sábado, 20 de abril de 2013

Um lugar da cidade de Porto Alegre que eu gosto muito



     Um lugar de Porto Alegre que é muito especial para mim. Este foi o tema da produção escrita realizada pelas turmas C21, C22 e C23 no início de abril. A partir da leitura e da discussão da crônica “A mal entendida”, de Luís Fernando Veríssimo, que funcionou como uma atividade preparatória para a caminhada feita em 23 de março até o alto do Morro da Polícia em comemoração ao aniversário de Porto Alegre, os alunos foram  convidados a escrever sobre  o seu lugar especial em  nossa cidade.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
   
Um lugar da cidade de Porto Alegre que eu gosto muito
       Neste ano a cidade de Porto Alegre completa 241 anos. Um lugar na cidade que eu gosto muito é a Redenção. Também gosto de outros pontos da cidade, como a Casa de Cultura Mario Quintana, os cinemas, as praças, etc.
     A Redenção é o ponto da cidade que eu mais gosto porque lá conseguimos ter uma sensação de tranquilidade, de serenidade, de paz. Na Redenção, em alguns lugares, tem bastante árvores. Por esse motivo o ambiente torna-se mais agradável.
      Por esse e por outros motivos, gosto muito da Redenção. Na Redenção eu consigo pensar com bastante tranquilidade, porque é um ambiente maravilhoso. Gosto muito de lá.


                                                  
Autora: Ester Vitória Santos Ceresa - Turma C21


 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Parque da Harmonia

       É um lugar que pode se dizer que se importante para mim, já fui várias vezes antes e me marcaram.Mas duas foram especiais para mim: uma que eu andei de naqueles pôneis e outra que eu andei num negócio que parecia uma bicicleta/carroça que tinha que pedalar.
      Quando eu andei de pônei eu tinha 7, 8 anos.Andei só alguns metros, mas foram muitos especiais, eu não me lembro muito. Mas o da bicicleta/carroça foi o mais divertido e mais cansativo. Eu fui com a minha tia e meu primo, quem pedalou foi eu e o meu primo, a gente tinha 30 minutos, a gente andou numa rua grande e fechada. No final dos 30 minutos eu não conseguia nem andar direito era pesado e difícil de pedalar.
      Eu já desfilei duas vezes no Harmonia, nas duas vezes choveram. Demorava bastante para ir para a pista principal e era de carroça, o cavalo não queria andar, foi muito irritante e estressante. Mas no final deu tudo certa minha outra tia deu um buquê de flores para a prefeita que eu não me lembro o nome.


Autor: Nicolas Pereira Pinheiro – Turma C23


 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 
O lugar de Porto Alegre que eu gosto muito

      Um lugar que gosto muito é a Usina do Gasômetro porque lá tem muitas coisas legais para fazer.
        Na maioria das vezes tem shows, atividades e brincadeiras.
      Também é bem legal fazer um passeio de barco. Quando vou lá com minha mãe gosto muito de ir no terraço, gosto de ir lá porque vejo casas, árvores, etc.
         A Usina do Gasômetro é especial para mim porque quando eu era pequena gostava de ir para ver o terraço, para ver o pôr do sol.
         Também é bom andar de quadriciclo. Já faz um bom tempo que não vou na Usina. Agora está bem melhor lá porque tem bicicletas para alugar e bastantes atividades educativas bem legais.


Autora: Thayná Feijó – Turma C21  ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Minha Porto Alegre

      O que mais gosto em Porto Alegre e o Mercado Público. Gosto do mercado porque lá temos de tudo, desde alimentos até artigos de decoração. Ele é um ponto turístico bem conhecido de Porto Alegre. Ele é muito bonito.
     O que mais gosto nele é o modo que fizeram a estrutura do mercado e a forma com que organizaram os produtos nos seus devidos lugares. É um lugar bacana para quem não conhece conhecer.



Autor: Luan Souza – Turma C21

  ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Campo da Tuca

      Um lugar especial de Porto Alegre para mim é o Campo da Tuca, que fica no Partenon. É uma comunidade bastante frequentada. Nessa comunidade tem o baile funk. Nos fim de semana ou nos feriados sempre tem alguma atividade diferente. A creche comunitária é uma e uma creche que tem bastante atividades legais, tem cursos e muitas outras atividades legais.
   Tem também o clube da futebol. Lá várias crianças que têm o sonho de se tornarem jogadores de futebol, têm uma grande chance. Eu, principalmente, jogo nesse clube, que se chama Flamenguinho Doze Horas. Nós saímos para jogar em vários lugares diferentes, é bem legal.
     No campo da Tuca tem a banda Doze Horas, onde alguns meninos tocam quando tem jogo no campo. Tem o sindicato dos Doze Horas que é um casa onde ficam os cantores e o MC quando tem baile funk.
    Com este pouco que eu falei sobre o campo da Tuca já dá para conhecermos mais ou menos a comunidade.


