quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Escrevendo crônica esportiva - Turma C23 2014

O segundo trimestre teve como grande assunto a Copa do Mundo 2014. Todos viviam os jogos, comentavam as partidas e se emocionavam com a alegre invasão de outros povos e, consequentemente, de outras culturas que nosso país, que nossa cidade vivenciava.  
    Terminamos o primeiro trimestre estudando a crônica. Iniciamos o segundo produzindo, escrevendo, cronicando. E a Copa do Mundo virou nosso assunto. A Copa e tudo que acontecia nela. 


   Nascia assim a listagem dos 15 temas que foram oferecidos às turmas para que escrevessem, sobre um deles uma tentativa de crônica esportiva, parecida, mesmo que não muito, com aquela produzida por Armando Nogueira entitulada Peladas, que lemos e trabalhamos em aula. Parte desses temas foram sugeridos pela professora e parte pelos alunos, à medida que a atividade ia sendo desenvolvida. Eis os temas:

             
1. ____________________: o grande jogador do Brasil em 2014.
2. ____________________: o grande jogador da Copa 2014.
3.____________________: o grande goleiro da Copa 2014.
4. 2014: a Copa dos pênaltis.
5. 2014: a Copa dos goleiros.
6. Os sentimentos de um torcedor na hora dos pênaltis.
7. Os sentimentos de um torcedor na hora do jogo do Brasil.
8. Um grande momento da Copa 2014.
9. Copa 2014 e a invasão dos turistas.
10. A cidade em dia de Copa.
11. As Fan Fests de nossa cidade.
12. O grande técnico da Copa 2014.
13. A lesão do jogador Neymar.
14. A derrota de 7x1 para a Alemanha.
15. O quarto lugar do Brasil na Copa 2014.


        E as crônicas produzidas pela turma C23:




A lesão de Neymar



            Essa foi a primeira Copa do jogador Neymar. Eu sou muito fã dele. Fiquei muito triste quando ele sofreu aquela lesão, mas dizem que a lesão foi “combinada”. Eu acho que não foi nada combinado, porque o “acidente” pareceu muito real.

            Na minha opinião os jogos da Copa não foram mais os mesmos, depois da lesão do Neymar. A prova disso foi o 7 a 1 que a Alemanha deu no Brasil.

            Não digo que é só o Neymar que sabe jogar, todos jogam bem, mas cada um do seu jeito, porém o Neymar fez falta, até parece que o time ficou “perdido” sem ele.

            A lesão aconteceu durante o jogo da Colômbia com o Brasil, o Neymar ficou no chão por um bom tempo e se contorcia de dor e chorava. Naquele momento eu tinha reparado que o “acidente” tinha sido grave.

            Depois do jogo do Brasil com a Colômbia, eu fiquei olhando televisão e tinha um programa que eu estava olhando e que o médico do Neymar estava lá e estava falando sobre a lesão dele, eu me lembro que ele disse assim:
            - O Neymar sofreu uma lesão muito grave, mas ele estará impossibilitado de jogar na Copa. Ele fraturou a vértebra e não poderá fazer nenhum tipo de esforço.
            O que eu achei estranho foi que não demorou muito tempo e ele já parecia estar “bem”, e isso aumentou os boatos sobre o acidente ter cito combinado e a Copa comprada. Na minha opinião ele se machucou mesmo, mas eu acredito que a Copa tenha sido comprada.


            Autora: Carolina Oliveira Selau – Turma C23



A Fan Fest da nossa cidade



       A Copa não foi muito importante para o Brasil porque o Brasil acabou perdendo. Tinha muito torcedor torcendo para o seu time.

            O jogo do Brasil que aconteceu em porto alegre eram muito agitados uns tentavam falar a língua do outro, tinha muita apegação eu não fui mas a minha amiga foi e me contou como era.

            Disse que foi muito legal ver todo mundo torcendo pelo seu time. Mesmo perdendo eles brincavam sim eles choravam porque o time perdia mas depois o sorriso voltava. Eles, os torcedores, tratavam bem os turistas. Minha amiga disse que era legal porque ela conheceu pessoas diferente e divertidas. Muitas eram brincalhões. Brincavam toda hora porém também tinha uns que eram chatas, que não eram mais na deles. Também tinham uns que vendiam ingresso falsos porém os policias pegavam. Também tinha os ladrões que pegavam as mochilas de quem tinha ingresso e fugiam.



            Autora:  Caroline Borges Chaves – Turma C23




Os sentimentos de um torcedor na hora do jogo



            Muitas pessoas falam que não gostam de futebol, mas chega na hora do jogo todos vão olhar para a tevê.

            Eu conheço muitas pessoas que não gostam de futebol, mas quase na hora do jogo se desesperam para olhar. Eu sei que isso sempre acontece, nunca dou bola para isso.

            Meu vizinho diz que ama futebol, mas tudo que ele ama eu não gosto, tipo funk, futebol, samba e sertanejo. Futebol eu não gosto muito, fazer o quê?



            Autor: Douglas Soares - Turma C23




A Fan Fest da nossa cidade

A Fan Fest em nossa cidade foi muito boa, porque conhecemos pessoas novas e nos divertimos muito lá. Os argentinos invadiram Porto Alegre, lotaram a Fan Fest e o Estádio Beira-Rio. Em Porto Alegre, tivemos sete seleções jogando aqui: Alemanha, França, Honduras, Argélia, Nigéria, Coreia do Sul e Argentina.
A Fan Fest em nossa cidade teve muitos shows, em dia de jogo do Brasil era Nxzero, Projota, Armandinho, etc. a Fan Fest ficava perto do Beira-Rio, daí a emoção era mais forte. Tinha também o Caminho do Gol que também era uma atração da FIFA. Também houve algumas brigas entre os torcedores, mas não houve nada grave.
As Fan Fests das outras cidades do Brasil foram explosivas, muito boas, a grande final da Copa do Mundo entre Alemanha e Argentina. Ficamos meio desapontados sem o Brasil na final, mas todos nós adoramos a Copa no Brasil. Ninguém vai esquecer esse espetáculo da terra. Eu achei a Fan Fest muito boa para nós aqui de Porto Alegre.

Autor: Emerson Menezes – Turma C23



Alemanha 7x1 Brasil

O Brasil tomou um banho de bola da Alemanha. Os alemães tocavam a bola, posicionados bem no campo, pressão em cima do Brasil. O Felipe escalou o time muito mal. Tipo: escalou 3 volantes no meio, o Daniel Alves no Barcelona joga de ala direita, junto com o pique no Barcelona. Na Seleção Brasileira o Felipe botou ele de lateral direita e ele joga de ala no Barcelona. Também não gostei das convocações dos atacantes Fred, do Fluminense, e Jô, do Atlético Mineiro. Tem um monte atacantes pelo mundo todo, como Alexandre Pato, Luis Fabiano, Nilmar e Alan Kardec.
A escalação dos zagueiros ficou boa com o Thiago Silva e David Luiz. Aquele zagueiro Dante, do Bayer de Munchëm, não superou os atacantes da Alemanha, que fizeram o que queriam.
Depois o jogador da Alemanha chamado Klose deu uma entrevista falando que eles pararam de fazer gols porque eles respeitam nosso país.

Autor: Felipe Cunha - Turma C23

                       
Os sentimentos de um torcedor na hora dos pênaltis

            É chegada a hora do pênalti, a hora mais importante para os torcedores, é ganhar ou perder, e vem o desespero a cada chute, o coração batendo a mil, torcendo que a cada chute do adversário o goleiro defenda ou vá para fora, até a trave ajuda. Qualquer coisa está valendo para ganhar.
            É vida ou morte no futebol, a cada chute parece que o coração vai sair pela boca, vem o nervosismo, a cada gol vem a alegria para uns e tristeza para outros.
            A cada gol uns choram de felicidades e outros de tristeza, mas sempre com fé de poder ganhar nos pênaltis, confiando nos jogadores e, principalmente, no goleiro.

            Autora: Gieniffer Stephanie Oliveira Ribeiro – Turma C23


Invasão das torcidas

            Os turistas estão em todos os lugares principais no país da Copa.
            Pessoas de todos os lugares do mundo vindo para o Brasil para torcer para o seu país, as ruas lotadas todos os dias por turistas da Argentina, Alemanha, França, Holanda etc...
            Dia de jogo é dia de ruas lotadas. Você vai às rua e vê pessoas falando línguas que você não conhece. Por outro lado é bom de conhecer essas pessoas, saber a cultura deles, uma reação muito intrigante que foi o jogo da Coreia. Eles saíram do estádio e pegaram sacos e limparam seu lixo e também o lixo que estava nas ruas, porém teve a torcida argentina que destruiu e roubou aqui no Brasil. Teve o lado bom das torcidas, mas também teve o lado ruim.

