quarta-feira, 30 de abril de 2014

Fato marcante de 2013 - C21


         Os textos a seguir fazem parte da primeira atividade de escrita e de reescrita dos alunos de Cês20 de 2014. Nessa atividade de reescrita foram retomadas as noções de paragrafação, noção de frase, pontuação final, revisão ortográfica com o auxílio do dicionário, relevância das informações dadas em um relato narrativo e como proceder para dar um título ao texto.   


O dia que conheci minha irmã

            O fato que marcou o ano de 2013, pra mim foi quando conheci minha irmã mais nova, que eu não conhecia. Mas meu pai um dia conversando comigo me contou que eu tinha uma irmã de 3 anos, que era do novo casamento.
            Então um dia meu pai veio me visitar e trouxe a nova esposa e minha irmã pra eu conhecer. Minha irmã é lindinha, meiga, adora dançar funk, principalmente a música quadradinho de oito e a mãe dela me contou que leva ela nos bailezinhos de funk para crianças e só dá minha irmã dançando funk.
            Eu amei conhecer minha irmã e não quero perder o contato com ela nunca mais.

            Autor: Alisson Ivan Cassemiro Bastos da Silva – Turma C21








Matemática e Espanhol: minhas dificuldades do ano passado     
                  
       Meu nome é André e tenho 14 anos. Estudo no Marcírio desde o pré e adoro essa escola, pois aqui conheci metade dos meus amigos.
         Meus hobbies favoritos são desenhar, tocar guitarra e andar de skate.  Meus melhores amigos são Mateus, Luan, Bruno e Gustavo. Adoro conhecer novas pessoas interessantes e divertidas.
        Ano passado foi muito difícil pra mim tanto em Matemática quanto em Espanhol, mas logo no fim do ano me dei conta que já estava na hora de eu melhorar as minhas notas e consegui passar de ano.
      Ano passado eu li muitos livros bem interessantes como “Hades: Terra inversa” e “Hobbit”. Confesso que não sou muito de ler livros, mas me enjoei de ficar no facebook e decidi ler.
     No ano passado, mesmo tendo os problemas em Espanhol e Matemática, fui bem em várias outras matérias, como Artes, Português, Ciências, Geografia, etc.

       Autor: André Fernando Romero Rosa – Turma C21

Assim de repente

         No começo do ano de 2013, foi muito bom, importante para mim. Por quê? Porque conheci duas amigas-irmãs. No entanto, pensei que eu não ia me apegar tanto com elas. Mas passou um tempo eu notei que cada dia de aula que elas não vinham eu ficava muito triste, sozinha, sem vontade de fazer nada.
        Depois de um tempo comecei a andar com elas em todos recreios. Comecei a sentir cada vez mais falta delas. Pensei, pensei já sei vou começar a ir com elas até suas casas.
A partir daí comecei a ir com elas até suas casas todos os dias. Era assim: um dia eu levava uma, e no outro dia levava a outra. E no fim agora para mim eu considero como minhas irmãs e as mães delas são como minhas mães.
        Hoje em dia não consigo ficar longe delas, elas fazem muita falta para mim. Sem elas, sem ninguém. Os nomes delas são Natany e Ayane. Manas, adoro vocês!

     Autora: Andreane Amorim Piuga Matia  - Turma C21



Volta às aulas

     No primeiro dia de aula de 2014, eu fiquei muito nervosa porque eu pensei que eu não iria ser colega das minhas amigas porque eu não queria perder a Carina e a Yasmin, isso me deu uma ansiedade.
       Mas quando eu fui ver na lista da C21 eu vi o meu nome lá e comecei a procurar a Carina e a Yasmin e eu fiquei tão feliz em ter as minhas amigas na minha turma.
        Depois eu vi a Nathaly, Nathiane, Kassandra, Kélita, a Cassiane, etc.
        Eu fiquei muito feliz com os meus colegas, com todos eles, mesmo quem não gosta de mim.
        E tomara que até o fim do ano todos se conheçam bem, porque tem alguns que não se conhecem bem, só de vista.
        Eu só conheço bem, bem mesmo a Carina a Yasmin e a Nathiane.
         Isso me marcou porque eu nunca quero perder minhas amigas!
                                                                                                                                                                 Autora: Bruna Fredo Garcia – Turma C21



