segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Exercitando a escrita de crônicas - Turma C21


Uma escola de uniforme



           Esta escola, com a chegada do uniforme se transformou em uma polêmica,
Desenho de Patrick Pilar - C22
porque ninguém queria usar por ser laranja com cinza. As meninas estão se revoltando, umas se recusam a usar por ser dessa cor, outras usam numa boa. 
       Achamos que não será mais obrigatório usar os uniformes pela demora da chegada. As crianças da manhã já estão usando, mas nada de entregarem para o turno da tarde.

        Autoras: Danielly Pereira e Andrielly Batalha




Uma escola de uniforme


       Esta escola com a chegada do uniforme se transformou no maior zum zum zum. Na semana foi o problema na escola. Os meninos e meninas não gostaram foi da cor do uniforme. Ele é um laranja com cinza, como de um gari do centro. 
       O bom da história do uniforme é que as Cês10, Cês 20 e Cês 30 não vão precisar usar o tão temido uniforme. Para mim foi bom porque eu gosto de usar minhas roupas, até compreendo a questão dos demais alunos que não têm roupas para usar na escola. Como não é meu caso eu, na minha opinião, não precisaria participar do assunto "uniforme". 
     Agora o jeito de  acabar com esse assunto para mim é fazerem um manifesto contra o uniforme. Participariam deste manifesto os pais e os alunos que não gostaram do uniforme.
     Na minha opinião a escola tinha que selecionar os alunos que precisam do uniforme e também tinha que ser obrigatório o uso do uniforme para os que o recebam.


       Autor: Denys Oliveira Macedo



Uma escola de uniforme
 
Desenho de Marcus Ribeiro - C22
        Esta escola com a chegada dos uniformes se transforma em um grande pesadelo para os alunos. A nossa escola seria muito melhor sem uniformes. Os alunos deveriam se vestir do jeito que achassem melhor.

       Eu não entendo o motivo que eles têm para colocar esses uniformes. Com esse dinheiro gasto, eles poderiam investir em outras coisas para a escola, como arrumar os parquês, arrumar a sala de informática, os vidros das janelas que têm alguns quebrados, as cadeiras e classes também poderiam ser melhoradas, etc.

      A última coisa que a escola poderia precisar seria os uniformes. Isso é muito ridículo, aliás, os uniformes são ridículos.




      Autor: Eliel dos Santos Lopes 

 



Laranjas



       Suco de laranja, doce de laranja, pudim de laranja. Adoramos laranja e a cor que ela fica quando anuncia que a fruta está pronta para ser consumida. O problema é quando a cor da fruta vira a cor do uniforme.

      Mas a cor não é o único problema da roupa, o modelo também nos incomoda. Só o fato de pensar em usar o uniforme já nos revolta. Perderemos nossa personalidade, pois não poderemos expressá-la, porque com as nossas roupas podemos mostrar quem realmente somos e com o uniforme pareceremos todos iguais, perderemos todo o nosso estilo.

      Mesmo se trocassem a cor do uniforme para azul marinho com branco ou qualquer cor que não fosse chamativa, não iria resolver o problema totalmente, pois o problema em si é o uniforme, mas poderíamos tentar aceitar o fato de usá-lo.




             Autoras: Ester Ceresa e Yasmin Schmitz
 




Uma escola de uniforme
 
      Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em um transtorno, pois muitos alunos odiaram a cor, o jeito e o símbolo da prefeitura. Eles poderiam ter colocado outra cor e não precisava ter o nome da prefeitura. Poderia ser azul ebranco e poderia ter o nome da escola. 
      Tivemos uma boa aceitação do uniforme pelos alunos do 1º ciclo. Já os alunos do 3º ciclo odiaram o uniforme, não gostaram da cor e nem do símbolo da prefeitura. Se fosse de outra cor nós aceitaríamos melhor a chegada do uniforme. Principalmente as meninas odiaram o uniforme porque a cor é estranha e a calça do abrigo é muito larga, parece uma calça de menino.

