terça-feira, 6 de agosto de 2013

Exercitando a escrita de crônica

 Escrevendo crônica 

      Os textos que seguem são frutos de uma proposta de produção de crônica a partir do estudo dos elementos que compõem os textos que fazem parte deste gênero. O tema desta crônica é o mesmo tema da notícia que as turmas escreveram em abril: a chegada do uniforme na escola. Se ao escreverem a notícia os alunos tiveram dificuldade para não expressarem  o seu ponto de vista sobre o assunto, ao exercitarem o ofício de cronista eles tiveram que construir sua opinião sobre o tema, uma opinião crítica e educada, não valia xingamento. 
     Três foram as propostas apresentadas aos alunos para que pudessem escolher o melhor jeito de organizarem seu texto:

     Proposta 1

       Título: Uma escola de uniforme

        Primeira frase da crônica:

            Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em...............................
 
         O aluno que optasse por esta proposta deveria escolher a palavra que mais combinasse com o jeito que a escola ficou com a chegada do uniforme.


     Proposta 2

        Foram dados o título e o primeiro parágrafo. A partir daí o aluno deveria desenvolver seu texto.
              
                                                                   Laranjas

      Suco de laranja, pudim de laranja, bolo de laranja. Adoro laranja e a cor que ela fica quando anuncia que a fruta está no ponto, está pronta para ser consumida. O problema é quando a cor da fruta vira a cor do uniforme.


    Proposta 3


     Foi dado somente o título:

     Uniforme: uma roupa que nos deixa em pé de igualdade 



     
Laranjas


Desenho de Patrick
      Suco de laranja, pudim de laranja, bolo de laranja. Adoro laranja e a cor que ela fica quando anuncia que a fruta está madura, pronta para ser consumida. O problema é quando a cor vira a cor do uniforme.

      As pessoas até falam que laranja é uma cor feia . Mas para mim está opinião não importa. Os uniformes são Laranja os alunos que usam e utilizam o uniforme no seu cotidiano parecem uma cenoura andando. A cor até pode não ter agradado a maioria, a cor é muito chamativa.

     Os alunos maiores não utilizam os uniformes. A opinião dos alunos mais novos é diferente, eles não acham a cor chamativa e os usam, mas vamos confessar: os alunos menores ficam uma gracinha usando os uniformes.
 


     Autora: Aline Mariane da Silva - Turma C22




Uniforme: uma roupa que nos deixa em pé de igualdade 


Desenho de Andreína

    Com a chegada dos uniformes na escola ficou melhor porque ninguém fica comparando roupa, ninguém fica olhando quem tem a melhor blusa, a melhor calça ou o melhor tênis... Enfim, ninguém discute mas por causa de roupa. Agora todo mundo tem as mesmas calças e as mesmas blusas, ninguém e melhor do que ninguém Mas nem todos os alunos da escola receberam ainda, porque não tem tamanhos para todos. Por isso ainda tem pessoas que se acham melhores do que as outras. Mas na verdade essas pessoas na maioria das vezes são piores.

    Eu acho que todos têm que usar uniforme porque as pessoas que têm uniforme ficam chamando as outras de lixeiros e isso é ruim porque não é legal ficar chamando os outros de apelidos maldosos

  Autora: Andreína Vaz - Turma C22






  Laranjas



  
      Suco de laranja, pudim de laranja, bolo de laranja. Adoro laranja e a cor que fica quando anuncia que a fruta está madura, está pronta para ser consumida. O problema é quando a cor da fruta vira a cor do uniforme.

     Para alguns o uniforme não vale nada, para outros ele é muito importante como é para as crianças que não têm roupa para vir à escola.

     A Prefeitura de Porto Alegre fez bem em escolher o laranja para a cor do uniforme. Para alguns alunos as crianças estão vestidos de lixeiros. Esta afirmação não é muito legal porque são eles que recolhem nossos lixos e não temos que criticá-los.



     Autor: Brian Rodrigues da Silva – Turma C22







Uma escola de uniforme 


     Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em um grande falatório, alguns
alunos não gostaram e alguns gostaram.

     Para falar a verdade só os pequenos gostaram, os grandes falavam que parecia uniforme de lixeiro, eu pensava: “Haha, eles estão rindo. Daqui uns dias eles vão ter que usar também”.

     Agora para falar bem a verdade eu não gostei muito, só quem gostou mesmo foi meu pai e minha mãe. Eles falavam que iria ficar melhor para os professores localizarem os alunos.



