quinta-feira, 15 de maio de 2014

Fato marcante de 2013 - C22 - 2014


         Os textos a seguir fazem parte da primeira atividade de escrita e de reescrita dos alunos de Cês20 de 2014. Nessa atividade de reescrita foram retomadas as noções de paragrafação, noção de frase, pontuação final, revisão ortográfica com o auxílio do dicionário, relevância das informações dadas em um relato narrativo e como proceder para dar um título ao texto.


MEU ANIVERSÁRIO

            Estávamos nos preparando para meus 13 anos. A festa foi no meu colégio antigo. Preparei convites e tudo mais, mas como eu teria aula de Matemática, resolvi faltar.
No dia seguinte era o grande dia: meu aniversário. Tudo estava do jeito que eu queria. Cantamos parabéns e tudo mais. Bateu para os dois últimos períodos, que eram de Matemática, mas como no final da festa me atiraram ovo e farinha não tive como ir para aula, tive que ir para casa, tinha ganhado um celular e queria mostrar para os meus colegas.
No dia seguinte estava na aula de Artes desenhando quando ouvimos um comunicado da direção dizendo: -  Alunos do 6° ano A: 
- Não haverá aula de Matemática, pois a professora Vera faleceu em um acidente de ônibus.
Na tevê apareceu que ela foi esmagada por dois ônibus.
                                              
            Autora: Alessandra Gabrielle – Turma C22      

                                                                                                         
MINHA PRIMEIRA VIAGEM

            Um fato que marcou a minha vida foi quando eu viajei pela primeira vez para Salvador, conheci várias coisas novas, comidas, praias, etc.
            Mas não gostei muito porque algumas partes de Salvador eram sujas. Mas as praias eram lindas! As águas eram transparentes e bem limpas.
            A comida era muito boa, mas tinha muito tempero e muita pimenta. E o que eu mais gostei foi a igreja do Bom Fim. A igreja é muito grande e é toda feita de ouro e prata.
            Esta viagem marcou minha vida porque eu conheci uma pessoa muito especial, que é minha vó.
          
         Autora: Emily Ávila -  Turma C22




DIA DO AZAR




            No ano passado, num dia ensolarado, eu, minha me e meus dois irmãos fomos na pracinha jogar vôlei. Eu e minha irmã fomos jogar bola. A minha mãe estava brincando com  meu irmãozinho. É quando eu caio, porque minha mãe toca a bola muito alto, só que o lugar que a gente estava jogando era inclinado e eu caio num buraquinho e viro o pé. Até aí tudo bem, mas do nada o meu pé começou a inchar e virou uma bola, começou a doer muito e eu gritei:
 
       A minha mãe olhou para o meu pé inchado igual a uma bola. Eu fiquei desesperada. A minha mãe foi me acalmando e tentando  ligar para o meu pai. Quando o meu pai retornou a minha mãe falou o que aconteceu. O meu pai, em menos de cinco minutos, chegou na pracinha. Ele me pegou e me ajudou a entrar no carro e me levou para casa. Chegando em casa, minha mãe me pediu para eu tomar um banho para a gente ir para o hospital. Depois os meus dois irmãos ficaram com  minha avó. Meu pai me ajudou a entrar no carro e me levaram para o hospital. Chegando no hospital meus pais me ajudaram a sentar em uma cadeira de rodas. Entrando no hospital minha mãe foi fazer o boletim explicando o que aconteceu para o médico. Eu e minha mãe entramos numa sala de raio x. Depois saímos da sala. Depois de uma hora e meia, o médico veio e me falou que eu torci o músculo do pé muito forte e se eu torcer de novo não volta para o lugar. E, por fim, eu fui enfaixar o pé.
Esse fato marcou minha vida porque eu não consigo fazer as coisas como antes. E dói muitas vezes.

Autora: Emily Rafaela – Turma C22





O PROBLEMA DA MINHA MÃE E DA MINHA AVÓ

            No ano de 2012 minha mãe teve um tumor no útero. Então ela fez a cirurgia e retirou. No ano de 2013, minha avó descobriu que tinha um tumor maligno no útero e começou a fazer quimioterapia.
            Minha avó passou uma boa tempo fazendo quimioterapia. Quando terminou, uns três meses depois, ela começou a passar mal, ter dores na barriga.
            Ela foi ao médico e descobriu que por causa da quimioterapia as paredes do seu estômago ficaram secas e era por isso que estava sentindo dores. O médico disse para ela comer coisa leves e tomar os remédios receitados.
            Numa noite, quando eu estava na casa da minha mãe, meu tio ligou, dizendo que minha avó tinha sido internada.
            Ela ficou internada por umas três semanas até o dia 22 de dezembro. No dia 25 de dezembro foi para o hospital, mas não foi grave.
            Hoje minha avó passa bem, mas ainda vai ao médico para prevenir qualquer outro problema.
                                                                                
         Autora: Gabrielly Carvalho Rezende -  Turma C22
           

O NASCIMENTO DA MINHA IRMÃ
 
            Minha irmã nasceu em 2013, no dia 18 de dezembro. O nome dela era Giovanna. Ela nasceu com problema no coração. Os médicos não queriam fazer a cirurgia naquele hospital, então foram a outro hospital, fizeram a cirurgia e ela saiu bem, mas depois nada foi bem. No outro dia minha irmã faleceu, com 4 dias de vida. Fiquei triste, mas tive que aceitar isso.
            No Natal não teve tanto motivo de alegria, mas depois de uns tempos até superei, mas é difícil não lembrar ou nem ficar triste porque é uma irmã que não está comigo.
            Tristeza vem, saudade também, mas agora tenho que seguir a vida e colocar um sorriso no rosto, pois a vida não para e temos que continuar.
            Na vida temos tristezas, assim como alegrias.

            Autora: Gianne Rodrigues -  Turma C22



A FESTA

No ano de 2013 eu estava em casa sem fazer nada. Até que a minha mãe chegou em casa.    
 A minha mãe disse: “Você quer ir dar uma volta, sair de casa, tu não tem nada para fazer, filho”. Eu respondi: “Tá, só deixa eu tomar um banho.”  A minha mãe disse: “Tá, vai rápido, filho, não demore.” Então depois do banho fomos para a parada de ônibus. Esperamos horas até que o ônibus chegou.
Dentro do ônibus eu perguntei para a minha mãe onde íamos. Chegou na hora a minha mãe falou: “Hoje é o aniversário da tua tia.”  “É mesmo eu me esqueci.” Entramos num ônibus, compramos um monte de coisa e fomos para a parada e esperamos horas e horas até que ônibus chegou. Descemos da parada e preparamos a festa e a minha tia agradeceu a mim e a minha mãe. 
Esse fato marcou a minha vida porque eu nunca esperei que a minha mãe ia chegar tão cedo.

            Autor: Henrique Garcia Ayala – Turma C22


O MORRO

            No ano de 2013, na minha casa, eu jogava bola, andava de bicicleta, olhava televisão, dormia e de manhã eu tomava café e mais tarde eu jogava vídeo game. Depois de jogar vídeo game eu ia para o Morro da Polícia e lá eu ficava olhando a cidade de Porto Alegre. Lá de cima eu via o presídio, o Guaíba, o Morro da Cruz e também minha casa e quase todas as casas da minha rua.


      Às vezes eu subo o morro para ver tudo lá de cima. Eu gostei muito de subir o morro porque lá eu fico em paz, sem nenhuma pessoa para me incomodar e dizer o que eu devo fazer, o único barulho é o do vento. Eu também gosto de ver tudo lá de cima, eu gosto muito do morro e de ficar sozinho. 
   
       Este fato foi o que marcou minha vida em 2013.

