quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Escrevendo crônica esportiva - Turma C21 de 2014



     O segundo trimestre teve como grande assunto a Copa do Mundo 2014. Todos viviam os jogos, comentavam as partidas e se emocionavam com a alegre invasão de outros povos e, consequentemente, de outras culturas que nosso país, que nossa cidade vivenciava.  
  Terminamos o primeiro trimestre estudando a crônica. Iniciamos o segundo produzindo, escrevendo, cronicando. E a Copa do Mundo virou nosso assunto. A Copa e tudo que acontecia nela. 
   Nascia assim a listagem dos 15 temas que foram oferecidos às turmas para que escrevessem sobre um deles, uma tentativa de crônica esportiva, parecida, mesmo que não muito, com aquela produzida por Armando Nogueira entitulada Peladas, que lemos e trabalhamos em aula. Parte desses temas foram sugeridos pela professora e parte pelos alunos, à medida que a atividade ia sendo desenvolvida. Eis os temas:
             
1. ____________________: o grande jogador do Brasil em 2014.
2. ____________________: o grande jogador da Copa 2014.
3.____________________: o grande goleiro da Copa 2014.
4. 2014: a Copa dos pênaltis.
5. 2014: a Copa dos goleiros.
6. Os sentimentos de um torcedor na hora dos pênaltis.
7. Os sentimentos de um torcedor na hora do jogo do Brasil.
8. Um grande momento da Copa 2014.
9. Copa 2014 e a invasão dos turistas.
10. A cidade em dia de Copa.
11. As Fan Fests de nossa cidade.
12. O grande técnico da Copa 2014.
13. A lesão do jogador Neymar.
14. A derrota de 7x1 para a Alemanha.
15. O quarto lugar do Brasil na Copa 2014.


        E as crônicas produzidas pela turma C21:

                                            Júlio César: o herói da Copa 2014
        
              Neste ano está acontecendo a Copa do Mundo aqui no nosso país: o Brasil!
          O nosso país está muito alvoroçado com os jogos da Copa sendo realizados nos estádios de seus clubes.
            Agora eu vou falar de uma posição que está sendo muito importante nesta Copa: o papel dos goleiros, mas vou falar de um em especial, o goleiro da Seleção Brasileira, o nosso Júlio César.
            Na última Copa ele foi muito criticado por causa da falha no jogo contra a grande Holanda, que por sinal está fazendo uma bela Copa este ano e por isso ninguém mais acreditava no trabalho dele e no início da Copa, esse ano, ele deu uma declaração para á imprensa que iria se redimir com a torcida brasileira, trazendo o hexacampeonato para o Brasil.
             Eu penso e acredito que o Júlio César está escrevendo uma nova história, um novo capítulo, está conseguindo reverter o olhar do Brasil sobre ele e seu trabalho, sua competência.
               Eu acredito em Júlio César, e você ???

            Autor: Alisson Ivan da Silva – Turma C21


   A lesão do jogador Neymar

          Foi num jogo contra a seleção colombiana, nas quartas de finais, que o maior astro da seleção brasileira, o Neymar, teve uma lesão muito séria a ponto de tirá-lo da Copa 2014.
       Ele se machucou num lance com um lateral colombiano esse jogador deu uma joelhada na costela que fraturou a vértebra e desfez um dos maiores, se não o maior sonho de Neymar, que era ganhar uma Copa do Mundo pelo seu país, sonho que foi desmanchado por conta desta lesão.

            Autor: Alisson Ivan da Silva – Turma C21



   Dia de jogo do Brasil
                                                    
Em nossas casas, nos dias de jogos do Brasil, é uma alegria só, principalmente quando nosso time faz um gol. Quando empata, ficamos todos aflitos e nervosos, mas
com aquela certeza que nosso time ainda pode ganhar. Na verdade, em todos os momentos do jogo há um banho de alegria que as pessoas sentem naquela hora.                       
      O simples fato da pessoa chorar, o que também não é um ''simples fato'', pois são momentos do jogo que as pessoas choram por diversas coisas, pode ser por alegria por medo, desespero ou até mesmo se o nosso time perder iremos chorar. Chorar não porque perdeu muito, ao contrário, porque em todo tempo o Brasil foi um campeão.
            Mas os tempos em que o brasileiro ficam nervosos são os momentos de pênaltis. Confesso que nesse momento eu mesmo: choro, grito, opino sobre os jogadores que vão chutar,  mas se o Brasil faz um gol é só alegria e o coração, quase sai pela boca.
    