    Autora: Paula Machado – Turma C22

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 
Olímpico

    Eu escolhi o estádio Olímpico, porque sempre foi o estádio do meu time, eu sempre gostei do time e do estádio, por causa das histórias, dos títulos.
       A emoção, a felicidade de poder torcer e vibrar com o time, a cada gol a cada grito de vitória. Eu vou sempre estar com o meu time, na vitória e na derrota, não importa como ele esteja no campeonato.
      O Grêmio sempre foi um time de surpresas, sempre me surpreendeu com tudo o que ele fez, tanto quando ganhava ou quando perdia, não tem como demonstrar o meu amor pelo time. Não tem emoção maior do que isso.


Autor: João Pedro dos Santos Borges – Turma C21
















---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
 
Meu local preferido de Porto Alegre

      O local de Porto Alegre que eu mais gosto é a rodoviária, porque antes de meu pai
e minha irmã terem carro era por lá que eu passava para ir até a praia e também foi por lá que passei quando vi pela primeira vez o mar.
     Mas o que eu mais gosto é porque eu tenho boas lembranças de lá: da ansiedade que eu tinha para que o tal ônibus chegasse e da alegria quando chegava no meu destino.
    Em todas as minhas aventuras fora de casa eu passei por lá: as festas, as diversões, as brincadeiras. Sempre quando eu penso, vejo ou eu apenas passo na frente da rodoviária, me lembro de tudo isso.

       Autor: Jackson Ricardo de Souza - Turma C23


 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Cristal

      O lugar que eu gosto muito é o Cristal. Ele é lindo demais, por causa das casas e árvores. Eu amo porque eu morava lá com a minha mãe e os meus avós. Mas o governo tirou nós de lá eu e a minha família para fazer um Posto de Saúde.
     Quando eu fui lá para ver se o posto já estava pronto, eu vi um monte de matagal e estava tudo abandonado. Eu fico me perguntando: “Por que tiraram a gente de lá?” Eu fico  numa boa, porque eu sou muito feliz com a minha mãe.
     Eu vou morar lá de novo quando eu acabar o 1° grau. Só não sei se eu vou no mesmo ano que acabar o colégio por causa do tempo, tudo tem sua hora.


     Autora: Gabriela Moura – Turma C21

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Marinha do Brasil

      O lugar que é especial pra mim em Porto Alegre é o Parque Marinha do Brasil. Eu adoro ir lá, é legal, divertido, é um lugar muito bonito. Esse lugar eu gosto muito, porque eu já trabalhei no Marinha como pipoqueira, eu era vendedora, eu trabalhava junto com minha vó e meu vô.
      Quando era de tarde eu gostava de ver as pessoas tomando chimarrão, passeando com seus cachorros, com seus filhos naquelas tardes bonitas de sol. As pessoas no maior astral,se divertindo e brincando. Eu me lembro de quando eu era pequena e eu gostava de ir na Marinha só pra brincar, eu gostava de ir nas festas que tinha quando era o dia das crianças, eu gostava de brincar naquele ônibus que tinha um monte de brinquedos, que saudade daquele tempo.

     Autora: Tainara Moraes – Turma C22

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Redenção

      É um lugar muito bonito a Redenção. Ela se localiza na Avenida João Pessoa.
A Redenção é um lugar bem legal pra ir, principalmente domingo à tarde, quando tem brique, é bem divertido de ir lá ver.
    A Redenção também tem um lago que tem uns peixes que é muito tri, tem também o Zoológico, que é tri. Já fui lá e gostei bastante.
    O parque da Redenção é um lugar divertido, bacana e tranquilo para ir com família e descansar. Adoro ir lá pensar na vida e descansar um pouco, sair da rotina do dia a dia.

      Autora: Ana Duarte – Turma C21
 
 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

O lugar de Porto Alegre que é especial para mim

      O lugar de Porto Alegre que eu mais gosto é o Gasômetro, porque teve um ano novo que eu passei lá e foi muito legal porque teve música, show, fogos de artifício, etc. além de ficar na beira do Rio Guaíba, que na verdade não é rio. Minha professora falou que é um lago.
     Mas o que eu mais gostei lá no Gasômetro foi o show de fogos de artifício. É muito legal, bem colorido. Tem que ver. É muito lindo! Eu fui com minha mãe. Nós nos divertimos muito dançando e cantando. Espero ir lá mais vezes. Só que dessa vez quero levar minha prima junto. Ela é muito divertida. Ela é minha prima favorita. Espero que ela fique comigo pra sempre, pra nós irmos para vários lugares juntas. 