                                MINHA SITUAÇÃO DIFÍCIL EM 2013


            No meu 2013 teve coisas muito agitadas, mas foi muito marcante. Não foram muitas novidades que marcaram, mas foram muitos fatos em que não acreditei.
            O que marcou muito foi um qualquer, quando minha família ficou sabendo que meu cão estava com a doença da Parvavirose. Não acreditamos, mas depois de alguns dias ele demonstrou sintomas.
            Minha mãe ficou preocupada, enfim ela acabou pesquisando mais sobre essa tal doença. Ela viu, e todas nós vimos também que ele estava com o Vírus. Não foi agradável a nossa situação, pois depois de um tempo, minha mãe o levou no veterinário.O médico disse a ela que ainda poderia tratar ele.
            Ela recebeu uma receita de um remédio e foi comprar. Ela estava dando todas doses certinhas, de hora em hora. Aos poucos ele foi Melhorando.
Hoje, minha mãe tem todo cuidado com o meu cachorro. O nome dele é Scotty.
                                    Hoje ele tem 8 Anos e agora ele está muito bem de saúde. ^-^

               Autora: Carina Alves Lima – Turma C21

 
Conhecer novos amigos
                                                                      
Vou começar bem do início. Como sempre começaram as aulas de novo todos os meus amigos do ano passado eram ainda meus amigos, mas eu queria conhecer novos amigos. Então comecei a me aproximar de pessoas novos que nunca imaginei conhecer que são os meus melhores amigos. Lembro bem como conheci os meninos.                         Foi um dia bem estranho, estava meio que triste por causa do meu ex-namorado, então o irmão dele veio falar comigo e me apresentou para os amigos deles, foi por causa deles que eu virei roqueira. Voltando para o início, foi assim que eu comecei a gostar de skate e foi assim que eu quebrei o tornozelo. Foi bem dolorido. Bem depois comecei a namorar com o Luciano. Ele era bem legal, mas não deu certo.
            Eu acho interessante por que conheci novos amigos e também muitas amigas. Mas esse ano vai ser show, vou fazer mais amigos. Eu amo fazer amigos e como eu disse antes, a vida me afastou de amigos que eu pensava que seriam para vida toda e me aproximou de outras que nunca imaginei conhecer.     
                                                                                                                                
            Autora: Cassiane Andrade – Turma  C21                                               

 
 Meu amigo já era

            Meu nome é Deivisson. Vou contar a história do meu amigo Alf (Rodrigo), que era um grande amigo.
            Ele começou a andar com amizades ruins, fazer coisas erradas, brigas, discussão,
xingamentos, palavras feias e incomodar e bagunçar na escola. Isso começou a atrapalhar o bom andamento da aula em todas as disciplinas.
            Os professores resolveram fazer uma reunião para debater a permanência do aluno nas dependências da escola. Somente um professor foi a favor de dar outra chance ao menino.
            Depois disso foram chamados os pais do menino e foi dado a notícia à turma que o aluno não estaria mas fazendo parte desta escola. Eu muito incomodava e isso serviu para abrir meus olhos. Mas mesmo ele incomodando sinto muita falta dele.
       
            Autor: Deivisson Santos da Silva – Turma C21
      

A festa junina!

Ano passado eu era o líder da minha turma, que na época era a C13, eu participava do grêmio estudantil, que juntava todos os líderes.
Nós tínhamos que elaborar a festa junina. Pensamos que ter um touro mecânico seria o máximo!
A gente discutia como que nós conseguiríamos pagar o valor de duas horas do aluguel do brinquedo.
A gente se virou do jeito que deu. Vendemos pastéis, suco, refrigerantes, bolos e balas.
Chegou o dia da festa junina! Nós tínhamos conseguido alugar o touro.
Nós fizemos o túnel do terror e a cadeia e comercializamos iguarias deliciosas.
            Foi a maior satisfação ver todo mundo se divertindo.

            Autor: Guilherme Oliveira – Turma C21

 
UM ANO DE FUTEBOL

        Estava em casa quando um amigo me chamou, para jogar um jogo que estava acontecendo no Planet Ball. O time que estava jogando era entre cinco. Eu no gol, e o Bruno, Eduardo, Nicolas e o Yuri na linha.
     Começa a partida de futebol. Saímos com a posse de bola. Começamos a passar a bola um para os outros. Nosso técnico estava elogiando a gente. Estávamos perdendo de 1 a 0, mas nós tínhamos chance no segundo tempo. Já conseguimos empatar 1 a 1 e depois viramos o jogo para 2 a 1 e termina o jogo e nós ganhamos!
     Esse fato marcou a minha vida porque foi o melhor dia que me aconteceu no ano passado.

        Autor: Jonatas Marques Carlos - Turma C21





MEU MELHOR ANIVERSÁRIO DOS ÚLTIMOS TEMPOS

        Meu nome e Israel, tenho 13 anos e o fato que marcou minha vida foi quando eu fiz meu aniversário, que foi muito legal. Foi o melhor aniversário de todos que eu já tive. Vieram meus melhores amigos e meus parentes. Nós nos divertimos muito, Foi até tarde e nós fizemos muita farra.
            Nós fizemos um monte de coisas e no outro dia eu e meus amigos ajudamos a limpar tudo, por isso foi muito legal. Eu gostei muito do meu aniversário porque vieram todos meus melhores amigos e meus parentes especiais.
           
            Autor: Israel Bones – Turma C21



Um ano de futebol

         Estava em casa quando um amigo me chamou para jogar um jogo que estava acontecendo no planetebol. O time que eu estava jogando era entre cinco. Eu no gol, e o Bruno, Eduardo, Nicolas e o Iury na linha.                                           
            Começa a partida de futebol. Saímos com a posse de bola. Começamos a passar bola um para os outros. Nosso técnico. Estava elogiando a gente estávamos perdendo de 1 a zero! Mas nós tínhamos chances no segundo tempo. Já conseguimos a empatar 1 a1 e depois viramos o jogo 1 a 2 termina o jogo e nós ganhamos! Esse fato o marcou a minha vida porque foi o melhor dia que já me aconteceu no ano passado.

            Autor: Jonatas Marques - Turma C21




Amizade de verdade

                O meu texto é sobre o dia que descobri o que é amizade de verdade. O dia foi o dia quando eu conheci minhas amigas. Aos poucos fui descobrindo que podia confiar nelas, que elas podiam confiar em mim.
                Tem muitas coisas sobre elas que sei até hoje e não contei pra ninguém. Esse ano uma delas estuda de manhã, só que ela conversa todo dia comigo. É por isso que sei que é amizade e é de verdade. E sei que quando precisar de qualquer coisa vão vir me ajudar. E uma delas eu conheço faz quatro anos.

               Autora: Kassandra Santos – Turma C21


           
Minhas trapalhadas com minha amiga

No ano passado eu e minha amiga estávamos saindo para ir na casa da minha mãe para pegar umas sacolas de roupa para entregar pra minha vó, quando eu, meu pai e meu irmão ainda morávamos com a minha vó.
Estava caminhando com a minha amiga Nathalia, minha mãe e com meu irmão na frente do colégio e tinha um colega nosso que gostava da minha mãe e falamos pra ela. Então fomos até ali no colégio e minha mãe falou: “E aí, você não vai me pedir em casamento não? Minha filha me disse!” O Jonatas, todo envergonhado, falou: “Não, não! É tudo mentira.” A gente riu um monte do nosso colega. Chegando ali no portão do colégio, A mãe da Natali chamou nós para escrever nossos nomes na prancheta. Saindo do colégio, ficamos com medo de sermos xingadas por ter entrado no colégio. Saímos de lá começamos a caminhar para ir na casa da minha mãe.
Então chegamos na casa da minha mãe tomamos um copo de água e pegamos as sacolas e fomos para a casa da minha vó. Quando a gente estava caminhando encontramos uma amiga nossa e demos um oi para ela e começamos a caminhar de novo. Quase na metade da lomba, Nathália começa a procurar o cachecol da vó dela toda preocupada porque ia levar um xingão. Voltamos a procurar o cachecol da vó dela, nada do cachecol, ela toda apavorada, como ia dizer para vó dela que ela tinha perdido o cachecol. Quando chegamos na casa dela, ela contou tudo para ela e a vó dela gritou: “Como você pôde perder o meu cachecol, eu tinha comprado pra mim no Dia das Mães, Nathalia!” Nathalia pediu desculpa para a vó dela.
Como ela não pôde ir na minha casa, eu tinha que ir sozinha. Chegando perto da minha casa, encontrei duas amigas nossas, Thayna e Laysla, que me ajudaram com as sacolas. Largamos na minha cama e saímos da minha casa.