    Autora: Fabiana de Oliveira - Turma C22





Uma escola de uniforme



     Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em uma escola com respeito, sem desfile de moda e sem gente que não é do colégio entrando dentro da escola, ficou com disciplina. Os uniformes são laranja e cinza. Alguns alunos não gostaram muito da cor dos uniformes.

    Mas os uniformes ainda não são obrigatórios, o que é a alegria de alguns alunos e e tristeza de outros. A maioria quer que não seja obrigatório porque acham que é roupa de gari por causa da cor.

    Mas para nós também é uma falta de respeito, porque alguns alunos não ganharam os uniformes porque se os pequenos ganharam, os grandes também tinham que ganhar. E como os grandes não ganharam, ainda continua um desfile de moda que não deveria ter no Marcírio.



     Autora: Fabyolla Silva Fernandes – Turma C22






Uma escola de uniforme



      Esta escola (Marcírio Goulart Loureiro) com a chegada do uniforme se transformou em uma verdadeira palhaçada. É isso mesmo, uma palhaçada, olha a cor do uniforme. Se vocês não notaram, é laranja com cinza, isso mesmo: laranja e cinza.

    Olhe bem as cores, mas vamos para de falar mal do uniforme. Ele ajudou muita gente com sua chegada, pois facilitou na identificação e organização dos alunos

      Há pessoas que muitas vezes não têm roupas para vir para a escola, e o tênis é muito bom porque é a melhor coisa para dia de chuva, e tem gente que ainda fala mal dele.

      Eu só falo mal da cor. 

       Autor: Henrique Frankin Bastos – Turma C22






Uma escola de uniforme



     Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em uma tremenda bagunça, pois nem todos gostam e nem todos querem usá-lo. Vivíamos em muita paz e harmonia, mas aí apareceu o tal do uniforme laranja.....O-D-E-I-O! Virou uma tremenda bagunça, porque o uniforme é um grande tormento na vida dos estudantes, nem um quer ficar igual ao outro, e podia ser rosa, né ?

     O uniforme não foi distribuído para algumas turmas ainda, então os que receberam usam e os que não usam ficam debochando, isso começa a dar um desgosto. E há 2 semanas atrás, a manhã inteira usava o uniforme e hoje em dia poucos usam, isso é um exemplo de desgosto. Não é obrigatório usá-lo e ainda bem que eu não recebi, pois odeio laranja e pra constar, meus olhos combinam mais com azul bebê.



     Autora: Katriele Fontela Drexler - Turma C22




Laranjas

 

   Suco de laranja, pudim de laranja, bolo de laranja. Adoro laranja e a cor que ela fica quando anuncia que a fruta esta madura, está pronta para ser consumida. O problema é quando a cor da fruta vira a cor do uniforme da escola Marcírio.

    A cor do uniforme é cinza com laranja, a cor escolhida pela prefeitura. Por que será que eles escolheram laranja? Ninguém sabe ainda por que. Mas tem alguns alunos que não gostam dessa cor, mas fazer o que né?

     Em outras escolas como Morro da Cruz, Judite e América também vão usar o mesmo uniforme. Eu não achei muito legal essa de usar uniforme, mas como é a obrigação da escola, vamos respeitar.



     Autora: Larissa Santos – Turma C22




UMA ESCOLA DE UNIFORME 


     Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em uma balbúrdia, porque todos os que não usavam uniforme ficavam zoando os que usavam o uniforme, porque diziam que se parecia com o uniforme de lixeiro. Eu penso que isso não deveria acontecer porque isso é bullying.

    Dizem que nossa escola é uma das melhores, mas eu não sei por quê. Eu acho que é só pela aparência, mas a aparência não diz nada para mim. Os professores deveriam explicar por que nossa escola é uma das melhores para nós, os alunos, compreendermos o motivo do Marcírio ser uma das melhores .

    Hoje estou olhando pela janela e tem alunos fazendo Educação Física e não estão uniformizados, só estão com os casacos. E então por que uniforme se não é para usar?

                 Agora fiquei sabendo que vamos receber o uniforme, mas não vai ser obrigatório usá-lo.



    Autor: Lukas Cristiã Santos da Silva – Turma C22




Uma escola de Uniforme



     Esta escola com a chegada dos uniformes se transformou em uma bagunça porque quase ninguém se agradou com isso. Bom, eu posso falar que eu não me agradei porque tudo no uniforme está errado, para começar a cor é horrível e a mochila eu particularmente não gostei.

    Mas também há coisas boas como a gente não vai sujar nossas roupas e nem precisar toda hora comprar roupas para vir ao colégio. Há também aquela história que os alunos do 8° e 9° ano não querem usar os uniformes e isso é verdade . Eu acho que se o uniforme fosse mais bonito eu até usaria a blusa apenas, mas como o uniforme é assim, eu que não quero usar.