      A nossa sugestão é que no lugar dos uniformes eles poderiam instalar os computadores novos da escola, que nós precisamos muito para fazer trabalhos. Em vez da prefeitura estar gastando com uniformes que quase ninguém gosta, poderia colocar novamente em funcionamento nossa sala de informática.  
         Autoras: Franciele Moura e Carolina Gomes

Uma escola de uniforme


        Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em uma escola laranjinha acinzentada, infelizmente para os alunos do colégio. Um aluno do 6º ano disse que odiou, detestou o uniforme por causa da cor de abóbora, os alunos disseram que pareciam garis e que só faltavam as vassouras e os latões de lixo.
        Para piorar, só faltam os garis chamarem os alunos da escola para limparem as ruas: Aí sim vai ficar uma gracinha.


       Autoras: Gabriela Moura e Ana Duarte 
 
LARANJAS
 
       Suco de laranja, doce de laranja, pudim de laranja. Adoro laranja e a cor que ela fica quando anuncia que o fruto está no ponto, está pronta para ser consumida. O problema é quando a cor da fruta vira a cor do uniforme da Escola Marcírio.

       Eu até gosto das cores laranja e cinza, mas não nos uniformes, laranja é uma cor tao linda. No uniforme é como se ela morresse, porque os alunos olham o uniforme como se ele fosse a pior coisa do mundo. Apenas o primeiro e o segundo ciclo receberam, mas faltaram uniformes para parte das Bês trinta e para o terceiro ciclo, que não recebemos.
        O uniforme é uma roupa que nos deixa em pé de igualdade porque ninguém fica diferente de ninguém. O uniforme laranja também pode ser um bem, ter um lado positivo, todos estarão iguais dentro da escola, ninguém se sentindo mais do que os outros, pois o que ninguém pensa é que todos federemos do mesmo jeito quando morrermos, a não ser que sejamos cremados.

        Autor: Luan de Souza




Uma escola de uniforme

       Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em uma verdadeira manifestação contra a cor do uniforme, que é laranja e cinza.

       Estas cores são horríveis, a maioria não gostou, e a minoria gostou porque são crianças.

A maioria dos pais gostaram, porque eles não terão que usá-lo e até mesmo comprar roupas novas para seus filhos.

   No III ciclo ninguém recebeu, e ficaram felizes, porque é vergonhosa a cor e muito chamativa.

Muitos gostariam de usar o uniforme se fosse de outra cor, como o tradicional azul-marinho ou até mesmo preto.

     Autoras: Kassiana Danielly e Mariana Vaz





Uma escola de uniforme

           Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em uma polêmica, causou muito transtorno entre os alunos do 3° ciclo, principalmente com as gurias. Os alunos do 1° ciclo, receberam uniforme e ninguém reclamou de usar.

          Não foi só a escola Marcirío que recebeu uniforme, foram todas as escolas municipais de Porto Alegre.
      As polêmicas maiores foram as cores do uniforme, que são laranja e cinza. Nós conversamos com a direção do colégio Marcirío para nos informarmos sobre o assunto do uniforme obrigatório. Eles citaram a possibilidade de o 3° ciclo não recebê-lo porque não há uniforme suficiente. Os alunos do 3° ciclo questionaram a escolha da cor do uniforme.


                        Autor:  João Pedro Borges e Pedro Assmann




Uma escola de uniforme


       Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em uma tremenda loucura, porque a cor é cinza com laranja e todos, inclusive eu, não gostei muito, mas tudo bem.

         Eu não gostei que ficaram falando que a cor do uniforme é de gari, mas não tem nada a ver, é só um uniforme para ter mais segurança e serem todos iguais...dentro da nossa escola. Que adianta a escola tentar dar mais segurança e outras coisas se os alunos não querem?       
       Na verdade, a escola só quer melhorar e crescer cada vez mais. Eles estão fazendo isso para melhorar, no meu ponto de vista, mas se os outros não pensam assim não posso fazer nada.

       Autor: Sérgio Leandro Padilha da Silva Filho




Uma escola de uniforme

      
         Esta escola com a chegada do uniforme se tornou um hospício, pois os alunos mais velhos odiaram e se recusaram a usar, inclusive nós, porque a cor é cinza e laranja, o estilo dele é muito horrível e por isso temos vergonha de usar o uniforme.

