sexta-feira, 12 de julho de 2013

Filme Estamira


                                        Pensando e escrevendo sobre o filme Estamira

        Uma das atividades da Semana do Meio Ambiente organizada pelo professor Ilson Pitinga em nossa escola foi a exibição do filme Estamira para os alunos das turmas C21 e C22.
        Nas aulas de Português da semana que veio após a exibição do filme, as turmas escreveram sobre o que entenderam e o sobre o que aprenderam com o filme Estamira. Os textos escritos, reescritos e digitados pelos alunos foram organizados em um painel exposto durante a Semana Pedagógica  da escola ocorrida no início de julho. Conheça a seguir os textos produzidos e também as fotos feitas pela aluna Thamires Brasil durante a montagem dos painéis na turma C22.

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                                            Filme Estamira


Sobre o filme Estamira eu entendi que devemos prestar atenção no que acontece ao nosso redor e que mesmo com problemas mentais Estamira entendia muito sobre a '' vida''. Ela conseguiu passar e reforçar a ideia de que devemos cuidar mais do meio ambiente.

Na minha opinião,  achei o filme muito bom, porém ele é bem entediante e isso atrapalha a compreensão do filme. 


Autora: Mariana Vaz –  Turma C21


Henrique desenhando Estamira



O que eu entendi do filme


Eu entendi que a senhora Estamira era um pouco louca porque ela não falava coisa com coisa. Ela falou que quando ela era menor o pai se abusava dela e por causa dele ela é meio louca hoje. Entendi também que ela não precisava de Deus para ser gente e ser feliz.


Autora: Fabiana Oliveira - Turma C22








Estamira


Eu entendi que a Estamira estava louca porque ela foi abusada pelo pai quando era pequena e ela não acreditava em Deus e nunca mais ela iria se casar porque o marido dela batia muito nela. Ela morava num lixão e era dali que ela se sustentava.   Tinha dias que ela estava de bom humor e outros que ela estava de mau humor.

Em tudo mais ela era independente, ela se orgulhava de morar no lixão e o Natal pra ela era um dia normal.

Eu aprendi com o filme que você tem que ser você mesmo e também não é porque você mora no lixão que você não é ninguém.


Autora: Larissa Santos -  Turma C22






ESTAMIRA 


Eu entendi que o filme trata sobre o meio ambiente e que as pessoas como a Estamira que têm poucos bens e não têm quase nada de dinheiro, elas têm de catar lixo que deem dinheiro para elas sobreviverem.

Essa lição de vida é uma das mais importantes e nunca deve ser esquecida. Eu não vou esquecer porque as pessoas não fazem um mundo melhor para viver e isso tem de começar por nós para termos um mundo melhor, para todos viverem bem e não separados em classes sociais. Eu queria que fosse assim.


Autor: Lukas Cristiã da Silva – Turma C22



 



ESTAMIRA


Eu entendi que tem muitas pessoas no mundo inteiro passando fome morando em lixão e sendo feliz e nós que temos tudo do bom e desperdiçamos.

Eu aprendi que reciclando o mundo será melhor para sobrevivermos e as coisas vão ser reutilizadas.

Na minha opinião, devemos cuidar mais da natureza reciclando, não cortando árvores e usando menos sacolas plásticas.


Autor: Patrick Santos – Turma C22






Eu entendi que a Estamira e uma pessoa com problemas psicológicos, mas apesar dos problemas que ela tinha, a Estamira era muito feliz e tinha muitos amigos.

Eu aprendi que posso separar garrafas pet e também transformar em brinquedos, para as crianças que não têm brinquedo para brincar ou que não têm dinheiro para comprar. Também da para pôr as garrafas separadas do lixo orgânico para facilitar a vida dos coletores de lixo.


Autora: Shellen Flores Machado – Turma C22







Estamira


Eu entendi que a Estamira mora em um lixão. Isso é legal em alguns pontos de vista. Foi muito show porque podemos aprender muito com ela e o modo dela viver.

Eu aprendi que devemos cuidar melhor do meio ambiente e que em todo lugar tem uma pessoa que tem sonhos. Também aprendi que com garrafas podemos fazer brinquedos e várias coisas novas que você mesma pode utilizar.
 