            Autor: Gustavo Flores – Turma C23


A Copa de 2014 do Marcírio

                 A Copa do Marcírio foi algo muito interessante porque nunca tinha acontecido algo assim na escola. Foi uma gincana em que aconteceram tarefas, jogos, apresentações de cartazes, pesquisas do que tinha nos países que iriam jogar na Copa do Mundo. Essa gincana durou mais ou menos uns dois meses e meio e quando estava quase acabando a gincana aconteceu tipo um show de perguntas e respostas (Quiz), em que as equipes tinham que responder perguntas sobre as copas que já aconteceram.
               Foi bem legal tudo o que aconteceu nessa Copa. Eu nem gosto dessas coisas mas gostei muito desse evento. 
                                                                 
                                  Autora: Hérica Fróes – Turma C23


      A lesão do Neymar

            No jogo entre Brasil e Colômbia, no final do segundo tempo, o jogador da Colômbia, Zunica, deu uma joelhada nas costas do Neymar que fraturou a terceira vértebra e não pôde jogar o fim da Copa do Mundo, o que prejudicou o time do Brasil, mas nesse jogo o Brasil ganhou de 2x1.
            O jogador Neymar gritou de dor dentro de campo. Depois levaram o jogador para o hospital e ele terá que ficar de repouso em casa por dois meses.
            Na hora que o Neymar caiu no chão fiquei assustada, mas na hora que falaram que ele tinha fraturado a vértebra fiquei muito triste porque eu gosto muito dele, sou muito fã do Neymar.

            Autora: Jacqueline de Mattos Gaspary – Turma C23


    Minha opinião sobre a Copa

Essa Copa achei legal mesmo nós brasileiros tendo perdido contra a
Alemanha. Mas achei muito legal os brasileiros terem recebido os turistas bem, e tiveram algumas manifestações, mas não atrapalharam.
       Achei que ia ser muito difícil essa Copa aqui no Brasil porque alguns brasileiros não queriam aceitar, porque diziam que ao invés de gastar dinheiro com a Copa era melhor investir em hospitais. E também porque as obras não ficaram prontas antes do início do campeonato.

        Mas foi muito boa a Copa aqui no Brasil. Antes eu não estava me importando porque não entendia nada de jogo e não sabia muito bem o que era a Copa. Mas agora eu sei e espero que em 2018 seja como foi a de 2014.

     
            Autora: Joice Rodrigues – Turma C23


A Copa do Marcírio

            A Copa do Marcírio foi bem legal, bastante gente colaborou e também bastante gente não colaborou.
            Eu gostei bastante dos jogos, mas eu não joguei, eu nem gosto muito de futebol, mas essa Copa do Marcírio foi bem legal. A minha turma, a C23, ficou em 3º lugar. Acho que foi porque não nos esforçamos muito.
            Mas foi muito bom, eu me diverti bastante e acho que a turma também gostou.

            Autor: Leonardo Rodrigues – Turma C23


O grande jogador do Brasil: David Luiz

            O David Luiz é o melhor jogador do Brasil pra mim porque primeiro ele joga
muito, segundo ele dá passe para o gol, ele faz gol, ele fez um golaço no jogo contra
a Colômbia . Mas sabe por que eu acho o David Luiz o melhor jogador? Porque ele não ganhou o jogo por ele, ganhou pelos torcedores, pelos fãs deles. Uma coisa que me chama atenção nele é isso.
           Ele é muito humilde e é por isso que eu gosto dele. Tem gente que não gosta
do David Luiz. Eu não tenho motivo para não gostar dele. É muito bom de bola, ele não pensa nele, ele pensa nos torcedores, ele não é balaqueiro, ele não é exibido
        Ele é meu ídolo porque ele é muito atencioso com os fãs. Eles pedem autógrafos ele dá, pedem um abraço, ele dá, pedem para tirar uma foto ele tira, por isso que ele é meu ídolo

            Autor: Lucas Silva – Turma C23


A Copa Marcírio e a Copa do Mundo
    
            Achei bem legal, eu gostei dos turistas aqui na capital mesmo tendo perdido para a Alemanha e tendo ficado em quarto lugar, mas foi bem legal, teve algumas pessoas que fizeram arruaça nas ruas quebrando lojas, carros, roubando pessoas e fazendo muitas outras coisas.
            Foi legal porque nós também fizemos uma copa aqui na escola e a minha turma ficou em terceiro lugar. Eu gostei muito da Copa Marcírio.
            Gostei do jogo que tivemos aqui na escola. Minha turma ganhou o jogo. Todos os colegas trabalharam em equipe, todos se ajudaram e foi bem legal.
        
             Autor: Matheus Jaques – Turma C23
                        



A cidade em dia de Copa


            A cidade fica toda empolgada para os jogos, a cidade fica colorida, mais alegre, fica mais movimentada, com vários tipos de culturas diferentes, pessoas diferentes.
            Eu gosto quando tem jogos, ainda mais quando é do Brasil, todos ficam ansiosos.
A Copa do Mundo é muito importante, além de ser divertido. Vem pessoas do mundo inteiro para conhecer o país e assistir os jogos, conhecemos vários jogadores e é muito legal conhecer jogadores diferentes.