Autora: Kélita dos Santos – Turma C21

 
MEU PRIMEIRO CELULAR
 
         No dia 25 de dezembro ganhei meu primeiro celular, um Galaxy Pocket. Minha mãe havia dito que não iria me dar, mais eu insisti tanto que ela acabou me dando. Mas, não sabia que iria ganhar porque fui em um retiro da igreja. Era para ela me dar no dia em que eu chegasse desse retiro. Quando cheguei, nada do meu celular. Fiquei triste, mas entendi a situação.
         Mas, no dia 25 eu ganhei dela um batom cor de boca. O nome dele é Sereia. Gostei, mas ainda não estava satisfeita. Mais ou menos à meia-noite e vinte ela me deu o meu celular.
       Era por volta de meia noite e meia, eu, minha mãe, meu pai e um amigo saímos para passear de carro. Na Volta da Cobra a porta não estava bem fechada, ela abriu e bateu num carro. Não sei de quem era, mas, não importa porque ninguém reclamou.
       Esse fato me marcou porque foi o primeiro celular da minha vida e nunca esquecerei.

           Autora: Nataly Pacheco Pires - Turma C21



         QUANDO MEU AVÔ FOI PARA O HOSPITAL

            Meu avô tem problema nos rins, ele tem insuficiência renal crônica e tinha que fazer diálise. Um dia ele passou muito mal e foi para o hospital quase morrendo, perdendo muito sangue, pois estourou uma veia no braço dele.
            Ele foi para o hospital Santa Casa, passou mal de novo. Foi para o hospital de Viamão, pois na Santa Casa não tinha recurso para atendê-lo ali.
            O hospital de Viamão também não tinha recurso e ele acabou indo para o hospital de Gravataí e passou tão mal que acabou mudando o modo de fazer diálise. Ele poderia fazer em casa a diálise, mas enquanto isso ele ficou quase 3 meses no hospital.
            Ele foi pra casa e fez a diálise em casa por 2 anos e pouco.

Autor: Nathan Fernandes de Lima -  Turma C21


Meu primeiro tombo de skate

            Eu comprei meu primeiro skate no dia 13 de outubro na loja de skate Help com meu pai, minha mãe e meu irmão. Demorei muito tempo para escolher o skate. Logo depois liguei para o meu primo que também é skatista e nós combinamos de sair para andar de skate no final de semana seguinte. Então chegou o tão esperado final de semana.
            Nós nos encontramos na pista de skate IAPI. Chegando lá nós conversamos com outros skatistas. Então nós decidimos bater um game. Meu primo ganhou a primeira partida de game e um amigo nosso que conhecemos lá ganhou o segundo game e o terceiro, até que no quarto eu fui deslizar e caí. Machuquei o braço então eu fui para casa e o meu primo foi para minha casa comigo. Nós rimos muito da situação.
            Esse fato me marcou porque antes eu já tinha andado de skate e não tinha caído nenhuma vez.             
           
            Autor: Rian Camparra – Turma C21
 
Um ano de futebol
           
            Teve um dia do ano passado que eu estava deitado na minha casa de tarde                 Nesse dia não haveria aula e o Guilherme me chamou para ir no BOE treinar num time de várzea.
            Chegou o dia do primeiro jogo: perdemos de seis a três.
            No fim de semana, no seguinte jogo, empatamos em sete a sete.
            No terceiro jogo ganhamos de seis a dois.
            Último jogo do campeonato perdemos de oito a um para o time rival.
            Por fim não sei em que lugar ficamos.
            Este fato marcou a minha vida em 2013 por que eu nunca tinha jogado um campeonato.

            Autor: Ryan Barcelos – Turma C21



As minhas melhores férias

                O momento que marcou minha vida foi durante minhas férias, quando passei o mesmo mais feliz da minha vida. Passei a metade das férias indo em cinemas, parques, praças e até fui para a Restinga visitar meus avós. Passei uma semana com eles.
                Quando voltei para o colégio foi uma festa só. Minhas colegas, amigas... Vieram perguntar como foram minhas férias... E foram ótimas, mal posso esperar para o ano acabar e eu poder repetir tudo outra vez.