Autora: Stéfani Soares - Turma C22





O que eu aprendi

Olha, eu aprendi que não devemos botar comida fora, aprendi coisas que vou levar para a vida toda. Antes eu não dava a mínima para reciclagem, mas agora eu vejo como ela é importante para a vida do ser humano

A reciclagem ajuda as pessoas a viverem num ambiente limpo que dá vontade de estar sempre lá naquele lugar onde a gente mora e se sente bem. Também refleti sobre as coisas que eu vi. Acho que todo mundo tinha que ver este filme. Ele faz as pessoas refletir sobre os atos que fazem botando lixos na rua. Vamos reciclar, vamos cuidar do mundo e estudar, vamos contribuir para um mundo melhor.

Eu aprendi que as pessoas que têm jogam fora porque sabem que amanhã ou depois vão ter para comer e quem mora no lixo não, já vê o mundo de outro jeito

Reciclar faz parte e também ajuda as pessoas as viverem num ambiente melhor.
 

Autora: Stephanie Carvalho - Turma C22





Tem muitas coisas que deixamos de notar ao nosso redor, como o lixo, que é uma coisa que está destruindo nosso planeta. Há vários jeitos de se ajudar: podemos reciclar, separar o lixo corretamente. O filme Estamira mostra o desinteresse das pessoas com o lixo que jogam em qualquer lugar. O modo como agimos tem que mudar. Aprendi que apesar das dificuldades e problemas, temos que enfrentar os obstáculos com a cabeça erguida e não importa o quanto difícil seja, sempre encontramos a felicidade nas horas mais sombrias.


Autora: Tainara Alice Domingues Moraes - Turma C22







ESTAMIRA


Eu entendi que ela se sentia melhor no lixão do que internada em um hospício. Ela fez uma casa no lixão com as coisas que ela achava tinha alguns amigos.

Alguns dias os filhos e netos iam visitá-la era só alguns porque nós outros dias ela ia catar lixo para sua casa . Ela é do tipo de mulher que não se importa com a beleza, higiene e às vezes com a saúde.

O filme me traz o pensamento que com a vida que ela tinha ela era feliz.


Autora: Thamires Mello Brasil - Turma C22 



,

Estamira

Eu estendi no filme Estamira que as pessoas são todas diferentes e cada uma vive do jeito que quiser, sendo no lixão com muito pouco dinheiro, vivendo na miséria, ou na cidade grande, com dinheiro. Entendi todos têm que fazer alguma coisa para viver, como a Estamira, que vive do lixo.

No filme eu aprendi que mesmo sendo pobres, todos podem ser felizes. Aprendi também que se nós não começarmos a cuidar mais do lixo, o nosso país não vai aguentar.


Autora: Vitória Longaray – Turma C22






Estamira

Na minha opinião, o filme que mostrou a vida da Estamira foi muito bom porque mostrou como uma pessoa pode sim ser feliz sem ter uma vida financeira boa. Ela não tinha nada, morava no lixão, mas mesmo assim tinha o carinho dos amigos e era feliz.

Eu achei que o filme foi uma lição para muitas pessoas que assistiram.


Autor: Eliel Lopes - Turma C21







Estamira


Eu entendi que a Estamira era muito pobre e louca. Eu acho que ela tinha algum problema do cérebro ou ela apanhava muito quando era criança, por isso ela ficou daquele jeito.

Entendi também que ela tinha amigos de verdade, ela tinha tudo que precisava pra ela.

Eu acho que ela está certa, porque quase nenhum rico tem amigo de verdade, mas Estamira não, os amigos dela são de verdade, mesmo ela sendo pobre e não tendo muito a oferecer.



Autor: João Pedro dos Santos Borges – Turma C21





ESTAMIRA

Estamira é um filme pesado, pois trata da vida de quem vive do resto dos outros, ou seja, de pessoas que trabalham no lixão, que fazem a separação do lixo e que reutilizam muitas coisas que pra nós não tem mais utilidade.

Pessoas que não se importam com a vida que levam, se sentem bem até no meio da nossa bagunça. De tudo que jogamos fora, eles reaproveitam a maioria.

Temos que ter mais criatividade, pois o filme mostra a realidade de muita gente que vive disso e que não trocaria a vida que leva.

Pessoas que pra muitos não passam de catadores, mas é bem pelo contrário: são pessoas que têm passado e que, aos poucos, vão fazendo o futuro. Muitas dessas pessoas sofrem ou sofreram muito quando criança.

Temos que ver que o nosso lixo que o caminhão vem a cada três vezes por semana recolher tem muita utilidade para outras pessoas que, com muito sofrimento, aprenderam a reutilizar e economizar.