     Autora: Ayane Maldonado – Turma C23


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
  
Parque Marinha

     O lugar mais legal de Porto Alegre para mim é o Marinha porque lá é bem legal, dá para fazer várias atividades. Quase todo domingo eu vou lá, caminho, faço várias coisas e também é bem legal ficar sentado, pensado na vida.
     Tem também o Parque Guaíba lá no Marinha.Tem mais brinquedos de criança, mas mesmo assim é legal. O brinquedo mais legal é a montanha russa. Ela é bem alta, dá até um friozinho na barriga, só que agora não tem mais esse brinquedo no parque.
     É legal também as canchas de basquete. Eu não sei jogar basquete, mas eu curto ver as pessoas jogando. Na minha opinião é bem complicado, não se pode caminhar sem picar a bola no chão,essa é a parte mais complicada. Enfim, eu acho o Marinha bem legal porque lá dá para fazer várias atividades.

     Autora: Giovana Silva Cunha - Turma C23
 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pôr do sol
     Não existe nada melhor do que domingo, depois de uma churrascada com a família. Um passeio com os amigos, uma ida ao shopping Praia de Belas, andar por lá.
    Depois do shopping, talvez ir no Parque Marinha do Brasil. Sentar para conversar com os amigos. Quem sabe tomar um chimarrão e ver as pessoas andando de skate.
   Mas melhor ainda é ver o pôr do sol no Guaíba, sentados conversando, altas risadas. Momentos para não esquecer. Vamos dizer que para mim a melhor coisa que tem em Porto Alegre é ver o pôr do sol no Guaíba.


















    Autora: Andrielly Batalha – Turma C21

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Um lugar especial

     Na minha vida existem muitos lugares especiais. Mas o lugar que eu mais gosto de ir visitar é o Marinha. Não sei muito por que, só sei que gosto de ir lá. Quando eu vou lá, me sinto bem, me sinto uma outra pessoa, parece que eu não sou eu, parece que o meu espírito entrou em outro corpo. 
    Lá eu me sinto livre, livre para pensar em coisa diferentes, coisas que eu nunca penso quando não estou lá. Adoro ir no Marinha, é o meu lugar favorito. É o único lugar onde eu me sinto outra pessoa, se eu pudesse eu moraria lá, mas como não dá, o Marinha é um lugar lindo. Adoro ir lá também porque eu adoro ver o pôr do sol. 
    Lá também podemos praticar muitos esportes, como o vôlei, o futebol, tem também esqueitistas. Lá é muito lindo. E tem mais: é de frente para o Guaíba, a vista é muito linda!

     Autora: Andreína Vaz – Turma C22

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Minha cidade

     Entre tantos lugares que eu poderia escolhere na cidade de Porto Alegre, entre vários pontos turísticos, como Parque da Redenção, Brique da Redenção, Usina do Gasômetro, cinemas, shoppings, Jardim Botãnico..., eu escolhi o Cais do Porto, ou melhor, o barco Cisne Branco, onde andei com minha família no domingo, no dia 24 de março.
     Nós esperamos mais ou menos uma hora na fila. Eram 200 lugares gratuitos para pessoas interessados em fazer um passeio diferente, com duração de uma hora.
     Foi legal. É uma forma diferente de conhecer a história de nossa cidade e suas ilhas, ao longo do trecho do Lago Guaíba. O que a gente mais gostou de ver foram as ilhas, os barcos de pesca e as lanchas. Estava lá também a equipe da RBS. Espero que eu não tenha aparecido nas gravações.

 

Autora: Yasmin Schmitz – Turma C21

















---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Minha ida ao Carrefour


      Um lugar muito especial para mim é o mercado Carrefour. Lá no Carrefour eu conheci muitas pessoas. No Carrefour fiz muita coisa.
      No Carrefour eu aprontei um monte com minhas amigas. Eu conheci um guri muito fofo que agora é meu amigo. A minha tia trabalha lá.
       Teve um dia que eu fui para o Carrefour com minhas amigas e nós ficamos lá até de noite. Logo na entrada do Carrefour tem umas escadas para descer e nessas escadas tem o corrimão e do lado tem uma ladeira com um gramado. Aí eu e minhas amigas tentamos descer escorregando no corrimão e não conseguimos. Então minhas amigas desceram correndo as escadas e eu pulei o ferro e disse que era pra elas me segurarem que eu iria descer rolando o gramado. Elas ficaram esperando eu rolar de lá de cima, e eu rolei. Quando cheguei no chão, eu me levantei e comecei a correr com minhas amigas e nós entramos num carrinho de supermercado e a outra amiga nos empurrou.
     Depois nós vimos uns guris andando de skate e pedimos pra andar também e eles deixaram. Aí teve um guri que estava de pé andando nos ferros a onde ficam os carrinhos e nós começamos a imitar. Mais tarde eu comecei a dançar no estacionamento do Carrefour e uns guris começaram a dançar comigo.
     Em resumo, o Carrefour é um lugar muito especial pra mim porque me traz lembranças boas.


