 17.

Clique aqui para ler o número 18.

Clique aqui para ler o número 19.

Clique aqui para ler o número 20.



      A seguir, as fotos das  três turmas de Cês20que fundaram em 2001o Jornal com Bah!: 


Turma C21
 
Turma C22


Turma C23










        No ano de 2003, um grupo da escola da Rede Municipal que integrava o Projeto Gutenberg, o projeto que organizava os jornais escolares, coordenado pela professora Ana Cláudia Zatt, participou de um dos boletins Porto &Vírgula da 49ª Feira do Livro de Porto Alegre. Nossos repórteres do Jornal com Bah! produziram conjuntamente com o jornal Vez da Tinga, da Escola Lidovino Fanton, uma pequena reportagem sobre os meninos de rua que anualmente eram acolhidos pelo Projeto Asteróide durante a Feira. Leia essa produção escrita e reescrita pelas duas equipes no tempo do fax, pois nossas escolas ainda não tinham acesso à Internet para negociar a produção por e-mail que fosse.




 

 
 

     Conheça a opinião de alguns dos alunos participantes da produção do jornal:


O que eu achei do trabalho que realizamos no Jornal com Bah! nos anos de 2002 e 2003?




                Achei muito legal porque todas as reportagens foram muito boas e eu me empenhei muito para ajudar meus colegas a fazer  o jornal.

                Eu acho que o mérito do jornal não foi só dos alunos, mas também das professoras que nos deram esta oportunidade de fazermos um jornal.

                Eu agradeço às professoras Jane e Débora que nos deram esta oportunidade.


                                                               Roger Ferrari





                O trabalho que realizamos no Jornal com Bah! foi muito legal. Em 2002 foi minha primeira vez. Eu fiquei me sentindo “o jornalista”, e aquele número foi muito legal.

                Já em 2003 eu acho que foi melhor do que em 2002, pois os alunos foram mais organizados e os números foram ótimos.

                No último número do jornal eu fui entrevistado e eu fiquei muito feliz. Este último número parece que foi muito maior do que os outros, o jornal veio mais cheio.

                                                              Ricardo Oliveira




                Pra ser bem sincera, quando a gente começou a fazer o jornal, em 2002, eu não pensava que a gente teria capacidade de fazer um jornal tão maravilhoso como foi o das Cês 30 no ano passado, porque nós éramos muito crianças para sermos “jornalistas”. Mas quando iniciamos eu comecei a pensar que nós teríamos condições sim de fazer um jornal até melhor do que o das Cês 30.

                Eu achei superlegal ter trabalhado estes dois anos no Jornal com Bah!. O jornal me ensinou a ser mais madura, a ser mais unida e a me interessar mais pelos estudos. Isso não quer dizer que eu não era interessada, só que o jornal me ensinou que se eu quero ser alguém na vida eu tenho que estudar muito. Eu acredito que não foi só para mim que o jornal ensinou isso e sim para todo mundo que escreveu e também para quem está deixando de escrever o jornal este ano.

                Todos os jornais ficaram maravilhosos, só que eu gostei mais deste último número que a gente fez, porque eu apareço mais e também pelo fato de eu ter participado do projeto da 49a Feira do Livro..

                Eu termino aqui meu texto. Eu só queria dizer que eu vou sentir muita saudade de escrever  para o jornal.


                                                            Anderlisa  Guterrez





                Sem palavras! Este trabalho foi maravilhoso!

                Aprendi muito fazendo entrevistas, dando entrevistas, tirando fotos e produzindo textos.

                Tive a oportunidade de me relacionar com as outras turmas do colégio. O único problema foi que eu só dei duas entrevistas durante esse tempo. Fora isso tudo de bom aconteceu.

                Tomara que no ano que vem as outras turmas possam possam fazer trabalhos tão bons quanto os nossos.


                                                        Sabrina Mello




                Eu adorei o jornal, é muito bom fazer uma coisa com tanto esforço e dedicação e saber que aquela coisa, no fim, saiu melhor do que você esperava. É como o jornal: trabalhamos tanto e o resultado foi ótimo e gratificante.

                Eu gostei neste último número principalmente do texto que fala sobre a nossa despedida do Jornal com Bah!. O que me deixa mais feliz é saber que outros alunos vão estar dando continuidade  ao que nós começamos.

                Sempre, com muito orgulho, eu vou dizer para todos que um dia eu fiz parte do Jornal com Bah! da Escola Marcírio Goulart Loureiro.