Autora: Tayná Stella Carlos – Turma C21








ESTAMIRA



O filme Estamira, na minha opinião, é um filme muito pesado que fala sobre a realidade de uma senhora de 73 anos que ganha a vida catando lixo

Ela não tinha muitas condições financeiras. Na opinião dela tem pessoas que jogam material útil fora, então tudo que ela achava ela reutilizava.

Quando Estamira era pequena ela sofria abuso sexual do avô ela vivia no lixão com dois velhos amigos que também catam material que podem ser reciclados, ela não acredita em Jesus, ela acha que não existe mundo perfeito.

Infelizmente em 2011 Estamira morreu de diabetes, e uma noticia do jornal informou que Estamira ficou dois dias esperando por atendimento em um hospital público da cidade de Rio de Janeiro.



Autora: Thainá Feijó –  Turma C21

 

 





A vida de Estamira


Eu achei muito bom ver esse filme Estamira porque eu vi o que muitas das pessoas que vivem no lixão estão vivendo no seu dia a dia. Eu não sabia como muitas das pessoas vivem sem comida, sem muito dinheiro, sem uma casa própria onde podem viver com seus filhos e com suas famílias.

Quando começou o filme eu não achei que era uma mulher que morava numa casa onde as paredes eram feitas de objetos do lixo. Ela era uma mulher com uma doença mental e seus filhos tentaram leva-la num hospital para  tratar dessa doença. Ela trabalhava num lixão onde lá não tinha igualdade. Estamira só gostava do lixão, ela gostava de ficar por lá junto dos seus amigos que a respeitavam.  

Essa mulher, a Estamira, ela falava muitas coisas bem inteligentes, como: ''Conservar e proteger, lavar, limpar e usar mais, o quanto pode'' e ''É preciso regras: economizar é maravilhoso, quem economiza tem. As pessoas precisam prestar atenção naquilo que tem. É ruim não ter''. Essas coisas mudam muito as pessoas.


Autor: Thiago Veiga da Silva – Turma C21








         Eu acho que o filme Estamira aborda temas muito importantes nos dias de hoje, como o desperdício de comida e a questão do lixo. O filme aborda exatamente isso. A personagem Estamira entende que o desperdício é muito grande, tanto que no filme ela menciona isso.

        O filme é uma lição de superação.


        Autor: Lucas Rafael – C21






        O filme Estamira é muito interessante e influencia em muitas coisas. Eu gostei da maior parte do filme e algumas nem tanto. A princípio o filme era muito diferente, nunca havia visto algum filme com aquela mensagem.

        A princípio o filme me trouxe muitas lições de vida, coisas ditas no filme que são realmente importantes e que pra mim mudaram totalmente algumas coisas na minha vida.

        O filme me influenciou a reciclar, a cuidar do que jogamos fora. A vida de Estamira era sem luxo e mesmo assim ela vivia com um sorriso no rosto e sabia dividir o que tinha com as pessoas que eram importantes para ela.


        Autora: Katriele Drexler – Turma C22








Estamira


No filme Estamira eu entendi que reciclando as pessoas podem facilitar o trabalho de outras pessoas que trabalham no lixão e que vivem de catar lixo.

Eu aprendi que a minha vida é ótima comparando com a de quem mora no lixão , que eu preciso dar mais valor as coisas que eu tenho e que muitas pessoas que moram no lixão são felizes com o que elas têm.


Autora: Andreína Vaz – Turma C22









Estamira


Entendi que as pessoas do filme tinham dificuldade na vida e problemas         de saúde por morarem no lixão. Estamira afirmava que havia sido estuprada quando era menor.

Aprendi que há muitas pessoas humildes naquela região que aparecem no filme que buscam sustentar suas famílias com a coleta de latinhas e outros materiais recicláveis no lixão.        Vendem tudo para trocar por dinheiro.


Autor: Brian Rodrigues da Silva – Turma C22


 




O que eu entendi do filme
 

Eu entendi que a Estamira era uma senhora que não era muito bem da cabeça, que quando ela era menor de idade ela foi usada pelo pai e isso fez ela ficar muito mal. A Estamira morava no lixão, ela era bipolar, uma hora ela estava feliz e outra hora ela estava revoltada. Ela não acreditava em Deus. A Estamira não tinha muito dinheiro e seus filhos se preocupavam com ela.

Eu aprendi com o filme que não precisa ser rico para ter amigos, que o dinheiro não compra felicidade, que para ser feliz as pessoas não precisam ser ricas. Aprendi que mesmo não sendo bem da cabeça, as pessoas tem capacidade de seguir em frente. Eu aprendi também sobre o lixo, sobre a reciclagem e como dividir os lixos. 