            Autor: Igor Nunes – Turma C22

                                                                              

                                                  
VOLTA ÀS AULAS
           
Há um ano atrás, antes do começo das aulas, estava um pouco apreensiva pela turma que ficaria na escola, pois não gostaria de ficar separada das minhas amigas.  A cada dia que se passava ficava ainda mais nervosa, até que o tão esperado dia chegou, fazendo com que eu ficasse uma pilha de nervos.
            Quando chegou a hora de ver qual a minha turma e quais eram os meus colegas, percebi que uma boa parte das minhas amigas estavam em turmas diferentes e fiquei  muito triste.
            No fim das contas, acabei fazendo novas amigas e não perdi aquelas que já tinha.
Isso foi muito legal, pois aprendi que nem sempre ficar em uma turma diferente daquela
de suas amigas  é tão ruim quanto imaginamos, pois com a falta de seus amigos você, automaticamente, acaba fazendo amigos novos e isso é muito bom! (pelo menos esse é meu ponto de vista).
     Isso foi bem marcante para mim porque acabei aprendendo uma lição valiosa: a de fazer amigos e não depender dos outros para viver minha vida.


Autora: Isadora Monte Blanco Schimtz - Turma C22


MINHA ESCOLA AYRTON SENA
          
            No ano passado eu fui morar em Sapiranga. Em Sapiranga eu comecei a estudar na Escola Ayrton Sena.
            Meu primeiro dia de aula foi muito bom porque   a gente teve um passeio. Fizemos um piquenique na pracinha, que era na frente da escola. Fiz bastante amizade no meu primeiro dia de aula.  
            A escola Ayrton Sena era uma escola muito legal, pois tinha vários brinquedos para a gente brincar na hora do recreio.
            O que marcou minha vida na escola Ayrton Sena foi que eu comecei a gostar de um menino. O nome dele era Rafael.



            Autora: Juliana Muraro Cargnelutti – Turma C22




MEU PRIMEIRO CARNÊ 

        Em junho de 2013 eu queria um tênis que não estava nas condições de minha mãe Gislaine pagar. Então pedi para ela me ajudar. Eu dava a metade do dinheiro e nós fomonloja e tiramos o tênis que custava 349 R$.
     Parcelamos em 5 vezes de 69,8 R$ para podermos pagar juntas. Daí durante 5 meses eu colocava 35 R$ e ela também, mas eu queria colocar aparelho nos dentes então eu pagava 69,8 R$ e ela fez um esforço para pagar os 69,8 R$. 

      E então nós terminamos de pagar em agosto e em setembro coloquei o aparelho.






Autora: Kate Helen dos Santos Martins – Turma C22







O SUSTO

Num dia de noite eu estava tomando conta do meu irmão de 3 anos para minha mãe tomar banho. Eu estava na cama com ele, eu e ele estávamos brincando em cima da cama. Ele deu um mau jeito no pé e machucou o nervo do tornozelo dele. Deu um estralo na hora eu pensei que tivesse quebrado. Mas minha mãe e meu pai pensaram que não tinha acontecido nada.
No outro dia ele não botava o pé no chão. Minha mãe levou ele no médico. O médico disse:
 - Ele machucou o nervo do tornozelo.
Ele enfaixou do joelho para baixo, ainda bem que não aconteceu nada de grave. Esse fato marcou minha vida porque foi um susto pra mim quando ele caiu no chão. Mas no final deu quase tudo certo.

 Autor: Kevyn Gadriel Soares dos Santos - Turma C22


LENDO SEM TER MEDO
                       
          O que mais me marcou no ano passado foi quando a professora Rosane me deu uma oportunidade de ler a carta de Caminha. Eu tive que interpretar Pero Vaz. Eu tive que ler para a maioria das turmas de Cês 20. Pra mim foi momento marcante porque pude interpretar uma pessoa famosa e também pude aperfeiçoar minha leitura.
        Também foi muito bom que a professora Rosane me elogiou para todos os professores pela minha interpretação e pela minha força de vontade de ler para os alunos de Cês20 sem ter vergonha.
            Foi muito marcante porque pude interpretar Pero Vaz e também ter lido a carta.
           