            Autora: Natália Rodrigues Leal - Turma C23
 

O momento mais interessante da Copa 2014 no Brasil

            Um grande momento da Copa pra mim foi a vitória da Alemanha na final. Foi merecida, não só a taça como o carinho dos brasileiros. Os alemães trataram muito bem os brasileiros. Por eles, eles não baixariam a cabeça se perdessem o título e sim continuariam de cabeça erguida, não ficariam tristes e sim levariam boas lembranças do Brasil e da Copa. A Seleção da Alemanha mereceu ganhar a Copa, pois todos os jogadores se empenharam e foram bem posicionados, por isso acho que a Alemanha mereceu ganhar.
           
            Desde o início eu acho que a Alemanha foi a equipe que mais se esforçou e se desenvolveu. Os jogadores tiveram bastante humildade também, pois deram bastante atenção aos brasileiros. Eles sempre foram bastante carinhosos e atenciosos com todos.                   
   
            Autora: Nathália Cunha Vasconcellos – Turma C23


A lesão do Neymar

          Eu achei tudo isso um absurdo. Tipo aquele jogador que feriu ele não estava jogando, ele estava lutando com os atletas do Brasil e também os jogadores do Brasil não estavam competido com o coração naquele bendito campeonato.
           Sete a um, é este placar que nenhum brasileiro jamais irá esquecer, na verdade o mundo todo nunca irá esquecer. Vão se passar 30 anos e o mundo todo ainda irá se lembrar do sete a um.
          Para mim, não, para todos, aquela lesão foi proposital. E para você, ela foi ou não foi proposital?

             Autora: Rainara Duarte – Turma C23
 
Um grande momento da Copa 2014 

              A perda de Neymar foi muito ruim para nossa Seleção. O Brasil inteiro sofreu com esta perda, principalmente a seleção porque contávamos com o Neymar para ganhar. Quando o Neymar saiu o time se invoca e foi jogar por Neymar, mas os jogadores da Colômbia se encolheram e o Brasil reagiu e conseguimos ganhar.
            Depois veio a Alemanha e sem o Neymar não deu mais, perdemos de 7 a 1 com o gol do Oscar, perdemos com um pouquinho de dignidade, mas mesmo assim perdemos e lutamos pelo quarto lugar, mas eram poucos brasileiros que ainda torciam pelo Brasil. Quem é brasileiro desde pequeno manteve sua fé no Brasil, mas nem em quarto lugar conseguimos chegar, perdemos de 3 a 0 para a Holanda e percebemos que sem Neymar não somos nada. O Neymar compareceu no jogo e viu nós perdemos.
Para nós brasileiros foi muito ruim, foi uma vergonha. Eu fiquei muito triste com esse últimos jogos. Nos últimos jogos fomos pior que nos primeiros. Esta Copa foi a pior do mundo. Odiamos essa Copa.             
            Autora: Tawane Eduarda dos Santos Oliveira – Turma C23
  


A lesão do jogador Neymar
           
            Neymar Júnior, um grande jogador da Seleção Brasileira, também é o artilheiro da seleção com cinco gols em quatro jogos. Neymar arrasou no jogo contra a Croácia fazendo dois gols pela seleção com a vitória de 3x1. Neymar também arrasou na partida contra o México.
            No dia da partida da Seleção Brasileira contra a Colômbia, Neymar atuou muito na partida, foi um ótimo jogador. Até que em um contra ataque da Seleção Brasileira o jogador da seleção da Colômbia, o Zuñiga, chega por trás de Neymar provocando uma lesão no jogador.
            Neymar é retirado do campo e encaminhado para o hospital. Neymar havia quebrado uma vértebra.
            Neymar teve que ficar um tempo de repouso sem poder jogar. A Seleção Brasileira, teve que jogar sem o artilheiro da equipe. A Seleção enfrentou a Alemanha sem o jogador Neymar.
            A Seleção teve menos chances de gols sem o artilheiro. E, infelizmente, a Seleção Brasileira foi eliminada por 7x1.

            Autor: Tayson Adriano dos Santos da Silva- Turma C23

 

O que me chamou atenção na Copa de 2014

            Gostei do grande exemplo de educação dos turistas que vieram assistir a Copa. Algumas torcidas de alguns países recolheram o lixo da arquibancada após os jogos. Poderíamos aprender muito com eles, bem que eles poderiam ficar um pouco mais por aqui.

                Li na internet que alguns turistas foram assaltados e até mesmo agredidos.

Fiquei com um pouco de vergonha, pois deveríamos dar um exemplo de comportamento, assim como eles deram.

             Gostei também do comportamento de algumas torcidas que demonstraram espírito esportivo, sem agressividade. Bem que as demais torcidas poderiam ser assim.



Autor: Thiago Goulart - Turma C23

Nenhum comentário:

Postar um comentário