Autora: Thayná Passos da Silva – Turma C21 














 
 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Menino Deus

     O bonito bairro Menino Deus é muito importante pra mim, porque lá mora a minha melhor amiga que se chama Maria Eduarda Ghero. A gente praticamente se conhece desde o berçário do hospital Santa Casa. Quando eu vou na casa dela a gente faz muita folia. Às vezes eu passo lá e de tanta bagunça que a gente faz, os vizinhos ligam para reclamar. Ela é muito importante pra mim.Quando eu quero desabafar ela está sempre no meu lado pra me escutar.
     Sabe, eu adoro ela pois com ela eu dou risada, eu me divirto, eu pago mico, eu choro, etc... Os pais dela me adoram. Eles me dão páscoa e presente de natal. Quando eu estou lá os pais dela deixam a gente ir pro shopping. A gente vai no parque e a gente vai na churrascaria. Por isso que eu a amo.

     Autora: Yasmin Moura Piassini – Turma C23

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

O Gasômetro

      Eu não tenho muitos lugares para ir, mas o melhor é o Gasômetro, onde acontece o pôr do sol, a atração turística mais apreciada de Porto Alegre. 
     No Gasômetro também tem os passeios de barco pelo Lago Guaíba onde o sol cai para descansar.
      Também no Gasômetro vai muita gente tomar chimarrão de manhã cedo, conversar com os amigos, brincar com seus filhos, etc... 
      O Gasômetro também tem suas artes como a âncora e a torres, que ficam bem na frente da Usina do Gasômetro onde tem esculturas de artes. 
     Também tem muitos shows de rock, pop, etc... que acontecem aos sábados e domingos.  


Autor: Thiago Veiga – Turma C21















---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Parque da Redenção

     Um dos lugares de Porto Alegre que eu mais gosto de ir é o Parque da Redenção, que podemos chamá-lo de Parque Farroupilha também, porque é um lugar calmo e tranquilo.
     Lá é um lugar lindo, na minha opinião é um dos melhores lugares de Porto Alegre, depois da minha casa, é claro. E fica lindo no Outono, quando as folhas caem.
     Uma vez eu fui na Redenção com minha família, e fomos andando por lá, até que eu e meu irmão queríamos ir no Zoológico perto dali. Só que meu pai não queria. Então minha mãe o convenceu e nós fomos. Como minha mãe já sabia que nós iríamos na Redenção, encheu a mochila de frutas. Quando chegamos perto do lugar onde ficavam os macacos, meu pai pegou uma banana para um deles, só que a banana caiu no chão e o macaco ficou bravo e atirou a banana na cara do meu pai. Todos que estavam perto riram! Depois disso fomos embora rindo muito, é claro!






Autora: Mariana Vaz – Turma C21 

 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
  
A Redenção

      Um lugar que eu gosto daqui de Porto Alegre é a Redenção, porque desde pequena eu frequento lá. A maioria das vezes eu estou na Redenção com a minha família, passeando com o meu sobrinho, levando ele para conhecer o lugar.
     Gosto de lá também por causa das árvores, do lago, das tartarugas, etc. Um lugar bom para caminhar, se exercitar, e ainda tinha o minizoológico, onde dava para ver os animais de perto. A Redenção é um lugar muito bonito. Quando passamos por lá, dá para ver a paisagem verde.
     O Parque Redenção é um ponto turístico muito bonito.Toda a paisagem verde chama a atenção. No lago vemos as tartarugas que nos encantam, é muito fofo.


Autora: Kassiana Danielly Leite – Turma C21














 
 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Minha Rua

      Um lugar que eu gosto é a minha rua, por que eu encontro meus amigos no final da
tarde para jogar vôlei, futebol ou mesmo para conversar.
     Eu conheço lá, converso com todo mundo, me criei lá com as pessoas. Sempre quando meus amigos vão ir em algum lugar, eles me chamam lá em casa pra ver se eu não quero ir junto com eles.

     Autora: Juliana Leal – Turma C21

Nenhum comentário:

Postar um comentário