          Autor: Luan Machado Aguiar - Turma C22                                                                                                                       

ENCONTRO DE AMIGOS

            Nas férias eu estava entediado de só ficar no PC então eu combinei de fazer um encontro com os meus amigos que moravam em Porto Alegre.
            Entrei no fórum Sonic Rainboom e fiz uma postagem marcando um lugar aonde nós podíamos nos encontrar.
            As pessoas votaram para fazer o encontro na casa da Tati.
            Fomos eu Guilhos, Futashy,

Princess Luna, Felipe e o Miu.
            Ao chegar no local me deparei com o Felipe (Pokeh). Logo depois chegaram os restantes. Fui recebido com abraços e beijos. Na sala tinha uma mesa com alguns salgados e doces, nós nos sentamos e começamos a conversar.
            A Tati desceu e nos cumprimentou.
            Estávamos muito felizes por finalmente nos conhecermos pessoalmente. Eu e Pokeh já nos conhecíamos muito bem porque nós ficamos juntos nas férias.
            Logo após nós fomos direto ao assunto e começamos a conversar sobre o blog.
            Fizemos várias coisas, jogamos videogame e conversamos sobre o show Mlp
e o dia acabou.
            Esse foi o fato que mais me marcou porque eu finalmente conheci os meus amigos
pessoalmente.

            Autor: Lucas Peres Ribeiro –Turma C22


O DIA DO CAMPEONATO CHEGOU
           
             Um dos fatos que marcou minha vida foi que ganhei um campeonato pela primeira vez na minha vida.
            Quando eu fiz a primeira etapa eu não achei que iria conseguir, mas fui um daqueles que conseguiu. Mas quando eu fui a prova estava mais difícil do que pensei. Mas continuei e termine.
            De volta ao colégio, algumas pessoas que eu conhecia falavam:
            - Ah, eu acho que vou ganhar medalha.
            Eu achava que não iria ganhar nada.

            Um mês depois...

            A surpresa: fui o único do colégio a ganhar. Não era medalha, mas tudo bem, tinha os professores me elogiando e para mim isso já estava bom demais, só pensar que ganhei está bom.
            Esse fato marcou minha vida porque nunca fui a um campeonato, e ter ganhado isso para mim é uma notícia maravilhosa.

            Autor: Luís Henrique – Turma C22


MEUS AMIGOS E EU

            Em 2013 muitas coisas marcaram minha vida, a que mais marcou foi conhecer meus colegas que viraram meus melhores amigos na escola.
            O ano foi repleto de felicidade e muita diversão. Nós saíamos para festas, shoppings, Gasômetro, etc.
            Depois de um tempo nós nos tornamos uma grande família. Nós brigávamos, mas no fim nós nos perdoávamos.
            É muito bom conhecer pessoas novas com pensamentos diferentes. A amizade é uma virtude da vida. Amar o nosso próximo nos deixa mais felizes.

            Autora: Maira Natasha Dolzam – Turma C22


FATO QUE MARCOU MEU 2013

            Eu não tive um fato que me marcou em 2013, mas tiveram várias coisas que eu gostei, tipo quando começaram as aulas, quando revi minhas amigas e eu comecei a me interessar pelas aulas de Artes. Eu comecei a desenhar muito bem no final do ano de 2013.
            Eu fiquei muito nervosa porque eu pensei que eu ia rodar, mas não rodei e foi isso que aconteceu no ano de 2013. Esse fato foi marcante pra mim porque eu achei muito legal.