                                                       Caroline Silveira




                O Jornal com Bah! é um jornal muito interessante, pois ele fala muito sobre a escola e o mais legal é que são os alunos que o fazem. O jornal fala muito sobre os alunos, professores e também da comunidade.

                No ano que vem, o jornal vai passar par os alunos das Cês 30n de 2004, mas mesmo assim ele vai continuar sendo o “nosso jornal”, porque , como eu disse lá no início, ele fala também da comunidade.

                Eu vou ficar com saudade de fazer o jorna, de entrevistar, de escrever o texto, de reescrever e também de ir digitar. E o mais legal é ver o resultado de tanto esforço que nós temos para deixar o jornal tão legal e interessante para todos da escola e da comunidade gostarem.


                                                      Francine Echeverri Cardoso



                Foi legal, parecia que eu era jornalista de verdade. No começo achei que não iria ser legal e achei difícil conseguir as entrevistas, mas logo eu fui aprendendo a conseguir as informações necessárias nas entrevistas, fiz entrevistas boas e a última até que acabei rápido. Trabalhar com o jornal é legal porque aprendemos a fazer nossas próprias perguntas e a elaborar textos com as entrevistas conseguidas.

                Foi bom trabalhar com o jornal, pois aprendi um pouco do ofício de um jornalista e também foi bom porque eu trabalhei com textos diferentes. O trabalho com o jornal foi tri porque eu posso me exibir porque eu ajudei a fazer o jornal da nossa escola, o Jornal com Bah!.


                                                    Eduardo Weigel



           
                Achei supersatisfatório, pois é algo diferente e, de certo modo, difícil, mas tiramos de letra toda a produção do jornal.

                Anteriormente, nos outros números, foram emoções diferentes. O último número foi maravilhoso, parece até que o jornal é mais “gordo” do que realmente é.
             Uns dias antes do jornal chegar já ficávamos ansiosos para olhar o resultado de nossa obra-prima. Espero que outros alunos sintam estas emoções, satisfações e ansiedade, porque tudo isso faz parte!

                                                   Elisângela  Oliveira


               

Eu achei uma ótima ideia produzirmos este jornal, porque nós aprendemos várias coisas novas. Eu aprendi palavras novas e aprendi também sobre novas doenças que eu não conhecia os sintomas.

                O Jornal com Bah! me ajudou a ter mais força de vontade para ler livros, escrever textos, etc....

                Eu tenho certeza que no ano que vem os próximos alunos vão dar conta do recado e fazer um ótimo trabalho, assim como nós fizemos.

                Eu gostei de todos os jornais produzidos, as matérias estavam bem feitas e os assuntos bem interessantes. Estamos todos de parabéns!!!


                                                      Mayra Viana




                Na minha opinião foi espetacular trabalhar no Jornal com Bah!, pois aprendi muito, não só eu como os meus colegas também. Foi uma experiência muito boa, pois no momento que você está fazendo a matéria, você se entrega de corpo e alma e fica se sentindo um verdadeiro jornalista.

                No primeiro número que eu participei, eu achei que minha matéria tinha ficado um fracasso e no fim o  que mais recebemos foi parabéns. Mas no primeiro instante, quando a professora  fala que já mandou o jornal para a gráfica e que vai vir em tal dia, já começa o friozinho na barriga, que é maravilhoso.

                O ano que vem já está aí e nós vamos sentir muita falta desse jornal que virou uma história no Marcírio. Espero que os alunos das Cês 20 se dediquem o máximo que puderem para sair um jornal tão maravilhoso quanto o nosso. Sinceramente, eu sinto orgulho em trabalhar no jornal, pois jamais imaginei que eu, Gabrielle Mattos, tivesse capacidade para ser uma uma quase jornalista. No ano que vem vou sentir muita falta dos professores, da escola e, principalmente, do Jornal com Bah!.


                                                     Gabrielle Mattos

 


Opiniões dos alunos sobre o sétimo número do Jornal com Bah!  (2004)


                Eu adorei o jornal esse ano, porque além de estar maior, as matérias estão mais interessantes. Gostei muito do jornal. Ele está com várias ilustrações e as matérias chamam a atenção dos alunos. Mas não é só o assunto que chama a atenção, e sim o interesse dos alunos que fizeram as matérias. Eu acho que é assim que o jornal vai melhorar ainda mais, com os alunos se interessando pelo que estão escrevendo.