            Autor:  André Fernando Romero da Rosa – Turma C21       





O grande goleiro da Copa 2014

O melhor goleiro da Copa 2014 foi um guerreiro, não desistia nunca, sempre emocionado com seu time, pois tinha fé que o Brasil iria ganhar.
Sempre incentivando seu time, para eles o melhor goleiro é o grande Júlio César. Sem ele seu time não iria ganhar de jeito nenhum.
O jogo que eu me emocionei foi do Brasil x Chile, que foi para os pênaltis porque o placar ficou 1x1. Quando eu vi que iria para os pênaltis eu fiquei só torcendo para que o goleiro defendesse e que os jogadores acertassem o gol.
Depois começaram os pênaltis e o grande Júlio César defendeu dois chutes do time adversários e quando eu olho para a TV vejo o grande Júlio César chorando de emocionado ao ver que o Brasil tinha ganhado. De repente ele vai atrás da goleira e tira uma correntinha com uma cruz, achei emocionante.

Autora: Andreane Amorim – Turma C21


A derrota do Brasil 

            O dia 4 de julho de 2014 foi um dia inesquecível, foi o dia que o Brasil perdeu para  Alemanha na Copa do Mundo. Foi muito triste porque na hora que fizeram um gol todos estava na esperança, mas quando foi o 2x, 3x, 4x e o 5x0 no primeiro tempo.
            Eu e muitas pessoas ficamos tristes, e nas gravações apareceram muitas crianças chorando. Eu também chorei por perder de 7x1 e no segundo tempo fizeram mais dois gols e ficamos muito tristes.
            Eu queria que fosse ao contrário: que nós fizéssemos 7x1, mas que pena que não foi assim

            Autora: Bruna Fredo Garcia – Turma C21


 MÜLLER - O GRANDE JOGADOR DA COPA 2014


            Müller da Alemanha, eu achei que ele foi o jogador que mais se destacou em 2014.
            Ele joga muito e tem respeito por seus adversários em campo. Quando eu vi seus dias de jogos, notei isso.
            A torcida da Alemanha pode ter poucas pessoas ocupando um os bancos, mas todos eles também devem gostar muito do Müller não apenas por ele jogar muito, mas também porque deve ser muito humilde.
            Só o fato da Seleção Alemã doar 20 mil para a África após ser Campeão, já muda a opinião de muitos sobre eles todos.
            Autora: Carina Alves. – Turma C21        

A Fan Fest de nossa cidade

            Quando a fan fest começou nossa cidade parou  não dava pra chegar nem  no centro e ainda mais com as manifestações, mas parou  mesmo quando aconteciam os jogos em nossa cidade.
Eu já fui a três fan fest e a experiência foi  muito boa. Na primeira vez que fui foi Brasil e Chile e foi bem legal. Na segunda vez que fui foi Brasil e Alemanha, foi quando o Brasil perdeu de 7x1 e foi bem triste, pois a maioria das pessoas começaram a chorar e ir  embora .                                              
Eu fiquei até o fim, pois ia ter vários shows, então fiquei . Na terceira vez que fui , foi  Argentina e Holanda e eu estava torcendo pra Argentina. Foram bem legais todas as fan fest que eu fui e vou levar essa experiência para vida toda .                                                                                                                                                   Autora: Cassiane Andrade  - Turma C21                                                     

     
2014 a Copa do goleiro Júlio

            O goleiro Júlio é um guerreiro. Todo o Brasil torce por ele para que ele possa ser eleito o melhor goleiro da Copa. 
            Vem de uma temporada ruim, era goleiro em Londres, mas foi para um time da segunda divisão.
            Mas mesmo assim Felipão confiou no goleiro Júlio, de 35 anos. Diferente de alguns Brasileiros que não confiam no goleiro desde a copa de 2010, quando o goleiro se atrapalhou com o zagueiro e fez um gol contra que deixou o Brasil fora da Copa do Mundo.
            Hoje, quatro anos depois da Copa passada, Júlio desse que sua história na Seleção ainda não tinha acabado. Mas nos três primeiros jogos da copa Júlio não tinha conseguido se redimir com a torcida brasileira.
            Chegou o dia da sua estrela brilhar: Brasil x Chile pelas oitavas de final da Copa do Mundo. No tempo normal empatou em 1x1 e o jogo se encaminhou para os pênaltis e lá Júlio mostrou que realmente sua história na Seleção não havia acabado. Davi Luiz bateu  a primeira cobrança e converteu e Júlio defendeu a primeira cobrança. O atacante William desperdiçou a cobrança e entrou em desespero, mas Júlio disse que ia pegar a cobrança. Alexis Sanches bateu e Júlio defendeu.
            A última cobrança do Chile foi na trave, e o Brasil chegou as quartas de final, graças a Júlio.
            Na hora da entrevista Júlio nem conseguia falar. A única coisa que disse que sua história na Seleção não havia acabado e ainda vai levantar o hexa no Brasil.
            Autor: Deivisson Santos da Silva  - Turma C21