            Autora: Nathália Portes – Turma C22


EM BUSCA DE UM SONHO
           
            Eu tinha um sonho, que era comprar a minha própria guitarra e formar uma banda que fizesse muito sucesso no futuro.
            Um dia na escola eu discuti com meus colegas para formar a banda H.D.R. Os meus amigos concordaram em tocar comigo. Todos tinham seus instrumentos, mas tinha um problema: eu não tinha. Eu pedi para o professor Rodrigo para me emprestar sua guitarra e deu tudo certo. Mas ocorreu uma briga na banda e dois membros saíram, o baixista o e guitarrista.
            Chegou dia que eu pedi para os meus pais me darem uma guitarra, mas eram muitas contas, muitas coisas para pagar. Eu fiquei pensando em como conseguiria dinheiro para comprar a guitarra.
            Como a minha tia vendi latinhas na rua Ernesto, eu adotei esse meio para conseguir dinheiro.
            Eu comecei a juntar latas para reciclagem, mas não era o suficiente.
            No outro dia, na escola, na aula de Educação Física, eu fui convocado para jogar pela escola na modalidade esportiva basquetebol. Nós fomos jogar no Ginásio Tesourinha e nós ganhamos, perdemos, ganhamos e ganhamos. Voltamos para a escola com medalhas, camisetas e como campeões.
            Eu estava muito feliz por mim e por minha escola, mas eu ainda só pensava em conseguir dinheiro suficiente para comprar a guitarra. Então chegou o meu aniversário e eu fui surpreendido pelos meus pais com uma guitarra completa.
            Desde esse dia eu aprendi a não desistir dos meus sonhos.

            Autor: Roger B. Guimarães   -   Turma C22
           

A GRAVIDEZ DA MINHA MÃE

            Duas coisas marcaram minha vida em 2013: uma boa e uma ruim.
            A boa foi que eu estava na escola e minha mãe me ligou contando que estava grávida. Cheguei em casa e chorei de alegria. Meses depois minha mãe fez uma ecografia e viu que o bebê era uma menina. Fiquei mais feliz ainda e na primeira ecografia ela descobriu que estava com diabete gestacional, mas agora está tudo bem ela está com 7, quase 8 meses e minha irmã está bem.
                                  
                       MUDAR DE AMIZADES ÀS VEZES É A MELHOR COISA

            E a ruim foi que eu tive amizades muito ruins que acabaram fazendo com que eu mudasse muito, tirando notas baixas na escola, conversando muito enquanto o professor falava e muitas outras coisas.
            E um dia eu e essas amizades mentimos para os nossos pais que teríamos aula, mas nós mentimos e saímos. Mas um familiar meu me viu na rua e ligou para a minha mãe contando onde eu estava. Minha mãe me procurou em todos os lugares, me achou e brigou um monte comigo. Por essa razão eu perdi várias coisas: não ganhei meu celular, quase não fui viajar e desde que começaram as aulas minha mãe me leva e me busca na escola. Faz um tempo que ela deixou eu vir e ir sozinha para casa porque eu mudei de amizades.

            Autora: Suellen Teodózio - Turma C22


EXPULSO DO PROJETO

            Uma das coisas que marcou minha vida em 2013 foi que eu era do projeto de violão na escola. Como você deve ter notado “era”, pois fui expulso ter quatro faltas, uma coisa muito ruim.
            Mas vamos desde o início. Eu estou acostumado a levantar tarde, mas o projeto era de manhã e já era uma dificuldade.
            Fui na maioria das aulas de violão. Depois de um tempo não conseguia acordar cedo, pois estava dormindo tarde. Acabei faltando três vezes e o professor disse que não poderia faltar mais nenhuma vez.
            Acabei ficando doente, trouxe o atestado, mas mesmo assim não deu para continuar.
            Isto é uma coisa muito ruim, pois gosto muito de tocar violão e no projeto era um jeito de aprender a tocar mais rápido.
            Mas fazer o quê? A vida segue em frente.

            Autor: William Matheus Souza Brasil da Silva – Turma C22

Nenhum comentário:

Postar um comentário