                                                                          Camila Martini Soares – turma C23

                O Jornal com Bah! a cada ano que passa tem mais entrevistas diferentes. E os alunos têm umas respostas bem legais de ler. O JB está indo muito bem! Eu acho que o JB deveria colocar umas cruzadinhas pra gente se divertir em casa e também colocar mais piadinhas. Aí o JB ficaria muito show!
                                                                          Priscila Becker – C23

                Gostei do jornal porque eu ajudei a fazer uma parte. O jornal ficou bonito e, por enquanto, eu não vejo o que poderia mudar. Do jeito que a escola anda, com essa obra, o jornal até que ficou muito bom.. Acho que não tem nenhum ponto que eu não tenha gostado. A parte do jornal que eu mais gostei foi a parte da cultura, porque eu apareci na foto.
                                                                       Paulo Roberto – C32

                Eu adorei ter visto minha participação no jornal. Eu já estava gostando de montar ele, mas quando eu vi ele pronto nas minhas mãos, eu amei. Mostrei para vários amigos meus. Eles adoraram e até perguntaram se poderiam participar.

                                                                       Renata Lopes – C32

                O que eu gostei foram os temas gravidez por quê???, Qual será o futuro sem leitura? Marciriano, marcirados...,, esses forma os mais legais e interessantes que eu achei. Mas o que eu achei mais interessante foi o tema da gravidez que, por coincidência, fui eu que ajudei a elaborar.
                Poderia ter melhorado os recadinhos, ter mais, pois foram muito poucos os que apareceram.]
                Minha participação no jornal: eu achei muito tri sair na foto, saí uma gracinha e eu me senti bem e feliz por saber que eu saí em um jornal. Já sei escrever mais ou menos, digamos que eu estou melhorando.
                Minha família adorou o JB, principalmente a matéria que eu e meu grupo elaboramos. Meus amigos também gostaram, pois tinham temas no jornal muito interessantes.                              
                                                                     Karini Viana – C32

                Achei que está tudo bem e, devido ao pouco tempo que tivemos para fazer o jornal, acho que não precisa ser melhorado em nada, está de bom tamanho, está ótimo assim.
                Quando eu li minha reportagem feita por mim e por minhas colegas de aula, fiquei superfeliz, me senti uma verdadeira jornalista e saí mostrando o jornal para todo mundo da minha família. Todos adoraram e me elogiaram bastante.

                                                                     Luciane –C32

                Eu gostei de todo o jornal, mas a parte que mais me chamou a tenção foi o tema saúde: O cigarro em nossa vida, pois fala o que o cigarro nos causa e nos incentiva a não fumar. Acho que não tem que melhorar nada.
                Eu adorei o jornal, pois é a primeira vez que participo do JB e pude ver como é legal fazer um jornal que várias pessoas lêem
                Eu mostrei o jornal para o meu vizinho. Ele adorou todo o jornal e se divertiu com o desenho do Santicler, que fala dos alunos matões  de aula, pois quando o Santicler matava aula, ele ia para a locadora desse  meu vizinho que leu o jornal.
                                                                     Ketlin – C32

                Quando eu apenas lia o jornal, antes de fazer, eu não dava muita bola, Depois que eu fiz, dei mais valor, porque não é fácil fazer uma matéria, mesmo sendo pequena.
                Eu mostrei o jornal para toda minha família e todos gostaram e não reclamaram de nada, acharam bom.
                                                                     Daniel Neto – C32

                Pontos positivos que posso falar sobre o jornal é que ele, de repente, influenciou nossa escrita, sabedoria, pois aprendemos coisas que não sabíamos, como o prazer de escrevermos um jornal, sendo jornalistas por alguns dias, correndo atrás das matérias como eu próprio, junto com o Denis e o Paulo, ligamos até para o Murialdo para sabermos sobre as oficinas de um dos quatro elementos do hip-hop.
                Já os melhores pontos do jornal eu não sei o que  posso dizer, porque eu não vou sair dizendo que o nosso jornal é um Correio do Povo  ou algo mais, daí eu vou estar mentindo, mas eu posso dizer que ele é o melhor jornal escolar que li, porque outros que li, como o do América, não chegam nem aos pés do nosso Jornal com Bah!
                Eu, como jornalista, gostei de ver. Eu achei que me saí bem como escritor da matéria Cultura hip-hop: força da periferia. Essa matéria tem tudo a ver comigo, porque fala sobre os quatro elementos do hip-hop e isso é muito bom para um rapper como eu.
                                                                                      Marcio Fonseca – C32





Nenhum comentário:

Postar um comentário