Autora: Fabyolla Silva Fernandes – C22







O filme Estamira nos traz o pensamento e conhecimento que há pessoas que vivem do que jogamos fora, que elas usam para vender ou até mesmo para seu próprio uso. E quando paramos para pensar, percebemos que tudo que jogamos fora pode ser reciclado para o bem da natureza e para o nosso próprio bem.

E também vi no filme que ela não tinha nada, mas mesmo assim ela dividia com aqueles que viviam no lixão e eles, que moravam no lixão, cuidavam dos cachorros e davam às vezes sua própria comida para eles. E eu acho que devemos aprender com eles a dividirmos nossas coisas, mesmo se tivermos pouco, porque tudo de bom que fizermos, ganharemos em dobro.


Autora: Marcia Portes Santos - C22






Estamira


Eu entendi com o filme que as pessoas que moram no lixão passam muitas necessidades e têm muitos problemas de vida e de saúde e que a minha vida perto da delas é muito boa e eu não posso reclamar dela.

Eu aprendi que não precisa ter dinheiro pra ser feliz, que pra ser feliz só precisa ter pessoas que realmente gostem da gente e que as pessoas que moram no lixão, mesmo morando lá, elas são felizes.


Autor: Marcus Ribeiro – Turma C22






Eu entendi que a Estamira era meio fora da casinha, que ela não acreditava em Deus e quando era mais nova foi estuprada e daí os filhos achavam que ela tinha que ser internada, mas ela não queria. Ela morava num lixão e levava a vida coletando lixo.

Aprendi também que devemos dar valor as coisas que temos e não jogar restos      de comida no lixo seco (metal, vidro, papel) para na hora de coletar eles não se cortarem com vidros. 


Autor: Matheus Dias dos Santos – C22


  



ESTAMIRA
 

Eu entendi que o filme fala do lixo, do aproveitamento, reciclagem e de uma pessoa bem sofrida (Estamira).

Ela sofreu muito na vida, foi estuprada, internada e julgada pelos outros. Depois de um tempo ela começou a catar lixo num lixão onde encontrava bastantes coisas utilizáveis.

Mesmo sendo desequilibrada, ela entendia tudo. E pelo que eu entendi, ela era mais feliz no lixão com seus colegas catadores do que com seus familiares.

Eu entendi que não podemos desperdiçar materiais (comida, roupa, garrafas, latas, etc...) porque poluímos nosso planeta, como aprendi em Geografia que nós compramos muito mais do que precisamos. Como consequência, botamos fora muitas coisas ainda novas. Por isso não podemos desperdiçar materiais reutilizáveis. 


Autor: Henrique Bastos – Turma C22








Eu entendi que a Estamira era uma pessoa doente, mas apesar de todos os seus problemas ela era feliz.

Eu aprendi que reciclar ajuda a não poluir tanto o nosso o planeta e que devemos separar o lixo seco do orgânico e que não precisamos ter dinheiro para sermos felizes.


Autora: Paula Nayara Lima Machado - Turma C22







Eu aprendi que as pessoas desperdiçam muitas coisas que poderiam ser usadas, que as pessoas do lixão vivem com pouco, mas são alegres.

Elas fazem muito, mas ganham pouco, e com seu trabalho fazem um bem para a sociedade.



Autor: Vinícius Moura Bech - Turma C22
 



ESTAMIRA


Eu aprendi que a vida de Estamira foi muito sofrida e isso deixou consequências na mente dela e no corpo, mas mesmo ela sendo um pouco doente da cabeça ela sabe o que ela fala.

Eu aprendi que devemos cuidar de nós para não nos metermos em bronca e nós temos que cuidar também do mundo.


Autor: Vitor Hugo – C22






No filme eu aprendi que tem gente que não acredita em Deus e muitas pessoas porque foram espancadas ou pegaram uma doença vão se prostituir e ficam longe dos pais, parentes e amigos.

Também aprendi que jogamos muitas coisas fora e que pra outras pessoas isso é bom. Eu descobri que no lixão existem muitas pessoas humildes e trabalhadoras e são essas pessoas que limpam nossas cidades e casas. 


Autor: Yuri Rodrigues Ávila





Eu entendi que independente do que a Estamira possuía ela era feliz. Aprendi a importância de reciclar e reaproveitar o que já foi usado. Este filme me ensinou que as coisas que temos não são o que realmente nos dão alegria.
 

Autora: Aline da Silva


2 comentários: