quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Turma C23 - Avaliando nosso blog

    A última atividade de produção escrita das turmas C21, C22 e C23 deste ano de 2013 foi um texto de avaliação sobre a participação dessas turmas como fundadoras do blog que tem por objetivo divulgar para os possíveis leitores que tivermos os textos que escreveram durante o oitavo ano de sua vida escolar.  Conheça a seguir os comentários da turma C23.


Uma postagem marcante

Sobre o blog, ele está cheio de atividades que as Cês 20 fizeram, gostei bastante, achei interessante até entusiasmou eu e a Giovana a fazermos um. Tivemos várias ideias, gostei de ver os desenhos e de ler os poemas e textos dos alunos.
Achei o texto do Samuel Lima muito forte mexeu um pouco comigo de uma maneira interessante, gostei do trecho “De mim o que ficou no Marcírio foi o meu sangue de tanto cair nessas lajes e me machucar”. Bem marcante esta frase, o texto é antigo, mas mesmo assim gostei. Foi tirado da postagem “Marcírio: sinônimo de memórias”. Foi feito com uma simplicidade e com detalhes legais. 
    

Poemas que achei interessante

A postagem que eu gostei mais foi “Insegurança máxima”. O texto que eu mais gostei foi o do Andrew Garcia e do Nicolas Pereira. Gostei do poema por que fala sobre os problemas da adolescência que temos em casa, achei interessante, pois fala sobre dois estilos de músicas totalmente diferentes e que estão sempre competindo: o funk e o rock. Ainda bem que hoje em dia existe junto e misturado, mas sempre vai ter alguém que ache melhor funk ou rock.
Sobre a postagem das garotas da Natany, Yasmin e Ayane, é parecido com a minha vida, pois  tem várias dúvidas sobre adolescência.    
                        
                    
O que senti quando vi meu texto publicado

Quando eu li e vi meu texto neste blog, fiquei até um pouco entusiasmada, confesso que eu não imaginava que iria ser publicado.  

Autora: Alexya Sant’anna – Turma C23


Comentando nosso blog

            Escolhi a postagem sobre os nossos painéis: lendo, pintando e escrevendo, primeiro nós desenhamos e pintamos o painel, depois nós fizemos o texto sobre o cartaz.
            A segunda postagem que escolhi foi a do poema “Insegurança Máxima”. Nossa turma, a C23, reescreveu o poema com nossas palavras e inseguranças e depois postamos no blog. Esses dois posts foram os que eu mais gostei.

Autor: Andrew dos Santos Garcia – Turma C23


            Em nossa opinião, o blog é muito bom e interessante, porque possui vários trabalhos e postagens das turmas de C20. A maioria dos nossos trabalhos é postada no blog.
            A postagem antiga que escolhemos foi sobre o livro Marcírio: Sinônimo de Memórias. Nesta postagem tem o texto Fatos que Marcaram Nossa vida, que fala sobre as lembranças e memórias dos alunos do Marcírio e os acontecimentos mais legais, muito interessante.
            A postagem de outra turma C20 que escolhemos é sobre reciclar, reduzir e reutilizar.    O nome da postagem é “Os 3 Rs” e foi feita pela turma C21. Nós gostamos muito desta postagem porque os alunos dizem o que fazem para economizar água, luz, como ajudar a natureza e isso é muito bom para nós.
            Nós achamos legal e ao mesmo tempo estranho ter nossos textos no blog, porque não vai ser só a professora Jane de português que vai ler nossos textos, mas sim todas as Cês20 e pessoas que visitarem o nosso blog vão ver.

Autores: Nicolas Pereira Pinheiro e Andrew Garcia – Turma C23



Nosso blog

            O blog das Cês20 é muito interessante por que mostra os trabalhos e projetos dos alunos do Marcírio. É muito legal acessar o blog e ver nossos trabalhos e textos todos bem feitinhos. É como se fosse uma recompensa pra nós. O projeto do blog é legal também porque não só nós, mas também outras pessoas podem ver nossos trabalhos.
            Nós achamos o “Jornal com Bah!” um projeto bastante educativo, porque com ele os alunos podem aprender português, podem aprender também como entrevistar pessoas e até como ser um jornalista no futuro.
            O mais interessante é o conteúdo do jornal que de uma certa forma mostra o dia a dia da escola, mostra alunos e funcionários, entre outros assuntos.
            Escolhemos comentar a postagem da C21 sobre o livro ''O tesouro de Olinda'' porque eles trabalharam um livro diferente do nosso e os textos que eles produziram são bem resumidos falando sobre o carnaval de Olinda. Parabéns à turma C21!
            Nós nos sentimos prestigiados ao ver todos os nossos trabalhos bem feitos no blog “Cês 20 Marcírio”.


Autoras:  Ayane Maldonado e Natany Weber – Turma C23


O texto que mais gostei da postagem “Fato que marcou o ano de 2012” e “A primeira vez que eu vi o mar” foi o do Andrew Garcia dos Santos
          Eu achei o texto excelente porque fala sobre fatos marcantes na vida desta pessoa. Este texto despertou o meu passado. A primeira vez que vi o mar foi tão bom que quase chorei porque a vista era bonita e era primeira vez que eu fui na praia
           O texto que mais gostei foi da postagem “Um lugar da cidade de Porto Alegre que eu gosto muito” foi “Redenção”, da Ester Vitória Santos Ceresa.
            Gostei porque a Redenção e um lugar bem conhecido por todos, admirado por turistas, mas a primeira vez que fui na Redenção foi quando tinha 5 anos para jogar bola com a minha avó quando ela ainda podia falar e andar. Foi a última vez que eu vi a minha avó falando comigo foi um dia inesquecível para mim!

Autor: Christian Souza - Turma C23


Postagens da turma C23

            O texto que eu escolhi foi o “Insegurança máxima”, do Andrew e do Nicolas Pereira. O que me chamou a atenção nesse texto foi o modo que eles conseguiram retratar o que os garotos precisam enfrentar no dia a dia.
            O segundo texto que eu escolhi foi o da Ayane, Yasmim e Natany porque eu me identifiquei muito com esse texto, achei também o desenho delas muito legal. Esses textos ficam na postagem: “Escrevendo poema com Carlos Queiros Telles”.
           
            Autora: Giovana da Cunha – Turma C23

                                  
Comentando o blog

            O blog está muito entusiasmante, porque eu entro e vejo os meus trabalhos, dos meus colegas e dos outros alunos de Cês 20. Quando eu leio ao textos das outras pessoas   eu tenho várias ideias, eu acho muito legal compartilhar com várias pessoas o meu trabalho e também gosto de ver as várias formas que existem de escrever os textos.
“Marcírio: sinônimo de memórias”
            O texto que eu escolhi é antigo é o do Samuel B. De Lima. Eu me apaixonei pelo texto dele porque eu achei superinteressante. O texto dele mexeu um pouco comigo, pois quando já estiver adulta vou me lembrar de tudo o que vivi no colégio e vou sentir saudades de tudo isso. Em poucas linhas ele falou poucas coisas, mas que mexeram muito comigo.
            O texto que eu escolhi foi o da Danielly Pereira, que fica na postagem “Inventando histórias”. Eu li esse texto e achei super legal porque ela resumiu várias coisas em poucas linhas e foi o suficiente para entender o que ela queria passar.
            Quando eu vejo os meus textos no blog eu fico muito animada porque várias pessoas podem ver o meu trabalho.

Autora: Giovana da Cunha - Turma C23


            Eu gostei da postagem “Produzindo um guia turístico”, pois ela nos ensina muito a respeito de produzir um guia turístico do nosso bairro. Não existe um guia turístico do nosso bairro, só da cidade inteira.
            Eu gostei também da postagem “Insegurança máxima”, pois trata do nosso dia a- dia e retrata bem a vida de um adolescente. 
            Eu achei muito interessante porque existem muitos blogs sobre tudo e eu nunca vi um blog sobre português
            As postagens antigas eu achei mais interessantes o “Jornal com Bah!” porque existem muitos jornais no RS, mas são poucas escolas que possuem jornal como a nossa tinha, várias escolas não têm o jornal.
            “Os três Rs da turma C21” eu gostei da postagem porque nos ensina a reciclar o nosso lixo e a economizar energia
            Eu me senti bem vendo nossos textos porque assim nós podemos chegar em casa e mostrar o que estamos fazendo em aula

            Autor: Iago Ramos Klohs – Turma C23


Eu gostei muito da postagem “Insegurança Máxima”, principalmente da versão do poema "Insegurança Máxima" escrita pelo Christian Souza e Iago Ramos, da turma c23, e também da ilustração do Christian Souza.          
            Eu gosto do blog porque ele mostra muitas coisas que acontecem na escola como passeios, palestras e projetos eu também gostei muito das versões do poema Insegurança Máxima, dos desenhos e das fotos.
           
            Autor: Igor Nunes - Turma C23


JORNAL COM BAH!

            O “Jornal com Bah!” é muito interessante porque trata do cotidiano da escola e é uma forma de registrar o que vivemos no ambiente escolar. Este projeto foi feito durante dez anos e era coordenado pelas professoras Débora conforto e Jane de Souza. Também escolhi porque acredito que seja a inspiração que a professora Jane precisou para fazer o blog. O “Jornal com Bah!” foi pioneiro em nossa escola, chegou com tudo e foi muito legal durante os dez anos em que foi feito em nossa escola. O período de execução foi de 2001 a 2011.
            Foi legal também porque era distribuído por toda escola e todos tinham a chance de ler e, para os preguiçosos, pelo menos dar uma olhadinha por cima

Autor: Jackson Ricardo Dornelles de Souza – Turma C23


O que eu achei do blog das Cês 20

            Eu achei o blog bem legal porque é uma forma de divulgar nossos trabalhos e atividades. E é legal por que é uma coisa que vem de geração em geração: em 1999 teve um livro que foi feito junto com alunos de outra escola e dali em diante tivemos o “Jornal com Bah!”, a revista da escola e agora o nosso blog.
            Foi legal mesmo porque é uma forma de registrar tudo que fizemos de mais legal nas aulas de português. Também é bem criativo porque em vez de apenas estudarmos em aula e irmos e bora, podemos olhar o blog em casa, ver nosss fotos e textos com calma, sem agitação da sala, e assim podermos aprender melhor.

Autor: Jackson Ricardo Dornelles de Souza – Turma C23


Comentando nosso blog

            Todas as postagens da turma C23 ficaram muito legais e interessantes, mas gostamos mais das postagens do “Insegurança Máxima”, porque a vida de um adolescente é bem dividida e cheia de dúvidas, e isso fez com que nós refletíssemos um pouco.
Gostamos também dos painéis que pintamos na quadra, porque foi muito divertido e todo o esforço que nós tivemos valeu a pena porque ficou muito bonito e expostos nos corredores chamou bastante atenção.
Olhando todo o blog, acabamos nos surpreendendo porque, não imaginávamos que tudo que a gente faz ou fez iria ficar bonito, interessante e que ainda iria parar em um blog, e isso nos incentiva a trabalhar mais ainda, porque a gente vê que está dando certo e que as pessoas estão vendo, dai a gente quer ver e fazer mais.
            A postagem antiga que chamou mais nossa atenção foi a do “Jornal com Bah!”. Gostamos  porque os alunos antigos das Cês20 de 2001  inventaram o jornal e ele existiu até 2011. Agora no lugar do jornal existe o nosso blog das Cês 20, que foi inventado neste ano de 2013.
            Gostamos da postagem da turma C21 a postagem “Adote um escritor” 2013 - Rogério Andrade Barbosa, e dos textos o que achamos interessante foi do Eduardo Maciel.
            Nós nos sentimos muito gratificantes e felizes vendo nossas postagens no blog, porque nunca imaginávamos que os textos e desenhos que nós fizemos iriam parar num blog, para todo mundo ver. Isso foi muito legal!

            Autores: Millena Benites e Nícolas Fagundes – Turma C23


POSTAGEM DA TURMA C23 

     Eu escolhi as postagens “Insegurança Máxima” e o painel/grafite porque foram os trabalhos que eu mais amei fazer. Foi uma experiência muito boa que eu nunca tinha tido em nenhuma escola que eu já estudei.
     Eu adorei fazer o poema “Insegurança Máxima” porque foi uma coisa muito boa que eu fiz e nós escrevemos coisas que acontecem no nosso dia a dia.                                              
      Adorei fazer o painel/grafite por que todos os meus colegas concordaram em cada um fazer a sua parte e não ficou pesado para ninguém com todos do grupo ajudando e colaborando.  Eu gostei muito do livro “Mapas da Cidade” por causa das postagens e achei muito legal a escola ter participado de um livro que foi distribuído para toda Porto Alegre e que eu posso ver quem participou da autoria do livro.
      A postagem Os Três Rs da turma C21 foi muito interessante porque nós podemos refletir sobre o que nós consumimos. Foi muito interessante ver nossas postagens no nosso blog assim nós podemos mostrar para bastante pessoas. O blog é bem interessante e nos incentiva a fazer muitas coisas boas para futuro.

            Autora: Naiara Andréa Dutra – Turma C23      


Comentário sobre a postagem “Insegurança Máxima”

            Ler esses poemas foi muito interessante porque eu percebi que têm muitas pessoas com as mesmas inseguranças que eu, as mesmas dúvidas em sair ou não sair, se eu vou brigar ou recuar, funkear ou pagodear, bagunçar ou arrumar. Será que eu entendo?
           
Primeira vez que eu vi o mar

            Ler estes textos foi meio estranho porque alguns não faziam sentido, como o do Andrew que ficou metade do texto falando de sorvete. Mas tinha alguns legais como o da Yasmin, o do Luiz Pedro e o do Nicolas Fagundes. Eles são legais porque eles mostram sentimentos, mostra que eles gostaram de escrever.

Autor: Nicolas Pereira Pinheiro – Turma C23


            A primeira postagem que eu gostei foi a do poema “Insegurança máxima”. Adorei os poemas, prestei atenção e notei que os alunos escreveram coisas que aconteceram no dia a dia deles. Um dos poemas que mais gostei foi o do aluno Andrew Garcia, pois ele se expressou muito bem no poema. Gostei muito mesmo.
            A segunda postagem que eu gostei foi o “Painel/grafite”. Achei lindos os desenhos! Percebi que os alunos gostaram mais porque saíram da sala de aula e foram para a quadra de basquete. Acho que foi a melhor atividade que já teve.
            Achei que o blog foi uma ideia muito boa, porque todos os textos que os alunos fazem não ficam atirados, esquecidos dentro da mochila, assim eles são utilizados para algo legal como é o blog.
            A postagem antiga que eu gostei foi ''Jornal com Bah!'', porque eles falavam de coisas que os alunos gostavam, coisas que interessavam para eles, coisas que davam mais vontade de ler o jornal. O jornal foi outra brilhante ideia, gostei demais mesmo.
            A postagem da outra turma de C20 que eu gostei foi o filme Estamira. O texto da Larissa, da turma C22, ficou bom porque ela explicou e tirou todas as minhas dúvidas sobre o filme.
            Quando vi meus textos ali no computador senti uma emoção enorme, inexplicável. Notei que tudo que eu escrevia não era mais como antes, jogado no lixo. Agora os meus textos, desenhos e fotos estão na internet, no blog que a professora fez com muito amor. Eu me senti muito importante.

Autor: Wellington Bruno de Araújo - Turma C23
                                                     

            Nós gostamos primeiro da postagem “Lendo, pintando e escrevendo”, que foi a dos painéis. Nós adoramos fazer esse trabalho porque nós, alunos da C23, nos divertimos muito e quebramos algumas barreiras que alguns tinham com outros, tipo bullying, preconceito, etc.
            Nós gostamos da postagem “Produzindo um guia turístico do lugar onde viemos”, porque é muito interessante e nós achamos muito útil ter um guia do nosso bairro. Adoramos as fotos que tem ali e amamos saber um pouco sobre as vidas dos professores.
            Achamos interessante o blog “Ces20marcirio.blogspot.com”, porque mostra um pouco do nosso esforço e nos incentiva a trabalhar mais. Achamos uma ótima ideia tirar fotos dos alunos trabalhando.

            Autoras: Yasmin Piassini e Juliana Machado – Turma C23           

Um comentário:

  1. Impressioonante! Ao avaliar o blog os alunos revisitam a História da escola, fazendo referência, não, referência não. Reverência à produção de colegas e professores, acessível no blog.
    Blog, maravilha da Internet. Internet, nova proposta de arquivo. Passado vivo, presente energético.
    Lendo os textos dos alunos dá um sentimento de que a escola é o melhor lugar do mundo.
    Será que exagerei ??? Quem duvidar leia!
    Os alunos observaram textos e imagens de colegas e professores de anos anteriores e imagens suas mesmo. E se conceituaram: ”éramos umas crianças fofas”. Que maravilha poder-se ver-se assim. Vê-se mais nos textos, já começaram a relativisar o tempo em suas vidas.
    Há um envolvimento em produzir para publicar no blog. E mais. Conhecer no blog as produções de anos anteriores, inclusive de anos em que não eram nascidos ou eram recém-nascidos. Registro escrito, fotográfico, etc – maravilha da civilização. Ainda muito melhor quando bem aproveitado.

    Entre tantas revelações dos textos destes alunos cito mais uma que produz interação entre faixa etária. Tales Silva, Turma C22, diz: ...”As postagens mais antigas, na minha opinião, são as coisas mais importantes do blog, pois têm muitas pessoas que nós não conhecemos, várias pessoas mais velhas e interessantes que falam como o colégio era antes.”

    Ainda de Tales Silva acrescento: “Eu escolhi as postagens dos alunos das turmas da C23. Eu gostei porque eles foram muito profundos e escreveram com muita energia e a professora Jane gosta de muita energia nas coisas que nós escrevemos com muito orgulho e todos, na minha opinião, todos mereciam notas boas por escreverem as coisas com vontade.”

    Outra aluna diz: “No blog das Cês 20 eu olhei as postagens os desenhos dos nossos colegas e gostei muito sobre o que eles escreveram, mas o mais legal de fazer as postagens foi quando eu fiz as minhas. Eu pensei que eu não iria me sair bem e olhando pelo blog eu vi que minhas postagens foram incríveis e boas de ver, sem falar dos desenhos lindos que eu fiz.” Stephanie Carvalho – Turma C22”

    E o comentário que fazem sobre os livros que seus colegas leram, e o desejo de lê-los também...

    Tem muito mais.

    Será que exagerei ??? Por favor, pelo sim, pelo não, opine aqui.

    Parabéns a todos os envolvidos, quanto mais a gente lê estes textos, mais dá vontade de ler.

    ResponderExcluir