     Autora: Marcia Gabrielle Portes dos Santos – Turma C22




 Uniforme para imagem




       Esta escola com a chegada dos uniformes virou de pernas para o ar, pois todos os alunos do terceiro ciclo não queriam vestir o uniforme de jeito nenhum, queriam um uniforme de cor adequada, de preferência azul, porque o uniforme tem a mesma cor dos uniformes dos garis.     
      Não há necessidade disso porque é para o bem dos alunos da escola, sem o uniforme não tem igualdade social na escola. O uniforme é para dar uma nova imagem para a escola, para que tenha ordem, respeito, igualdade. Com isso um dia na escola, a escola anda bem e com uma imagem respeitosa e bem vista.



      Autor: Marcus Ribeiro - Turma C22




O uniforme



      O uniforme é uma roupa que nos deixa em pé de igualdade por que de vez em quando algumas pessoas vem mais arrumadas que as outras algumas pessoas não se sentem bem com isso.

     Também algumas pessoas se exibem porque tem algumas coisas melhores que outra porque os pais dos outros alunos não têm condição de dar do bom e do melhor para essas pessoas.

    Para essas pessoas que os pais não podem dar do bom e do melhor foi muito bom os uniformes porque com uniforme ninguém pode se exibir, falar mal da roupa dos outros, todo mundo do colégio fica igual.



     Autor: Matheus Santos – Turma C22


Uniforme



       O uniforme por um lado foi bom e pelo outro foi ruim. Muitas pessoas, ou seja, alunos gostaram e mães apoiaram o uso do uniforme, mas outros alunos não gostaram da ideia.

     Uns alunos ficaram falando que era era parecido com uniforme de lixeiros. Os alunos da manhã adoraram e os da tarde odiaram e ficaram fazendo brincadeiras de mau gosto com eles, chamando-os de lixeiros e falando que eles vieram fazer a coleta hahaha.

     As peças do uniforme são:tênis, camisa, calça, bermuda e jaqueta.Os diretores puniram os que ficaram se arriando nos uniformes, eles acharam que era preconceito e era mesmo. Essa foi uma experiência da vida que mostrou muitos preconceitos por parte dos alunos.



             Autor: Nicolas Alves – Turma C22






Uma escola de uniforme



    
      Esta escola com o uniforme virou uma bagunça, zoação pra lá, discussão pra cá, só
 pela maldita cor do uniforme, só porque é laranja com cinza os alunos da escola e pessoas caçoam do uniforme dizendo que é de gari, é de lixeiro.

     Eu achei interessante. Bem que o colégio ficaria legal com uniforme, emblema e mascote. Quase igual aqueles colégios que aparecem na TV e que têm emblema, mascote e casaco do time de algum esporte. A minha opinião é que esta escola está se desenvolvendo.



             Autor: Patrick Santos – Turma C22





Laranjas
 


     Suco de laranja, pudim de laranja, bolo de laranja. Adoro laranjas e a cor que ela fica quando anuncia que a fruta está madura, está pronta para ser consumida. O problema é quando a cor da fruta vira a cor do uniforme.

    Todos os alunos ficaram agitados devido à chegada dos uniformes.Todos estavam ansiosos para saber qual a cor do uniforme. Quando os alunos viram o uniforme foi uma loucura, porque a cor do uniforme era cinza com laranja.

    Começaram a dizer que era cor de roupa de gari, que eles não iriam usar porque as pessoas iriam debochar deles.Só que as pessoas que debocharam dos uniformes da escola, eles não sabem que ser gari é um trabalho digno, igual a qualquer outro e que se não tivessem garis eles iriam morar e transitar em ruas sujas, cheia de lixos e conviver com a sujeira seria impossível.



     Autora: Paula Nayara Lima Machado – Turma C22





Uma escola de uniforme



    Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em uma polêmica, porque ninguém gostou da ideia. Os alunos não gostaram da ideia porque os uniformes são muito feios.
      Alguns alunos do terceiro ciclo até gostaram dos uniformes, mas não tinha o seu tamanho. Só os alunos menores ganharam.
      Agora eu acho que nós alunos maiores vamos ganhar porque pediram o nosso tamanho e eu acho que agora vão nos dar os uniformes.
Acho que isso vai ser melhor para todos os alunos.

      Autora: Shellen Flores Machado – Turma C22





Uniforme: uma roupa que nos deixa no pé da igualdade



    Acho que é bom uniforme por que tem vezes que “pessoas” vêm com roupa curta e reclamam que os guris ficam passando a mão nelas

    É bom também porque a roupa é adequada para vir ao colégio e todo mundo vem uniformizado e não vai ter motivos para ninguém reclamar na coordenação

    E acho também que o colégio podia ter micro-ônibus mas isso não tem nada a ver com o uniforme que nos deixa no pé da igualdade.


     
      Autora: Stephanie Carvalho – Turma C22





UMA ESCOLA DE UNIFORME



       Suco de laranja, pudim de laranja, bolo de laranja, adoro laranja e a cor que ela fica quando anuncia que a fruta está madura, está pronta para ser consumida. O problema é quando a cor da fruta vira a cor do uniforme. Laranja é uma cor muito bonita, assim como a fruta, o problema é que não é uma cor apropriada para ser usada em uniformes.

      Laranja é uma cor chamativa, ela pode ser usada para pintar portas, casacos também, mas para uniformes não! Tudo se pode fazer de bom com laranja, como um chazinho bem quentinho, laranja pode ser uma cor para-se admirar em vários tipos de lugares.

É normal alguém da minha idade não gostar da cor dos uniformes, como dizem os adultos: “Os jovens de hoje em dia...”. Bom, pode se dizer que o laranja vai ser sempre laranja.


      Autora: Tainara Alice Domingues Moraes - Turma C22





Chegada dos uniformes 
 


      Na Escola Marcirio Goulart Loureiro no dia 19 de abril de 2013 chegaram os uniformes, mas antes de chegar os alunos falaram que gostariam que chegassem os uniformes duma vez.

      Mas quando os uniformes chegaram os alunos acabaram não gostando do modelo e da cor.       
       Os professores disseram que não seria obrigatório o uso dos uniformes .os uniformes não chegaram para todos os alunos, só para os alunos do primeiro e do segundo ciclo.



       Autor: Tayson Adriano dos Santos da Silva - Turma C22





Uma escola de uniforme



        Esta escola com a chegada dos uniformes se transformou em um suplemento de apelidos aos colegas que usam o uniforme, parecia uma rebelião contra quem usava o uniforme, que choravam ao serem chamados de gari e iam na coordenação. O vice-diretor foi lá e disse:

      - Mas por que esculachar as roupas que a Prefeitura deu e gastou do seu dinheiro para dar os uniformes para vocês, se nós do colégio fôssemos ruins nós podíamos mandar vocês comprarem os uniformes, e quem não usasse não entrava no colégio, mas nós não somos assim, então vocês tem que colaborar!

      No dia seguinte nós os alunos pensamos muito e colaboramos com o vice-diretor disse para nós, e de lá pra cá quem ganhou o uniforme usa, mas não é obrigatório



       Autor: Thales Silva de Abreu - Turma C22





Uma escola de uniforme



      Esta escola com a chegada do uniforme se transformou em um transtorno por causa do bullying que ocorre com o turno da manhã.

      Os alunos da C30 e alguns alunos da manhã vêm mexendo com alguns alunos da manhã. Alguns dão bola e outros nem ligam para eles e outros vão na coordenação reclamar. Adianta um pouco, mas não é suficiente. O bullying começou no dia 19 de abril e isso deixou algumas pessoas envergonhadas. Mas só alguns, os outros alunos estão sempre na mesma rotina. As cores não agradaram a maioria porque são laranja, cinza e uma outra cor que nem faço ideia de que cor é. Laranja chama atenção até demais, mas o cinza é meio simples, mas só falam dos pequenos, porque os mais velhos não ganharam os uniformes.



       Autora: Thamires Brasil – Turma C22




Laranjas



       Suco de laranja, pudim de laranja, bolo de laranja, adoro laranja e a cor que ela fica quando anuncia que a fruta esta madura, está pronta para ser consumida. O problema é quando a cor da fruta vira a cor do uniforme.

        Laranja é muito bom como é bom usar uniforme. A cor da laranja é ruim, é feia que nem a cor do uniforme. A laranja faz bem para a saúde, porque tem muitas vitaminas, usar uniforme é bom para as pessoas porque ajudam elas a se identificarem e a terem igualdade.

       Muitas crianças não gostam de laranja porque é azeda. E muitas crianças não gostam de usar uniforme por causa da igualdade ou porque o uniforme é feio mesmo. Mas as crianças sabem que a laranja e o uniforme são coisas essenciais para nossa vida.

      Autora: Vitória Longaray – Turma C22






Nenhum comentário:

Postar um comentário