2014: A Copa dos goleiros

            A copa de 2014 no Brasil foi marcada pelo grande desempenho dos goleiros, que na maioria das vezes levaram as suas seleções a frente, fazendo defesas importantes, defendendo pênaltis e até fazendo milagres.
            Vou destacar cinco goleiros dessa Copa: tem o Neuer da seleção da Alemanha, Howard dos Estados Unidos, Courtois da Bélgica, Guillermo Ochoa do México e o Sergio Romero da Argentina.
Neuer para mim é o melhor goleiro do mundo, ele é muito consagrado no Bayern de Munique da Alemanha.
            Já o experiente Howard com 35 anos bateu um recorde importante fazendo 16 defesas em uma única partida. É o goleiro do Everton da Inglaterra.
Mas já o Courtois, mesmo sendo um goleiro muito novo já é considerado um craque. Ele joga no Chelsea.
O goleiro Ochoa que fechou o gol contra o Brasil  é um goleiro consagrado, mas não tem clube.
Agora o goleiro Romero se destacou nas cobranças de pênaltis contra a Holanda. Nessa oportunidade defendeu 2 pênaltis. Ele joga no Mônaco da França.
Para mim esses 5 goleiros são os melhores de suas posições. E é a posição mais importante.

Autor: Guilherme Neto –  Turma C21


             Os sentimentos de um torcedor na hora do jogo do Brasil

            O meu sentimento foi de muito pavor porque eu fiquei muito apavorado quando eles começavam a jogar.  Até que nos primeiros jogos e eu estava sentido bem e eu sentia bem quando acabava o jogo com a vitória do Brasil.
            Essa Copa do Mundo foi muito marcante na vida dos torcedor do Brasil porque quando tem jogos a cidade lota sentimentos dos torcedores é de alegria e também eles se destacaram muito para agradar o time. 
           E meu coração foi ficando triste com a derrota do Brasil e eu acho que foram todos ficando com o coração nas mão e eu fiquei muito ruim com a derrota contra a Alemanha e isto foi muito ruim.

Autor: Ian  Fernandes – Turma C21


A Copa dos Goleiros

         Essa Copa do Mundo foi emocionante por causa dos grandes goleiros e dos novos goleiros que surgiram na Copa do Mundo no Brasil. Surgiram os da seleções não muito conhecidas, como os goleiros das seleções da Costa Rica, Estados Unidos, Chile, Colômbia e muitos outros,  inclusive o nosso goleiro Júlio César, que foi decisivo no jogo contra o Chile nas oitavas de final.
            E também se destacaram os outros goleiros das outras seleções, como os goleiros Neuer, Ospina, etc. E os goleiros das seleções que foram embora mais cedo, que não deram sorte. Pra mim o melhor goleiro de todos foi o Howard, da seleção dos Estados Unidos, que jogou muito bem contra a seleção da Bélgica, ele fez 14 defesas seguidas de uma pressão muito grande da seleção. Esse foi o melhor goleiro pra mim.
            Foram muitas as emoções nesta Copa do Mundo, inclusive nas decisões por pênaltis, por isso foi a melhor Copa de todos os tempos.
            Autor: Israel Bones – Turma C21

Os sentimentos de um torcedor na hora do jogo

            Na hora do jogo para muitas pessoas é bom, mas para outras é ruim. Tem  muitas pessoas que na hora do gol chora, grita, sofre e o coração dispara e tem pessoas
que até desmaiam e tem pessoas como eu  que começa a rir e não para mais.
            Na verdade eu não sei por que eu não gosto de futebol, mas no jogo do Brasil eu vi eu comecei a rir, mas depois eu fiquei com pena das crianças chorando. Eu pensei só: olha essas crianças aí chorando por causa do Brasil, mas não precisa ficar triste porque pelo menos o Brasil ficou em quarto lugar. Mas eu não sei porque eu comecei a rir e não parei mais porque o Brasil perdeu!

            Autora: Kassandra Santos – Turma C21

A invasão dos turistas

          Começam os jogos da Copa. Os turistas invadem o Brasil. Saio com minha mãe, vejo cada tipo de cultura dos turistas e me emociono quando vejo os turistas ou que minha mãe me fala quando vê eles no trabalho dela.                                                               
A invasão dos turistas no Brasil  só aumenta em ver a seleção de cada  país jogar na Copa fico pensando: Onde eles moram? Como eles vivem? Como eles torcem para seus países? Onde vivem? Fico aqui pensando e imaginando isso todos os dias a cada hora, e os turistas? O que acham do povo brasileiro? O que eles falam sobre nós?   
       
            Autora: Kélita Santos  - Turma C21


A cidade em dia de jogo da Copa

            Nos dias de jogo que tem aqui no Beira Rio, a cidade enche de turistas, cores, sotaques, pessoas, raças, emoções, torcidas, etc...
            Acho muito legal, pois conhecemos novas culturas, histórias, planos, sonhos e muitas coisas a mais.
            Eu era contra a Copa porque com ela foi gasta muito dinheiro, mas depois percebi  que é legal e vale a pena por que seremos reconhecidos no mundo todo e isso será bom, eu acho. Mas ainda estão faltando médicos, professores e muitos outros profissionais e isso é injusto com os brasileiros.
            Encerro por aqui, e estava torcendo para o Brasil ser hexa.
            Vai lá Brasil!

Autora: Nataly Pacheco – Turma C21

Copa de 2014 e a invasão dos turistas
            Quando a Copa iniciou já víamos vários turistas. Em Viamão ficou a Seleção do Equador e como minhas tias moram lá, eu fui para lá e consegui ver os jogadores e seus torcedores.
            Além de Viamão em Porto Alegre também encontrei o ônibus da Seleção da Argentina, em frente ao Beira Rio , como também vi o ônibus da Seleção da Nigéria. No centro de Porto Alegre vi vários argentinos e alemães com a camisa da sua seleção, cantando o hino do seu país e interagindo com os brasileiros.
            Achei muito legal, pois os brasileiros recebem os turistas bem, como eu espero que se um dia for a Copa no país deles, eles nos recebam também.
            Além dos estrangeiros virem para o Brasil, eles compram coisas e nos ajudam a arrecadar dinheiro para a melhoria das escolas, hospitais, etc...
            Por isso eu acho que a vinda dos estrangeiros ajudará bastante
            Autor: Nathan Fernandes de Lima – Turma C21

As Fan Fests de nossa cidade   

            Quando tem jogo a Fan Fest lota, fica cheia de pessoas, não dá para poder se mexer lá dentro, é muito apertado porque tem muitas pessoas.
            Quando tem Fan Fest a cidade fica lotada de pessoas, o trânsito para, fica tudo muito lento não da para sair de casa porque às vezes tem protestos.                                              
          É tudo muito perigoso. Quando acontece isso ninguém quer sair de casa por medo de ser assaltado ou medo de apanhar por não ajudar a fazer o protesto.
     Tirando isso, a Fan Fest é um ambiente bom, e também um local muito legal onde dá para conhecer pessoas e fazer amizades diferentes.                                                           
         Lá é um lugar para se divertir, tem vários tipos de bandas que tocam.

Autora: Nathiany Silva  - Turma C21




Júlio César: o grande jogador do Brasil em 2014

Na minha opinião o Júlio César foi o grande destaque da Seleção Brasileira. Ele salvou a Seleção com as suas belas defesas.
Contra o Chile, nas oitavas de final, no jogo e nos pênaltis, ele foi um herói para o Brasil ir para as quartas de final.
E no último jogo do Brasil, que foi contra a Alemanha, ele deu uma entrevista em que ele disse que preferia que o Brasil perdesse de 1 a 0 com uma falha dele igual a 2010 do que de 7 a 1 como foi.
Pra mim ele foi o melhor jogador da Seleção Brasileira, não foi o melhor da Copa, mas um dos melhores.

Autor: Ryan Barcellos – Turma C21




A cidade em dia de jogo da Copa

       A cidade de Porto Alegre em dia de jogo da Copa fica parada, daí quem trabalha tem que sair cedo do serviço para não pegar manifestação no centro.
      Em dia de jogo, a cidade fica toda transtornada, cheia de turistas estrangeiros, com o povo fazendo manifestação, quebrando tudo, e os estrangeiros festejando a Copa. O bom é que em dia de jogo da Copa se conhece vários estrangeiros no centro de Porto Alegre.
       Em dia de jogo do Brasil em Porto Alegre a gente pode torcer, gritar e rezar para nosso time ganhar na Copa. A cidade toda levanta a torcida brasileira para dar sorte ao Brasil.
       Quase todo o Brasil está torcendo para o nosso Brasil ganhar a Copa de 2014.

Autor: Thomaz Rodrigues – Turma C21



O grande técnico da Copa 2014

Esse ano, o técnico Felipão se superou em técnico burro.
Depois que Felipão fez toda a vergonha na Seleção Brasileira, ele queria se desculpar com uma cara de coitado mas para mim o culpado da Seleção Brasileira ter perdido foi o Felipão, e sempre será.
O coitado do David Luiz começou a se desculpar, como se fosse a culpa dele pelo time ter perdido de 7x1 da Alemanha.
Mas quem sabe no ano de 2018 a gente não ganhe a Copa sem o técnico Felipão.
Mas agora chegou um novo técnico para a Seleção Brasileira, o técnico Dunga. Tomara que ele não venha para fazer o Brasil passar outra vergonha que nem no ano de 2014 com o técnico Felipão.

Autor: Thomaz Rodrigues -  Turma C21
 



Os goleiros que brilham

            Em muitos anos os goleiros não brilhavam tanto como nessa Copa,  nem  os jogadores foram tão importantes como os goleiros. Nessa copa os goleiros estão se destacando muito.   
          Em relação à defesa de pênaltis, chutes perigosos, a queima roupa, eles estão fenomenais. Na verdade até os goleiros das seleções mais ruins pegaram diversos pênaltis e chutes decisivos.
            Nós, principalmente eu, estávamos esperando um show de todos os jogadores, mas  os goleiros roubaram a cena. Além da FIFA eleger o Neuer o melhor goleiro do mundo, todos os goleiros foram os melhores, eu estou gostando mais dos goleiros  do que dos jogadores .
            E, na minha opinião,   a seleção do melhor do mundo vai levar a taça

Autor: Weslley Gabriel – Turma C21


                Os sentimentos de um torcedor na hora do jogo do Brasil                                                                                                                                                                 
            Desde o começo dos jogos do Brasil acho que todos os brasileiros estavam animados e ansiosos, inclusive eu. No primeiro jogo lembro dos jornais comentando sobre a animação e a expectativa para o hexa. Lembro muito que na hora do jogo todos já estavam com seus potes de pipocas cheios e que aqueles que não se preparassem iriam  ficar sem, pois em qualquer mercado era muito difícil encontrar um bom saco de pipoca. Olhei todos os jogos do Brasil e realmente o que mais me deixou com medo da seleção ser desclassificada foi o jogo contra a seleção chilena. Aqueles pênaltis para mim foram para matar qualquer um do coração.
O jogo contra a Alemanha para mim não precisava terminar da maneira que terminou, apesar de ter sido um jogo em que não estavam presentes o nosso craque Neymar e o nosso ótimo zagueiro Tiago Silva. 
 Falando sobre a terrível participação do Brasil naquela partida contra a Alemanha, acho que agora não precisamos mais ficar nos lamentando sobre isso, temos é que seguir em frente agora com a volta de Tiago Silva, e com a motivação de Neymar aos seus colegas apenas para assistir ao jogo do Brasil com a Holanda. E então vamos todos juntos com o Brasil na luta pelo terceiro lugar.                                                           

            Autora:  Yasmin Garcia – Turma C21     


        O aluno Thiago escreveu sobre um tema não relacionado à Copa do Mundo. Escreveu sobre a relação dele com o celular, uma temática bem adolescente.


A importância do meu celular
            Nesse momento a coisa mais importante pra mim é o meu celular. Sem ele meu dia fica chato.
            No meu celular tem facebook, whatssap e músicas que eu gosto de ouvir e o que faço a noite toda é ouvir música.
            Mas também é ruim por um lado, me deixa sem dormir e fico cansado o dia todo por não ter dormido, me deixa com olheiras, fico meio estressado por causa do sono e acabo descontando  nos outros.
            Ao perceber que estava me prejudicando, eu andei parando de ficar a noite toda acordado.
            Autor: Thiago Gomes – Turma C21






Nenhum comentário:

Postar um comentário