      Os mais novos adoraram o uniforme. Muitos dos alunos maiores acharam que os uniformes ficaram bonitos nos menores, mas mesmo assim se recusaram a usar, pois achamos muito parecido com as roupas de um gari.

       Muitos dos professores deram um susto nos alunos ao dizer que seria obrigados a usar o uniforme. Mas os uniformes não couberam nos alunos das C10 e C20.

       Autores: Thayná Passos e Thiago Veiga





Uma escola de uniforme

      

Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em uma baderna. Todos, na verdade alguns, falaram a sua opinião. E outros ficaram revoltados, outros ficaram inquietos, com dúvidas. A professora mal conseguiu falar com os alunos sobre a notícia, aconteceram vários boatos sobre os assuntos dias antes. Eu não acreditei muito que o uniforme, a peça de baixo, seria calça de abrigo.
       Mas meus colegas acreditaram bem rápido nos boatos de que o uniforme iria ser fosforescente. Já estavam até espalhando para seus colegas, que ficavam desanimados com os boatos.
     A maioria dos pais gostaram da ideia, pois é mais prático e uns acharam o uniforme bem importante. Mesmo que os alunos não gostem, foi uma escolha da Prefeitura para diminuir a desigualdade do jeito de se vestir dos alunos.

      Autora: Alexya Sant 'anna - Turma C23


Uma escola de uniforme

         Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em bagunça, porque os alunonão gostaram do uniforme. As cores laranja com cinza não agradaram muito, pois com essas cores os alunos parecem garis. Com isso eles ficaram revoltados, dizendo que não iamusar o uniforme.
     Mas confesso que é até bom o uniforme, porque têm alunos na escola que se acham mais do que os outros por terem uma roupa ou um sapato melhores, e isso irrita muita gente, inclusive eu.

      Autora: Ayane Maldonado - Turma C23


Uma Escola de Uniforme
Desenho de Andreina - Turma C22

      Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em polêmica. Os alunos da escola não sabiam de que cor era o uniforme, e os alunos ficavam pensando que cor poderia ser. Quando os alunos receberam ele, todos viram que era laranja com cinza.
      Algumas pessoas não gostaram da roupa, mas outras sim. O uniforme é bom para, por exemplo, se algum aluno sair da escola sem permissão será fácil de achá-lo.Também é bom porque sempre tem um aluno que fala, por exemplo: “Veio para a escola com a mesma roupa de ontem”. Esse aluno, com o uso do uniforme, também virá sempre com a mesma roupa.
      Então, na minha opinião, o uniforme é muito bom e de grande ajuda, só a cor que não gostei muito, mas não tem problema. Nas escolas particulares ou de ricos também tem uniforme, e dessas escolas que vi na televisão, até achei o uniforme meio legal, talvez melhor que o do Marcírio Goulart Loureiro.

      Autor: Andrew dos Santos Garcia - Turma C23 

Uma escola de uniforme

    Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em bagunça porque veio uniforme só para os pequenos. Tem pessoas que gostaram porque tem gente que tem problemas financeiros por isso é bom para eles o uniforme. Quem não gostou é porque gosta de se vestir diferente dos outros.
     Mas eu e muita gente não gostamos por causa da cor do uniforme, porque ele tem a cor dos garis: laranja e cinza. Não porque ser gari seja ruim porque gari éum trabalho honesto e que tem carteira de trabalho assinada.
     Eu gosto de laranja quando é bem usada, como em suco de laranja, pudim de laranja, bolo de laranja, adoro laranja e quando a minha mãe vai na feira de frutas eu peço para ela comprar laranja e bergamota.

      Autor: Andrey Ribeiro – Turma C23


A ESCOLA DE UNIFORME

     Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em uma rebelião, pois muitos alunos não querem usar o uniforme.Temos alunos tentando escapar do uniforme, tentando falar com o diretor para ver se eles mudam de ideia sobre colocar o uniforme na escola. Os professores disseram que não, que eles iriam colocar o uniforme sim, que não irim mudar de ideia sobre o uso do uniforme.
    Os alunos da Escola Marcírio se acostumaram com o uniforme e eles usam sem problema o uniforme, ninguém debocha deles, mas na escola de vez em quando tem algum aluno para debochar dos pequenos na escola.

      Autor: Christian Welington da Silva Souza - Turma C23
 

A chegada dos uniformes na Escola Marcírio

     A chegada dos uniformes na escola foi um desastre para alguns, os alunos não gostaram dos uniforme. Ainda bem que faltaram uniformes para o 3º ciclo. Só assim os alunos que não querem usar não precisam se preocupar porque daí não vão precisar ficar reclamando. 
     O uniforme foi uma surpresa para todos os alunos. Espero que nós, da C20, não tenhamos que usar. 

      Autora: Emyllin da Costa – Turma C23


Uma escola de uniforme

  
   Esta escola com a chegada de uniforme se transformou em uma polêmica porque todos alunos falavam que ia ter uniforme. Eles gostavam que iam chegar os uniformes. Chegaram os uniformes e poucos alunos gostaram.
     Quase ninguém gostou da cor laranja porque pareciam uns garis. Os alunos falavam dos outros que eles pareciam uns garis e ninguém gostou do uniforme.
    Quando chegou os uniformes, os alunos ficaram surpresos. Eles iam entregar os uniformes no dia 19 de abril de 2013. Os alunos pegaram os uniformes e não gostaram da cor, mas eles usam a camisa, o calção ou o tênis, uma parte do uniforme para cada dia.

     Autor: Felipe Paiva Cunha - Turma C23


UMA ESCOLA DE UNIFORME 

   
Desenho de Patrick - Turma C22
   Esta escola com a chega do uniforme se rtransformou numa bagunça, porque os alunos
usam só quando querem, alguns ganharam, mas outros não. A maioria dos alunos vem para a escola sem uniforme, porque dizem que cor é escandalosa, chamativa, realmente é bem esquisito. 
     Os uniformes chegaram na escola com a intenção de quebrar a desigualdade que existe na escola. Alguns pais não têm condições financeiras de comprar roupas da moda para seus filhos e outros pais podem dar algo melhor para seus filhos. Alguns alunos têm vergonha de não ter roupas melhores para usar e se sentem muito mal. A ideia do uniforme é boa, legal, mas a cor é o problema, é horrivel. 
       Eu até entendo a intenção do uso do uniforme, mas a cor é feia. Alguns não gostam de usar. As pessoas que não ganharam ainda ou não são do colégio ficam zoando as pessoas que usam o uniforme. Eu não usaria porque não acho legal, mas se fosse obrigatório eu iria usar. 

        Autora: Giovana Silva – Turma C23 


Uma escola de uniforme

      Uma escola de uniforme é totalmente igual. Os alunos ficam iguais em relação à roupa, ninguém quer aparecer ou se achar melhor por conta dos uniformes, a escola está bem mudada. 
     Na minha opinião, os alunos menores estão sofrendo bullying ao serem chamados de gari. Então a escola disse que quem não quiser não usa uniforme, quem usa hoje são só os pequenos. Ou seja, uma apenas uma parte da escola usa o uniforme.

Autor: Iago Ramos - Turma C23


Uma escola de uniforme

       Esta escola com os uniformes ficou estranha, todos laranjinhas com cinza,
só faltava a meia a luva e também o boné laranja e cinza e, para completar, a escola laranja e cinza.
    Esta escola virou uma polêmica com o assunto do uniforme, meus colegas e eu acreditamos que o uniforme viria para a nossa turma também, mais aconteceu um imprevisto: não tinha o tamanho para os grandes.
      Eu fiquei feliz porque eu não gosto da cor do uniforme e do tênis e também da mochila, que tem o símbolo da Prefeitura.

       Autor: Igor da Costa Nunes – Turma C23





Uma escola de uniformes

     Esta escola com a chegada do uniforme se trasnformou em uma verdadeira bagunça, porque as crianças começaram a ficar brabas com os professores, que não tinham nada a ver com os uniformes.
     Os alunos ficaram muito brabos, porque a cor do uniforme era muito feia e também não gostaram de usar o mesmo tipo de roupa que as outras pessoas, as maiores, que são do 8° e do 9° ano e ficaram sem o uniforme porque não tinha o tamanho certo para todos.
Os alunos maiores ficaram muito felizes com essa notícia.

     Autor: Italo Vieira – Turma C23


Uma escola de uniforme




    Esta escola com a chegada do uniforme se transformou num DMLU, só faltam as vassouras e os materiais de limpeza. Acho que se passarem garis na frente da escola elas vão ligar para o DMLU, vão dizer que tem um monte de garis aqui no Marcirio que não querem trabalhar, só querem ficar aqui no bem bom.
     Eu acho que fizeram tudo errado porque não tem muitos tamanhos grandes, então deram só para os pequenos. Na minha opinião, se não deram para os grandes também não deveriam dar para os pequenos.

     Autor: Jackson Ricardo Dornelles de Souza – Turma C23




Uma escola com uniforme

     
    Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em um caso muito problemático para nós alunos e para os professores. O uniforme é uma roupa que nos deixa iguais dos pés a cabeça.
         Muitos alunos não gostaram do estilo dos uniformes que chegaram na escola, deu muito problema, pois alguns alunos não ganharam. Como a cor do uniforme é laranja e cinza, alguns alunos revoltados não queria usar. Daqui alguns dias os uniformes vão chegar para que todos os alunos possam usar o uniforme, que será obrigatório.

        Autora: Juliana Machado – Turma C23







Uma roupa que nos deixa em pé de igualdade 
 


      O uso do uniforme nas escolas é necessário porque muitas das vezes as pessoas criticam as pessoas pelo jeito de se vestir, acabam brigando por causa disso, acabam deixando as pessoas envergonhadas por não terem o tênis, camisa, calça. Etc... da mesma qualidade de muitas, mas nem sempre é necessário “esculachar” a pessoa pelo jeito que ela se veste.
      Por isso mesmo as escolas decidiram fazer reuniões para que esse problema fosse resolvido, e acabaram chegando a conclusão de que era preciso o uso do unifirme. Só que o problema foi que nem todo mundo foi com a ideia de usar o uniforme, principalmente os alunos de 8º e 9º anos.
      Muitos criticaram o jeito e a cor do uniforme, mas poucos tiveram a consciência de que independentemente da cor ou jeito do uniforme, isso ia ajudar os alunos, não ia ter mais concorrência de quem usa a roupa melhor do que os outros. Certamente o uniforme vai ajudar bastante nesse caso.

      Autora: Millena Benites - Turma C23


Uma escola de uniforme

     Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em uma baderna. Alguns alunos não gostaram dos uniformes, principalmente da cor, e nem da ideia de usá-los para vir na escola.
     Nem todas as turmas ganharam os uniformes, apenas os alunos do primeiro ano ao sexto. Por um lado a chegada dos uniformes não foi tão ruim assim, pois tem crianças que não têm agasalhos para usar. Com a vinda dos uniformes eles não passam frio. Algumas crianças vinham de chinelo para a escola e com a chegada dos uniformes eles usam o tênis da escola.

      Autora: Naiara Andréa Dutra de Jesus - Turma C23


Uma escola de uniforme

    
  Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em uma loucura. A maioria das pessoas odiaram porque ele é muito feio por causa da cor dele, que é laranja e cinza. Se fosse azul marinho tudo bem. Mas só que laranja com cinza não dá.
      O uso do uniforme até que é bom porque não tem essa de “A minha roupa é melhor do que das outras pessoas” ou “Eu estou feia”. Com o uso do uniforme não terá isso, todo mundo vai estar igual.
     Mas nem todas as turmas ganharam porque a Prefeitura mandou uniformes errados: mais números menores e poucos maiores e, por causa desse erro, algumas turmas se prejudicaram e ficaram sem.
    Mas a maioria das pessoas adoraram por não precisarem usar esse uniforme e eu também adorei.

       Autora: Natany Weber – Turma C23 



UMA ESCOLA DE UNIFORME

         Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em um lugar mais organizado e exemplar, mas tem um problema: os alunos não querem usar os uniformes, alguns falam que vão usar. Os grandes morivos são porque todos vão ficar iguais, ele é feio, a cor é feia (laranja e cinza), as cores não combinam, etc...
      A direção anunciou que não vai precisar usar todo o uniforme, só uma peça:a camisa. Menos quinta-feira, quando os alunos vao ter usar todo o uniforme porque é o dia da hora cívica. Os alunos gostaram do anunciado, eles ficaram mais felizes porque porque não veio o uniforme para os alunos mais velhos, os que estavam reclamando.
      Depois do ocorrido os alunos mais novos concordaram em usar os uniformes e a paz voltou ao Marcírio

       Autor: Nicolas Pereira Pinheiro – Turma C23


UMA ESCOLA DE UNIFORME

     Esta escola com a chegada dos uniformes se transformou em uma baderna porque no ano em que estamos, o 8° ano, não chegaram os uniformes. Mas antes de saber disso muitos alunos do 8° ano já não gostaram das cores do uniforme que eram muito feias, laranja e cinza.
     Eu especificamente não queria e não quero usar o tênis, bermuda e o casaco. A camisa até tudo bem. O motivo que os uniformes não chegaram para os alunos do 8° ano foi porque não conseguiram tamanhos para os maiores.

      Autor: Rafael Nunes – Turma C23


Uma escola de uniforme
 
      Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em um suco de laranja. Ufa! Laranja pra cá, laranja pra lá. Meu Deus! Não aguento mais ver laranja! Para os alunos o uniforme da cor laranja foi um desastre. É muito feio.
     A chegada desses laranjinhas foi uma grande surpresa para os alunos. A maioria quando souberam dos uniformes até que aceitaram, mas quando souberam das cores e do modelo aí que todos não queria usar de jeito nem um o uniforme acharam muito bizarros e escandaloso. Tudo por causa da cor apenas poucos alunos do 2º ciclo se safaram de usar o tal laranjinha “uniforme”, mas o resto não. O 1º ciclo todinho ganhou, só os alunos do 3º ciclo que não ganharam porque não veio o tamanho deles porque não fabricaram.
       Hoje já tem 4 meses que o uniformes estão la escola e os apelidos já passaram todos já se acostumaram com os laranjinhas (uniforme)

        Autor: Wellington de Araújo - Turma C23


Uma escola de uniforme

      Esta escola com a chegada dos uniformes se transformou em um grande problema, porque muitas pessoas não gostaram por causa da cor do uniforme, que era laranja com cinza. Os outros alunos falavam que o uniforme era muito feio e que e que parecia de um gari.
    Mas as outras pessoas acharam o uniforme muito bom porque muitas pessoas não tinham roupa e tênis e vinham com roupas rasgadas e de chinelo ou de tênis furado, ou com saias e calções muito curtos para a escola.
    E também só chegou o uniforme para os pequenos. Os pequenos adoraram. Já os maiores que ficavam na turma dos pequenos não gostaram, porque os maiores queriam ter seu próprio jeito de se vestir e o uniforme foi feito para deixar todos iguais.

       Autor: Thalles R. de Oliveira – Turma C23


Uma escola de uniforme


   Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em um sério problema. Muita gente não gostou desse tipo de uniforme, pela cor e pelo modelo.
      Mas pensando bem, pra muita gente se tornou muito útil, porque tem gente que não tem roupa e tênis para usar.
      No meu ponto de vista, o uniforme é bom, porque tem muitas gurias que vem para o colégio não para estudar e sim pra desfilar. Eu acho isso um absurdo!!
       Por enquanto eu não estou usando ainda, então eu não tenho muita coisa pra discutir. Mas já posso afirmar que os pequenos das As 20 estão adorando essa ideia.

        Autora: Yasmin Moura Piassini - Turma C23


Nenhum comentário:

Postar um comentário