               Autora: Schailen Suzan Luna Farias – Turma C21
 


As férias de 2013

         O ano de 2013 foi muito legal. Eu me divertia com amigos, ia no centro, jogava futebol, fui pra praia e ia em festas, etc.
            Gostei de um torneio que eu participei, fui escolhido para jogar pela minha escola. Meu time ficou em terceiro lugar. Às vezes eu jogava na rua também.
            Eu ficava sempre até umas 9 e 30 na rua ou mais. Era bem legal ficar conversando com amigas e amigos.
            Quando ia pra escola sempre revia os amigos, amigas e professores e sempre me tratavam bem. Sempre que dava eu ia na praça jogar bola. E de vez em quando ia no centro. Lá tem restaurante, coisas pra beber e comer e, às vezes, ia em outros colégios ver as gurias, às vezes até encontrava amigos antigos e ás vezes fazia novos amigos.
           
            Autor: Thiago Corrêa Gomes – Turma C21


Bullying entre colegas na hora do recreio

            No ano de 2013, na escola, na hora do recreio, as minhas colegas tinham feito uma brincadeira comigo de mau gosto. Elas fizeram uma coisa que me deixou com raiva, que me deu vontade de grudar a mão na cara delas. Maira, Jacqueline e Andressa, elas usaram folhas de caderno. Elas escreveram meu convite de 15 Anos. Elas escreveram mensagens bem assim: Eu lhe convido para minha festa de 15 Anos, meu dia de princesa.Thomas.

   Eu fiquei tão brabo que fui para a coordenação de turno, reclamar, só que lá na coordenação elas começaram a se fazer de santas. A coordenadora Cláudia chamou
os pais delas e a minha mãe. Daí nos voltamos para a sala. No outro dia os nossos pais foram na escola e ficou tudo resolvido. Elas me pediram desculpas e voltou tudo ao normal. Esse bullying que fizeram comigo me marcou pelo resto da minha vida.

Autor: Thomaz Pinheiro Rodrigues - Turma C21
 

Acampamento no verão

        No verão de 2013 eu e minha família saímos de férias para Santa Catarina em um camping. Foi uma experiência muito legal porque conhecemos várias praias novas e aprendemos a montar barracas. Na praia todas as tardes aproveitamos para jogar vôlei, futebol e fazer várias caminhadas. Caminhamos várias vezes de uma praia para outra e conhecemos muitas praias, uma mais bonita do que a outra.  
      Visitando essas várias praias nós decidimos ver mais de perto aqueles morros em volta que eram realmente muito lindos, subiríamos nos morros e iríamos a ver a vista maravilhosa de toda a cidade e também podíamos ver outros morros.
         Na penúltima noite na hora de jantar, minha dinda e minha mãe decidiram fazer um peixe recheado.Elas sabem fazer muito bem, mas dessa vez ficou muito ruim não sabíamos o que iríamos fazer porque estava muito ruim.No dia seguinte arrumamos nossas coisas para irmos embora, mas sabíamos que em 2014 teríamos que ir novamente para Santa Catarina, pois gostamos muito.

        Autora:Yasmin Garcia – Turma C21
                                                       


Um comentário:

  1. Bah, muito interessante estes textos do que foi marcante no ano passado. Todos eles são de relações de pessoas, amigos e colegas, e lugares. Como o lugar e o espaço ou o espaço (físico) são importantes em nossas vidas e nossas histórias. A nossa memória guarda e associa afeto e local. Foi muito bom ler por que foi como ver as pessoas e os lugares, para mim foi uma viagem no tempo porque me fez lembrar de lugares e afetos que eram outros e noutro tempo e são meus.

    Inclusive sobre o bullying. Ainda bem que foi resolvido. Mesmo tendo sido chato para quem sofreu, pelo menos houve cuidado na escola e participação de pais no auxílio. Claro que é ruim, mas é bom saber que existem pessoas com a função de ajudar nessas horas. Então, mesmo que tenha ficado a lembrança, ficou também a ideia de procurar resolver com melhor ajuda do que sair brigando.
    Por isso acho que todos falam de relações, como precisamos de relações para viver e conviver.
    E por falar em relações e convívio dei uma olhadinha no localizador de vocês e vi que em menos de um mês muita gente viu vocês, muita gente pelo mundo. Ah eu pensei, como este blog já era visto antes de colocar o visualizador.

    Também digo parabéns, de novo, e vou divulgar para mais pessoas conhecerem vocês neste jeito de se comunicar neste século 21. Hoje acontece o que diziam pra gente, quando a gente era criança, que ia acontecer no futuro.
    Nunca esqueço o meu pai dizendo, que no futuro as pessoas ia se enxergar quando telefonassem.

    Abraço a vocês todos.

    ResponderExcluir